segunda-feira, 21 de junho de 2010

LUNGARZO DENUNCIA "GRUPOS FASCISTAS NO SEIO DA SOCIEDADE"

Reagindo à infâmia dos sites e correntes virtuais ultradireitistas, que não só estão recolocando em circulação acusações comprovadamente falsas de Élio Gaspari como lhes acrescentando uma falsidade maior ainda (vide meu artigo Direita espalha que "Dulce Maia" seria codinome de Dilma... mas ela existe!), Carlos Lungarzo traz uma contribuição importante.

Com a experiência adquirida ao longo de três décadas de militância na Anistia Internacional, ele praticamente esgota o assunto em seu novo texto analítico, Mensagens de ódio pela Internet: um apelo ao Ministério Público, cuja leitura atenta recomendo a todos.

Lungarzo pede aos que leitores colaborem para a difusão de sua mensagem, pois ela só produzirá os efeitos necessários se chegar aos ouvidos das autoridades.

Eis os principais trechos desse artigo fundamental do Lungarzo:
"Numerosos sites e blogs da Internet se caracterizam pela difusão permanente de mensagens de ódio, seja político, racial, ideológico, nacional ou de qualquer outra característica. Ao mesmo tempo, nesses sites abundam afirmações falsas ou distorcidas, que são mais do que difamações ou, mesmo, calúnias pontuais. Essas declarações formam um contexto de campanha de destruição moral de certas pessoas que eles consideram inimigas.

"Não está em jogo a eventual ofensa ou injúria a alguém por lhe atribuir um ato que não cometeu, ou cujo cometimento não pode ser provado. Tampouco está em questão o direito de qualquer pessoa ou organização a manifestar seu desafeto, crítica ou repúdio por outros.

"O que está em pauta é uma tendência sistemática a ofender, caluniar, ridicularizar, humilhar publicamente, expor ao ódio e eventualmente, incitar a ação física de vândalos ou hooligans contra pessoas ou grupos cujas posições não coincidem com as desses sites.

"O Ministério Público deve, como mínimo, acompanhar o funcionamento desses sites e blogues, e manifestar se considera ou não esses atos como atentado à dignidade humana e incitação à violência.

"No Brasil, as (...) campanhas de ódio e ameaças procuram intimidar e calar defensores dos Direitos Humanos, do sistema democrático, e de um sistema jurídico equânime e objetivo. Também visam semear o terror entre os pacifistas, os inimigos do militarismo, da tortura, da pena de morte e da justiça linchadora. Atribuem a figuras desconhecidas ou públicas, atos criminosos extremos ou, até, históricos forjados de graves delitos e atentados.

"A grande mídia tem uma direção ideológica e contra os DH numa proporção muito alta (uns 95% ou mais). Por causa disso, pessoas que querem expressar-se contra a impunidade dos crimes militares, a favor do direito de asilo, em prol da paz, contra as provocações internacionais, etc., só podem agir por meio da pequena mídia alternativa e, de maneira massiva, pela Internet. Então, os grupos neofascistas no seio da sociedade usam dois caminhos:

1. "Individualmente ou por grupos, criam sites e blogues desde os quais desfecham violentas propagandas de destruição moral.

2. "Como isso pode não ser suficiente, visam estabelecer um método de censura, com um pretexto qualquer: até agora, o mais mencionado é o perigo de que hackers ataquem os bancos (!). Esta foi a justificação de um projeto proposto por um senador que parece liderar um esquema de corrupção e atualmente está sendo investigado.

"Não é possível saber o número total de sites gerados no Brasil que acolhem mensagens. Os seguintes são os mais conhecidos e os que possuem mais seguidores. A proporção dessas mensagens é diversa. Alguns, esporadicamente, publicam notícias falsas sobre atos de terrorismo ou crimes praticados por pessoas públicas. Ou atiçam rancor contra movimentos sociais, grupos intelectuais, etc. Outros, já possuem uma direção sistemática nessa direção. Podem parecer de baixo impacto se comparados com os dos militares argentinos, por exemplo, ou com grupos de ódio dos Estados Unidos (p. e., o novo Ku Klux Klan), mas seu conteúdo deveria ser monitorado.

"Alguns deles não têm terminação que identifique o país, portanto, devem ser abastecidos por provedores dos Estados Unidos. Entretanto, o que solicitamos ao Ministério Público é uma primeira revisão do material desses sites e uma análise de sua índole.

"Eis a lista de sites que me causaram maior preocupação".
  • http://www.oquintopoder.com.br/
  • http://www.ternuma.com.br/
  • http://www.averdadesufocada.com/
  • http://www.midiasemmascara.org/
  • http://lilicarabinabr.blogspot.com/
  • http://coturnonoturno.blogspot.com/
  • http://www.fortalweb.com.br/grupoguararapes/
  • http://www.alertatotal.net/
  • http://www.defesanet.com.br/
  • http://levante-se.com/wp/
  • http://www.olavodecarvalho.org/index.html
  • http://brasilacimadetudo.lpchat.com/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails