quinta-feira, 24 de junho de 2010

QUEM COM BLOQUEIO FERE, COM BLOQUEIO SERÁ FERIDO

Uma musiquinha antiga de Herivelto Martins e Benedito Lacerda diz "eu assisti de camarote/ o teu fracasso/ palhaço/ palhaço".

Ele é inclusive aproveitada em
O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, um dos clássicos imortais de Glauber Rocha, na sequência em que Hugo Carvana e Othon Bastos se atracam no bilhar.

Essa canção zombeteira foi a primeira coisa que me veio à cabeça, ao abrir uma mensagem dos companheiros do PCB, informando que um barco israelense sofreu boicote portuário nos EUA, graças a uma ação de solidariedade aos palestinos de Gaza.

Leiam e riam comigo:
"Mais de 800 ativistas sindicais e comunitários bloquearam o cais de Oakland durante a madrugada, permitindo que os estivadores se recusassem a cruzar as linhas do piquete e, consequentemente, impedindo a descarga de um barco israelense.

"De 5h30 a 9h30, um protesto militante e espirituoso ocorreu em frente às quatro portas do Serviço de Estiva da América, com as pessoas cantando sem parar 'Livre, Palestina livre, não cruze a linha do piquete' e 'Um ataque contra um é um ataque contra todos, o muro do apartheid vai cair'.

"Para resguardar sua saúde e segurança – conforme lhes facultam seus contratos de trabalho – os trabalhadores, ligados à ILWU [organização sindical internacional dos trabalhadores portuários], se negaram a cruzar o piquete.

"Entre as 8h30 e as 9h, uma arbitragem de emergência foi realizada no estacionamento da empresa Maersk, próximo ao cais.

"...o juiz sentenciou a favor do sindicato, dizendo que a situação era realmente insegura para que os trabalhadores tentassem entrar no cais.

"Jess Ghannam, da Aliança Palestina Livre, e Richard Becker, da Coalizão ANSWER [Atue Agora para Parar a Guerra e Acabar com o Racismo, na sigla em inglês], receberam aplausos e gritos de 'Viva a Palestina!', ao anunciarem a vitória do movimento. Ghannam disse: 'Isto é realmente histórico, nunca antes um barco israelense havia sido bloqueado nos Estados Unidos!'

"A notícia de que um navio com contêineres da companhia de navegação Zim Israel estava programado para chegar à área da baía neste domingo provocou uma enorme onda de solidariedade à Palestina, sobretudo em função do violento atentado israelense, no dia 30 de maio, contra os voluntários que levavam ajuda humanitária para Gaza".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails