"Didier Drogba foi xingado pelo técnico Dunga, logo após a partida vencida pela seleção brasileira - o técnico brasileiro disse 'Drogba de merda'. No início do jogo, foi pisado na mão de forma desleal pelo zagueiro Lúcio - desleal porque todos sabem que o jogador marfinense estava contundido na mão. Em todo momento da partida tensa, tentou apaziguar os ânimos. No final da partida, foi cumprimentar os jogadores brasileiros. Declarou à imprensa que a seleção brasileira mereceu a vitória e que faltou futebol para o seu time.
"Drogba foi um campeão da serenidade, infelizmente ofuscado pelo ufanismo nacionalista e postura preconceituosa e racista de parcela considerável da mídia brasileira que não admite enfrentamento aos jogadores brasileiros por parte de oponentes do Terceiro Mundo.
"Mas porque Drogba teve este comportamento? Algumas informações:
- "Didier Drogba lançou, junto com Koffi Anan, o Guia Alternativo da Copa do Mundo, em que analisa as diferenças sociais e econômicas dos países que disputam o Mundial e apresenta propostas de como as relações podem ser mais equilibradas na política internacional.
- "Didier DrogaB, junto com o franco-argelino Zidane, embaixadores do Programa da Boa Vontade do PNUD/ONU, lançaram um spot de TV chamando todos para o combate a pobreza. Diz Drogba: 'Não pode haver espectadores na luta contra a pobreza. Nós todos precisamos estar em campo para melhorar a vida de milhões de pessoas pobres no mundo'.
- "Didier Drogba mantém uma série de projetos sociais de atendimento a crianças na Costa do Marfim e na África, participa de campanhas para erradicação da malária no continente africano.
"Enquanto isto, Kaká, o jogador que se colocou como vítima do último jogo e vem sendo tratado como tal pela mídia brasileira, prefere ajudar uma organização criminosa que se traveste de religião e cujos líderes foram presos nos Estados Unidos".
"O ESPORTE (...) DERRUBA BARREIRAS,
QUESTIONANDO ESTEREÓTIPOS.
DEIXA-NOS DANÇANDO E CELEBRANDO"
Quanto à apresentação assinada por Drogba e Koffi Annan do Guia Alternativo da Copa do Mundo, contém pérolas de sabedoria, humanismo e espírito crítico, como estas, inalcançáveis para os Dungas da vida, com sua mentalidade tacanha de vencer a qualquer preço e de qualquer jeito:QUESTIONANDO ESTEREÓTIPOS.
DEIXA-NOS DANÇANDO E CELEBRANDO"
"Os jogos são uma vasta tapeçaria de cores, ruídos, talento, a competitividade e o suspense desportivos, e o drama humano, dentro e fora do campo. Acima de tudo, eles são torcedores.
"Vai ser divertido para as equipes e espectadores do mundo inteiro, assistir ou ouvir ao vivo, a partir de cafés, bares, salas, telas e rádios públicas, no centro e nos cantos mais remotos da Terra.
"A Copa do Mundo unifica o planeta de forma mais eficaz do que qualquer tratado ou convenção. Ela afirma nossa humanidade comum, num momento em que as notícias parecem mostrar o oposto. Por um momento, podemos colocar de lado, as catástrofes e as guerras, o preconceito e a intolerância. O esporte, como a música, derruba barreiras, questionando os estereótipos. Deixa-nos dançando e celebrando.
"...muitos países africanos e os países em desenvolvimento ainda estão em grande desvantagem. Eles não são considerados aptos a competir internacionalmente em condições de igualdade, com um árbitro imparcial e um conjunto claro de regras e regulamentos acordados. Longe disso, na verdade, eles estão sendo penalizados. O que seria um escândalo no mundo do futebol ainda é comum na sociedade das nações.
"Estes países não são responsáveis pelas alterações climáticas, mas estão sofrendo seus piores efeitos, tornando a vida muito mais difícil, insalubre e perigosa para milhões de pessoas. As regras globais de comércio, tecnologia, finanças, migração e os direitos autorais tornam os planos de crescimento das suas economias e de luta contra a pobreza, de certificar-se que todos tenham o suficiente para comer e um atendimento decente de saúde muito mais difícil.
"Nós acreditamos fervorosamente que este entendimento não deve ser limitado para os países na forma de jogar, correr e marcar gols uns contra os outros, mas também a maneira como fazem negócios e política uns com os outros, que o espírito da Copa do Mundo deve se estender nas relações políticas e econômicas entre os países,que a celebração de nossa humanidade comum não deve ser limitada a um mês a cada quatro anos".
3 comentários:
EU JÁ ENTENDI O MOTIVO DA RIVALIDADE (BIRRA) DO LUNGARETTI CONTRA O DUNGA, TEÇO AQUI COMENTÁRIO PERTINENTE: NÃO SEI EM QUE GROTÃO DO RIO GRANDE DO SUL NASCEU O EX-JOGADOR E HOJE TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DUNGA, MAS O FATO DELE TER PRONUNCIADO "NÃO SABER SE A DITADURA NO BRASIL FOI BOM OU RUIM" ERA ALGO ESPERADO, PRONUNCIOU COMO PRONUNCIARIA QUALQUER BRASILEIRO DESPOLITIZADO E ALIENADO! HÁ PESSOAS QUE VIVERAM O PERÍODO DITADORIAL NO BRASIL E SEQUER SE DERAM CONTA QUE VIVERAM. JOGADORES DE FUTEBOL GERALMENTE VEEM DE ORIGEM HUMILDE, O QUE NÃO É PROPRIAMENTE UMA MÁXIMA PARA SER DESPOLITIZADO, O PAÍS E O POVO BRASILEIRO TEM CERTAS PECULIARIDADES QUE FOI DESCRITO GENIALMENTE PELO SÍNDICO TIM MAIA: "O BRASIL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO ONDE PUTA GOZA, CAFETÃO SENTE CIÚME, TRAFICANTE É VICIADO, E POBRE É DE DIREITA"! NÃO É QUESTÃO DE SER MAU CARÁCTER, DUNGA FOI SINCERO NO QUE DISSE. NÃO SE PODE COBRAR QUE DUNGA FAÇA UM "JUÍZO DE VALOR" SOBRE UMA COISA QUE ELE NÃO FAZ A MÍNIMA IDÉIA. SERIA DIFERENTE SE PERGUNTASSEM PARA CHICO BUARQUE QUE VIVEU INTESAMENTE O PERÍODO E ELE DISSESSE DESCONHECER QUALQUER JUIZO, ASSIM TAMBÉM SERIA SE PERGUNTASSEM AO GENERAL JARBAS PASSARINHO PARA EMITIR UMA OPNIÃO! PERGUNTEM PARA ROMÁRIO, RONALDO, SOBRE O QUE ACHAVAM DA DITADURA, CERTAMENTE VAI SAIR BOBAGEM. OU MELHOR, PERGUNTEM PARA FOLHA DE SÃO PAULO! A MELHOR MANCHETE PARA TODA ESSA BALBÚRDIA SERIA: O POVO CONTRA A REDE GLOBO! DECERTO, O GIGANTE CAPITALISMO NÃO VAI CAIR SE NÃO ATACARMOS BATENDO NO JOELHO, E A GLOBO TEM SIDO O NOSSO "CALCANHAR DE ÁQUILES"! CADA UM LUTANDO À SEU MODO E COM SUAS ARMAS CONTRA O CAPITALISMO SOA COMO TIROS DE CHUMBINHO EM INÓCUOS PARDAIS, É PRECISO SE ORGANIZAR E LUTAR JUNTOS COM AS MESMAS ARMAS, POIS A BATALHA É DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL! TRABALHADORES DO MUNDO, UNI-VOS!
Alexander,
não é por aí. O Dunga é um antípoda meu em tudo: conceitos futebolísticos, políticos, sociais, provavelmente até estéticos.
Como eu disse, ele é um autoritário e eu, um libertário. E ambos o somos por inteiro.
A impressão que me deu é a de que ele considera que a ditadura foi boa pra botar ordem na bagunça e a escravidão foi boa pra botar os negros no seu lugar. Sabendo que o mundo cairia em sua cabeça se dissesse isso de forma curta e grossa, preferiu a ambiguidade.
Mas, é simplesmente inaceitável que um ser humano dito civilizado, qualquer um, não saiba se posicionar nem em relação à ditadura, nem em relação à escravidão.
Abs.
Mas Lungaretti, o Dunga "não sabe nada!", como dizia o Gerson. Não dá pra esperar muita coisa do sujeito. E os palavrões ao senhor Escobar foram muito bem dados. Queria ter esta oportunidade pra mandar também a mer... o palhaço carequinha da rede ogro. Não sei se acompanha futebol com frenquencia, se vai a estádios etc. Saiba que o jornalismo esportivo virou uma palhaçada há tempos. Tratam os torcedores como se fosse um bando de débeis mentais. E o comentário do rapaz aí de cima está correto. Jogadores, na sua maioria, não fazem a puta ideia da ditadura. Eu sou de familia pobre, meus pais só foram descobrir que viveram sobre uma ditadura quando me tornei adulto adulto e deitar falação nos militares.
E outra e este Drogba não tão santinho. Lembro o corpo mole que fez só para derrubar o Scolari no Chelsea. Achei uma "puta falta de sacanagem", mesmo sendo Scolari, este sim, admirador assumido de Pinochet.
Postar um comentário