domingo, 17 de janeiro de 2010

O RESCALDO DA CRISE MILITAR


Em tempos de um futebol menos robotizado, os torcedores sabiam que, do craque, sempre se pode esperar um lampejo salvador, mesmo faltando apenas um minuto e ele nada tendo feito de útil nos 89 anteriores.

Colunista veterano também é assim. Canso de ler diatribes de jovens internautas contra os Albertos Dines, Clovis Rossis e Jânios de Freitas da vida. E tenho vontade de recomendar-lhes, como Pelé fez, gesticulando à torcida vascaina que o vaiava no finalzinho de um jogo que o Santos perdia por 1x0 no Maracanã: "esperem e verão!".

Vira e mexe eu reverencio aqui os grandes artigos desses três, que já não os produzem com a assiduidade de outrora, mas continuam capazes de esgotar o assunto quando acordam inspirados.

O de Jânio de Freitas na Folha de S. Paulo neste domingo (17), Precisamos, em vão, é simplesmente obrigatório, com destaque para este parágrafo:
"É preciso discutir o que significa, para o regime e para a cidadania, o poder autoatribuído pelos comandos militares e reconhecido pelo presidente da República de impedir, sobrepondo-se à ordem institucional proclamada, medidas autorizadas ou determinadas pela Constituição. Os militares não se tornaram democratas, como têm atestado tantas demonstrações do seu apego à memória da ditadura. Mas, daí a interferir na função e na autoridade de um poder constituído, vai a distância entre regime constitucional democrático e a falência desse regime, da Constituição e da cidadania".
Os militares deram um murro na mesa em 2007, para impedir que os brasileiros exercessem seu direito à memória e à verdade.

Têm atrapalhado de todas as formas o esclarecimento de episódios históricos e até o resgate dos restos mortais pelos quais as famílias clamam -- muitas delas, coitadas, acalentando até hoje a sofrida esperança de que seus desaparecidos não tenham sido executados, hajam escapado.

Alguns militares já foram até pilhados pela imprensa (nada menos que o Fantástico!) fazendo fogueirinha dos registros de crimes antigos, sem que nada lhes acontecesse.

E, nas últimas semanas, voltaram os fardados a tentar impor sua autoridade ao próprio presidente da República, que é seu comandante supremo.

Justiça seja feita: desta vez o que houve não foi, propriamente, uma rendição incondicional de Lula, que, entretanto, perdeu ótima oportunidade para colocar os comandantes insubordinados no seu lugar, demitindo-os no ato.

Ele reagiu com certa indiferença ao ultimato dos militares e respectivo ancião de recados (aquele civil que gosta de se fazer fotografar em uniforme de campanha...), deixando a decisão para depois de suas férias e, finalmente, reduzindo tudo a um copidesque semântico que não desprestigiou ostensivamente nem o ministro da Defesa (Nelson Jobim) nem o dos Direitos Humanos (Paulo Vannuchi)... mas equivaleu um balde d'água fria atirado nos brasileiros que prezam a democracia e os valores civilizados.

Ou seja, Lula apenas se livrou de um problema espinhoso, transferindo o abacaxi para o grupo interministerial que vai elaborar o projeto de lei instituindo a Comissão Nacional da Verdade; e para o Congresso, que dará a palavra final.

Só daqui a bom tempo saberemos se vai mesmo existir uma Comissão da Verdade, se ela apurará mesmo o que tem de ser apurado (as atrocidades perpetradas pela ditadura de 1964/85) e se o Estado brasileiro oferecerá ou não aos militares o contrapeso meramente propagandístico de incluir no pacote a investigação de excessos cometidos pelas vítimas durante uma luta de resistência à tirania.

Isto, claro, se houver vontade política para se dar um xeque-mate nesta questão em pleno ano eleitoral.

Caso contrário, tudo dependerá do perfil ideológico de quem vai estar envergando a faixa presidencial a partir de 2011.

3 comentários:

Anônimo disse...

Alberto Dines ultimamente tem escrito besteiras inomináveis sobre o caso Battisti. Chegando a dizer que por ele ter feito parte da extrema-esquerda, não combateu o fascismo: uma afirmação sem sentido e contrária à realidade e fatos históricos.

Clóvis Rossi é outro que escreve coisas que dariam reprovação a ela numa prova de raciocínio lógico...

Celso Lungaretti disse...

Eu não disse que o Dines acerta sempre.

Mas, não é nenhum Mino Carta, que fez (ainda faz ou já jogou a toalha?) militância ostensiva a favor do linchamento de Battisti.

Como o Dines foi um imprescindível no momento em que mais era necessário (e arriscado) sê-lo, no caso dele eu relevo uma ou outra vacilada.

Aliás, antecipando uma possível réplica, faço questão de frisar que o Mino não foi nenhum imprescindível durante a ditadura.

Apenas, pavoneia-se demais com as penas dos extraordinários jornalistas que integravam suas equipes.

Lembra aqueles técnicos adeptos do "eu ganhei, nós empatamos, eles perderam"...

Anônimo disse...

Olá, Celso, recentemente descobri o seu blog - quando vi sua entrevista na TV - e desde então o tenho visitado. Parabéns pelos textos inteligentes e por não se vender à imbecilidade de grande parte da mídia do Brasil. Precisaremos sempre de pessoas que acreditam que a construção de um novo mundo é possível e que isto depende de nós. abraços!

Paulo Mendonça

Related Posts with Thumbnails