quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O IMPERATIVO DE ESMAGAREM-SE OS OVOS DA SERPENTE

O Carlos Lungarzo, com a experiência adquirida num sem-número de batalhas travadas em suas três décadas de atuação na Anistia Internacional, houve por bem lançar um abaixo-assinado pedindo o apoio da cidadania para a luta pela liberdade de expressão à qual o apresentador Boris Casoy me obrigou.

Clique para lerpara aderir e/ou para repassar aos amigos.

Se estivessem em jogo apenas riscos pessoais, eu não incomodaria ninguém. Tanto que, até a audiência de conciliação, mantive o assunto na surdina.

Quando Casoy não se contentou com o direito de resposta cabível nas circunstâncias, exigindo uma retratação que sabia ser inaceitável para mim, passei a considerar seriamente as hipóteses de ser:
  • a tentativa de se gerar um nefasto precedente jurídico, como parte de uma ofensiva direitista para cercearem-se os direitos de informação e de opinião na internet;
  • uma retaliação/intimidação direcionada contra um duplo símbolo, dos movimentos de resistência à ditadura militar (os quais defendo sistematicamente em meus escritos) e dos contingentes humanistas que repudiaram a discriminação social expressa por Casoy em seus gracejos inqualificáveis sobre os garis.
Num e/ou noutro caso, o desfecho desta luta afetará os companheiros de antigas jornadas e dos ideais presentes, o que aumenta em muito minha responsabilidade.

Então, assumi como dever esforçar-me ao máximo para que se repita o resultado de 1985 -- e nenhum outro!

Creio que todos compreenderão a necessidade de fazerem sua parte, pois se trata de uma vitória histórica difícil e sofrida, que só será definitiva se a reafirmarmos em cada instante, como o melhor legado que temos para deixar às novas gerações.

Para que nunca mais o totalitarismo viceje em nosso país.

3 comentários:

Frau BUP disse...

Assinado companheiro, vou divulgar, deixa comigo =) abraços

Anônimo disse...

Pois é, Celso, o Boris Casoy dos garis é fichinha se comparado ao Boris Casoy do CCC.
Engraçado, judeu virando nazista. Que vergonha!
Assinei a petição e a estou encaminhando a todos os leitores do nb.
Abs. Otávio.

ismar disse...

Assinado, meu caro amigo.


abração

Related Posts with Thumbnails