quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

HÁ MUITO MAIS EM JOGO DO QUE O DESTINO DE CESARE BATTISTI

Injustiçados famosos: Sacco e Vanzetti. O governador de Massachussetts, 50 anos depois, os proclamou inocentes.


Companheiros e amigos,

vou acrescentar umas breves palavras sobre a oportuna iniciativa do lúcido e incansável Carlos Lungarzo, que lançou uma petição para realmente fazer a diferença na etapa decisiva do Caso Battisti.

Pelos valores de minha geração, o dever da solidariedade, em si, era motivação suficiente para quaisquer esforços desenvolvidos em prol dos companheiros em apuros.

Hoje nem todos vêem as coisas assim. Mas, é importante atentarmos para algumas particularidades deste caso:
  • não é apenas a liberdade e, em última análise, a vida de um idealista que estão em jogo, mas também a sina de muitos outros perseguidos políticos que seriam prejudicados caso houvesse um retrocesso, em escala internacional, no enfoque do asilo político e do refúgio humanitário;
  • o objetivo último do presidente do STF Gilmar Mendes, sem cuja tendenciosidade o escritor Cesare Battisti estaria livre e em paz desde janeiro, é fazer deste processo um precedente para que, num segundo momento, passem a ser enquadrados como crimes comuns todos os atos violentos praticados por resistentes ao enfrentarem ditaduras;
  • trata-se também de um balão de ensaio internacional, no sentido de criminalizarem-se e intimidarem-se cada vez mais os movimentos sociais e contestatórios.
Ademais, ou esmagamos o ovo da serpente agora, ou a direita brasileira sairá fortalecida em sua evidente intenção de debilitar o poder Executivo mediante a usurpação de suas prerrogativas por parte do STF.

Trata-se de uma alternativa ardilosa à popularidade do presidente Lula, que poderá desembocar num confronto entre Poderes, de consequências imprevisíveis.

Então, a parada é bem alta: não apenas salvarmos um inocente que querem erigir em bode expiatório e darmos uma resposta altaneira às arrogantes pressões do Governo Berlusconi, mas abortarmos uma tentativa tresloucada da direita para tumultuar o ano eleitoral.

Por tudo isso, está certíssimo o Lungarzo em nos conclamar a darmos uma real demonstração de força, colhendo desta vez um número verdadeiramente significativo de assinaturas, capaz de impressionar e desestimular os neofascistas.

Mãos à obra!

Celso Lungaretti

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela disposição em atualizar o blog logo no começo do dia, ainda tenho minhas duvidas sobre os interesses da atual direita nacional, mas extraditar battisti seria sujar a imagem de um país acolhedor e diplomático, aproveito para deixar um ótimo link www.cesarelivre.org

abraço e contiue postando !

Livraria 36 disse...

Olá,

Lançamentos o chamado da organização de um comitê local que discutirá e fará ações pertinentes a libertação de Cesare battisti.

Haroldo M. Cunha disse...

Lungaretti, Mino aloprou de vez! Agora vem elogiando o Gilmar Mendes pelo seu voto a favor da extradição de Battisti e dizendo que se Lula conceder asilo, pode haver nova ação. Nunca vi tamanho golpismo no STF. Nem nos tempos do Maurício Corrêa, que somente APÓS sair da Côrte Supremaé que foi comentar sobre seu descontentamento com Lula.

Related Posts with Thumbnails