quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ERA CIDADE MARAVILHOSA. HOJE É CIDADE EM POLVOROSA

Fiquei mais tempo preso do que livre no Rio de Janeiro, então, minhas lembranças são divididas: nelas há o melhor e o pior.

O cenário exuberante e o povo efusivo e acolhedor como eu nunca vira igual, nos quatro meses em que lá militei,  lutando contra a ditadura militar, até ser preso em abril/1970.

Quando machuquei o pé e andava manquitolando pelas ruas da Zona Norte, desconhecidos me dirigiam gracejos simpáticos e até ofereciam ajuda. Que diferença dos paulistas sisudos e apressados!

Amei a metade pobre da cidade, que fiz questão de conhecer bem, mesmo correndo riscos temerários. Era jovem e acreditava que poderia sempre me safar de qualquer situação.

Então, morando no Rio Comprido, muitas vezes descia do ônibus e atravessava o mangue, para chegar ao quartinho alugado no apê de uma simpática velhinha.

Eram vários quarteirões dedicados à prostituição, cuja visão estava vedada aos motoristas e passageiros dos veículos que transitavam pela Av. Presidente Vargas: enormes tapumes escondiam as  vergonhas  da cidade turística...

Tudo lá me lembrava um filme de Fellini: as meretrizes feias e decadentes exibindo-se de calcinha e sutiã, as luzes coloridas dos bordéis (vermelhas, amarelas, verdes e azuis), os vendedores de  churrasquinhos de gato  e de vários tipos de batidas, os engraxates, os agenciadores de apostas.

Evidentemente, lá também deveriam rolar tráfico, receptação e outros crimes, de forma que um resistente armado e procurado jamais deveria cruzar aquele pedaço, mas sim o contornar.

Era mesmo, para mim, a distância mais curta entre dois pontos, mas dificilmente eu estava tão apressado a ponto de não poder optar por trajeto mais sensato.

No entanto, minha curiosidade, aos 19 anos, pesava mais do que a cautela. E acabei nunca tendo problema nenhum nessas andanças.

Também adorava a velha Lapa, a Cinelândia, a Vila Isabel do bom Noel...

Menos, muito menos, a Zona Sul, onde ia mais para cobrir  pontos  do que no meu tempo livre.

Vez por outra, cheguei a tomar chopps nas mesinhas de calçada de Copacabana e a bater papo com um ou outro carioca cordial -- eles ainda existiam.

Já as  recordações das casas dos mortos  que conheci por dentro no Rio -- as PE's da Tijuca e da Vila Militar -- são bem mais amargas, claro.

Mesmo assim, lembro-me com carinho dos sentinelas que, embora assustados,  compadeciam-se de nós, presos políticos, e ajudavam como podiam, principalmente passando alimentos.

Por termos perdido muito peso, o pão com manteiga era um banquete e o horrível café aguado com leite parecia o néctar dos deuses, pois fornecia o açúcar de que carecíamos muito.

Noves fora, é com imensa tristeza que vejo o Rio de Janeiro transformado em campo de batalha. Sua imagem mais característica, nesta triste semana, deixou de ser a estonteante beleza da avenida Atlântida, mas sim os automóveis ardendo em chamas.

O capitalismo consegue destruir tudo que há de nobre, justo, belo e digno na existência humana -- ainda mais no atual estágio de putrefação.

O preço de manter represada a revolução, cada dia mais necessária, é ver tudo se transformando em terra arrasada.

Tanto que a  Cidade Maravilhosa  hoje está  mais para cidade em polvorosa...


2 comentários:

S.O.S. Educação Pública disse...

Como carioca, agradeço o carinhoso retrato poético da minha cidade que você tem guardado em sua memória.
Amo a cidade e os meus conterrâneos, mas hoje estou de luto, nem nos piores momentos da ditadura vi tantas armas nas ruas e tanto medo.
Sinto-me em uma cidade partida, onde desesperadamente o poder público tenta, via repressão, controlar os efeitos do histórico abandono das classes menos favorecidas, que fomentaram o espetáculo de horror que estamos presenciando agora. Infelizmente a questão social ainda continua sendo caso de polícia... Até quando vamos aceitar que a questão social seja resolvida na base da bala e da prisão?
Gostaria de ter esperanças que estes lamentáveis episódios servissem para levar a nossa sociedade a cobrar das autoridades medidas efetivas no combate à desigualdade, mas infelizmente a maioria da população está satisfeita com o paliativo da repressão.

Anônimo disse...

O sentimentalismo predominou toda vez que se queria acabar com as favelas. Nem o risco de desmoronamentos que coloca em risco a vida de quem mora lá, demovia as forças políticas a favor das favelas. E assim elas cresceram. Montanha de casas amontoadas na montanha. Uma montanha de problemas, que agora parecem insolúveis. Essa repressão policial não vai resolver. É apenas paliativo. fazer o que , né?

Related Posts with Thumbnails