segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

PROFISSÃO: REPÓRTER

É o título de um filme extraordinário de Michelangelo Antonioni, com Jack Nicholson no papel de um jornalista que, cansado da vida e da carreira, resolve trocar seu destino com o de um sujeito parecido com ele, morto no quarto ao lado do hotel.

Deixa seus documentos com o defunto e passa a usar os dele, inclusive comparecendo a encontros anotados da agenda do falecido... sem saber que se tratava de um traficante de armas.

Hoje há uma bobagem na grade da Globo em que tiveram a infeliz idéia de utilizar o mesmo nome. Será que pretendiam homenagear o grande cineasta italiano? Ele deve estar é se revirando na cova...

Mas, o meu tema é mesmo o ofício de jornalista, ultimamente exercido por muita gente que não tem a menor afinidade com ele.

Lembro-me de um episódio emblemático.

Certa vez, um colega da Folha de S. Paulo noticiou que, segundo um pesquisador da Faculdade de Economia e Administração da USP, a economia informal estava gerando xis por cento do PIB brasileiro.

Curto demais para a complexidade do assunto e, portanto, confuso, o texto dele não teve a menor repercussão.

Esperei umas duas semanas, procurei o mesmo acadêmico e conversei duas horas com ele, até entender direitinho o trabalho que realizara e todas as suas implicações.

O principal erro do meu colega foi dar a impressão de que a economia informal gerava, digamos, 25% do PIB oficial. A conclusão do pesquisador era de que, se computada, a economia informal acrescentaria 25% ao PIB oficial.

Em vez de uma notícia de 20 linhas, como a da Folha, avaliei que o assunto valia umas 130. Tornei tudo bem didático e compreensível para os leigos.

Comercializado pela Agência Estado, meu texto foi publicado no Brasil inteiro. A Globo interessou-se pelo assunto, utilizando o despacho da AE como pauta para entrevistar o acadêmico -- que foi também chamado a Brasília, para apresentar pessoalmente seu estudo ao ministro da Fazenda.

Este caso me veio à lembrança quando percebi o erro cometido pela IstoÉ desta semana, ao noticiar a vinda da escritora Fred Vargas ao Brasil, trazendo provas de uma trama de advogado contra Cesare Battisti.

Num primeiro momento, acreditei no relato do colega e até escrevi meu próprio texto em cima da informação dada pela revista.

Logo em seguida, visitando o site Cesare Livre, tive minha atenção atraída por uma matéria antiga infinitamente mais bem apurada e redigida. E percebi que o reporter da IstoÉ trocara as bolas num detalhe crucial.

Felizmente, ainda estava em tempo de eu soltar uma matéria retificadora. Mas, por conta disso, avancei na madrugada reescrevendo o texto.

E só pude veiculá-lo quando o UOL fez a gentileza de me restituir o uso da Internet, após outra de suas habituais panes...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails