quarta-feira, 3 de setembro de 2008

POR BAIXO DOS PANOS, ABIN FAZIA O QUE ESTAVA PROIBIDA DE FAZER

Como sempre ocorre, só dias depois é que ficamos sabendo como transcorreu uma reunião importante em Brasília. Leva certo tempo para alguns dos partipantes dar com a língua nos dentes.

Então, a Folha de S. Paulo de hoje esclarece que o motivo do afastamento da diretoria da Abin foi ter secretamente adquirido uma aparelhagem sofisticadíssima para efetuar o que a agência está proibida de fazer e que, além disto, não ser feito sem ordem judicial: interceptações telefônicas.

Desde o primeiro momento eu afirmei que Paulo Lacerda deveria ser exonerado. Agora, até um néscio percebe que não resta outro caminho além da conversão do afastamento provisório em definitivo.

Isto é o mínimo para quem ousou espionar expoentes dos três Poderes. Na verdade, o crime cometido foi tão grave que o responsável jamais escaparia de uma pena de prisão, num país sério.

De resto, espero que agora caia a ficha para os companheiros de esquerda: é uma temeridade confiarmos em serviços de espionagem, que existem para manter o status quo e invariavelmente cedem à compulsão de abusar dos seus poderes. Só tolos armam aqueles que, no frigir dos ovos, acabarão alinhados com seus inimigos.

Eis os principais trechos da notícia da Folha:

"A Abin adquiriu ilegalmente maletas de interceptação telefônica, revelou o ministro Nelson Jobim (Defesa) durante reunião de coordenação política do governo, anteontem à noite, no Palácio do Planalto.

"A informação foi decisiva para o afastamento do diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda.

"A revelação surpreendeu o presidente Lula, o vice José Alencar e outros seis ministros presentes, segundo relatos obtidos pela Folha. Por lei, a Abin é proibida de fazer escutas. As maletas podem fazer grampos em celulares sem depender de operadoras telefônicas e, por isso, em tese, sem a necessidade de autorização judicial.

"A informação deixou Lacerda em situação insustentável.

"Além de lançar novas suspeitas sobre a Abin no episódio envolvendo o grampo ilegal do presidente do STF (...), contradiz seu depoimento na CPI dos Grampos, no dia 20 de agosto. Na ocasião, Lacerda negou que a Abin faça escutas.

"A Defesa descobriu que a Abin adquiriu o equipamento por meio do sistema de compras do governo. Jobim recebeu documentos mostrando que a agência aproveitou uma licitação já feita pelas Forças Armadas para não ter de iniciar um novo processo.

"Esses equipamentos de interceptação estão hoje entre os mais modernos do mundo, usados por unidades de elite da Europa e dos EUA.

"As maletas custam em torno de US$ 500 mil e são capazes de varrer as comunicações mantidas por meio de uma determinada ERB (Estação Rádio Base) - antena instalada pelas operadoras em postes e em cima de edifícios -, interceptar um sinal telefônico específico no ar e o decodificar."

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente, Celso:

Ficar preso, injustamente, já é um absurdo: ser torturado pela polícia em pleno governo democrático, é um grande descaso das nossas "autoridades" governamentais que não tomam medidas duras contra estes maus policiais.

Unknown disse...

perder o emprego temporariamente é a punição corrente em Brasilia.
Sempre voltam depois em outros cargos e com outras reminurações.

.dePasargada.

Related Posts with Thumbnails