terça-feira, 2 de setembro de 2008

MEIO CAMINHO ANDADO. E AGORA?

O presidente Lula fez ontem o que deveria ter feito logo que a revista Veja foi para as bancas, na manhã do sábado: afastar a diretoria da Agência Brasileira de Inteligência enquanto se investigam crimes que ela pode ter ordenado, consentido ou foi incapaz de evitar que ocorressem sob seu nariz.

No entanto, o diretor Paulo Lacerda já deveria ter sido exonerado -- e em definitivo! -- quando se soube que monitorou a Operação Satiagraha e envolveu sigilosamente seus quadros numa investigação que competia à Polícia Federal.

Ex-diretores de uma instituição não têm nada de ficar apontando alvos a devotos que preferem manter-se-lhes fiéis do que obedecer aos novos chefes. Muito menos quando se trata de um desafeto como o Daniel Dantas, com quem tem rixa pessoal.

Funcionários do Estado existem para fazer as leis serem cumpridas, não para utilizá-las em seu próprio benefício, como instrumento de retaliação; ou, pior ainda, para decidir o destino de negociatas em curso (em Brasília ninguém é santo, então jamais pode ser excluída a hipótese de que, além de vingança e disputa de poder, haja também a motivação do dinheiro sujo).

Por ter teleguiado a Operação Santiagraha e por haver disponibilizado sorrateiramente quadros da Abin para uma investigação da PF, Lacerda já se mostrou indigno de permanecer em seu posto.

Daí o conselho que dou ao presidente Lula, na esperança de que ele acabe fazendo o certo, com a demora de praxe (desde a manhã de domingo eu escrevia aqui que Lacerda deveria ser afastado): não alivie para o diretor da Abin, nem coloque panos quentes na questão.

V. Exa. agiu ontem sob pressão, e com tamanha má vontade que esperou o dia inteiro para anunciar a única decisão cabível, provavelmente para que não entrasse com destaque no Jornal Nacional. Com isto, ganhou tempo.

No entanto, ao final da investigação, se no parto da montanha for parido um rato, V. Exa. ficará responsável por quaisquer transgressões congêneres do Lacerda. No caso de reincidência, a responsabilidade será atirada nas vossas costas, por todos aqueles que ontem foram apaziguados a muito custo.

Então, presidente Lula, as perguntas são: V. Exa. tem certeza de que o Lacerda não delinqüirá? Está disposto a colocar a mão no fogo por ele?

No vosso lugar, eu preferiria dormir tranquilo...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails