segunda-feira, 19 de maio de 2025

MALCOLM X, ÍCONE DO MOVIMENTO NEGRO NOS ANOS 60, HOJE FARIA 100 ANOS.

H
oje (19/05) se comemora o centenário de nascimento de um dos personagens mais emblemáticos dos turbulentos anos 60 nos EUA, o ativista negro Malcolm X, grande amigo de outra lenda do período, o pugilista Muhammad Ali.

Com seis anos de idade ele perdeu o pai, pregador batista e membro da Associação Universal para o Progresso Negro, que foi massacrado por uma horda da Black Legion, organização terrorista de supremacistas brancos, e largado nos trilhos de um bonde. Embora tivesse seu corpo quase dividido ao meio, o pastor agonizou durante horas antes de expirar.

Sua mãe, fustigada pela miséria e abandonada pelo homem com quem pretendia casar, enlouqueceu. Malcolm e seus sete irmãos foram distribuídos por lares de acolhimento.

Mesmo assim ia bem nos estudos, até que, no oitavo ano, um professor do qual gostava desencorajou-o de seguir a profissão que escolhera: "Um advogado? Isto não é um objetivo realista para um negro. Por que não tenta carpintaria?".

Tornou-se um adolescente problemático, foi expulso da escola, passou a beber, a fumar marijuana, a usar roupas extravagantes, a frequentar salões de dança. Trocou uma digna namorada negra por uma mulher branca, causando-lhe tal desencanto que ela acabou entregando-se às drogas e à prostituição.

Malcolm também se viciou em cocaína e andou praticando assaltos para bancar os aproximados 20 dólares por dia que gastava com a droga. 

Preso e condenado a 11 anos de detenção, foi regenerado por outro prisioneiro, que o inspirou a converter-se ao Islã e conduziu-o para as fileiras do guru picareta Elijah Muhammad e seus muçulmanos negros.  

Após sair da prisão com 27 anos, destacou-se como fervoroso ministro dessa seita separatista, que se diferenciava de outras vertentes do movimento negro por sua maior combatividade e uma disciplina próxima à militar.

Ativista convicto, grande orador e personagem carismático, acabou fazendo sombra ao líder da seita, que sentiu-se cada vez mais ameaçado por Malcolm levar a sério aquilo que para ele não passava de retórica conveniente. 

Algo que incomodou muito Elijah foi Malcolm ter se aproximando dos movimentos pelos direitos civis. 

Malcolm, por sua vez, desencantou-se com a satiríase do guru, que mantinha relações adulteras com as discípulas e engravidara várias delas.

Tendo rompido com a Nação do Islã, feito uma peregrinação a Meca e se tornado cada vez mais um missionário que assumia a pauta política do movimento negro até as últimas consequências, Malcolm virou alvo de atentados e acabou assassinado em fevereiro de 1965, a mando de Elihan Muhammad. 

Sua cinebiografia, Malcolm X (1992), disponibilizada abaixo, é o melhor filme da carreira do diretor Spike Lee e tem uma atuação de gala do Delzel Washington. Os 202 minutos passam num piscar de olhos. (por Celso Lungaretti)  

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Celso, tudo bem por aí? Aqui é o Hebert. Na última terça-feira (13/05),
na Rede Brasil de Tv,foi o Clássico protagonizado por irmãos
A Cavalgada dos Proscritos (de Walter Hill).
Hoje, as 21:30, será No tempo das diligências.
Aqui vai o link do canal de youtube "Grjngo - Filmes de Faroeste"
https://www.youtube.com/@GrjngoFilmesDeFaroeste

Anônimo disse...

!!!!!!
Vladimir Safatle - Por que o fascismo nos espera?
https://www.youtube.com/watch?v=JjvOOGSVy3k

Anônimo disse...

"Na revista 'La città futura', em 11 de fevereiro de 1917, Antonio Gramsci escreveu:
'A indiferença é o peso morto da história, é a matéria inerte que opera passivamente, mas opera... É uma doença moral que também pode ser uma doença mortal'"
em:
https://www.ihu.unisinos.br/652309-indiferenca-artigo-de-gianfranco-ravasi

https://www.ihu.unisinos.br/652289-apertem-os-cintos-a-direita-liberal-sumiu-artigo-de-marcos-rolim

https://www.ihu.unisinos.br/652318-o-agro-quer-carta-branca-para-a-devastacao-artigo-de-patricia-kalil

https://www.ihu.unisinos.br/652320-projeto-que-reduz-licenciamento-ambiental-passa-em-comissoes-do-senado-e-vai-ao-plenario

https://elpais.com/opinion/2025-05-21/el-congreso-brasileno-amenaza-el-planeta.html

https://elpais.com/opinion/2023-06-07/el-congreso-brasileno-amenaza-a-la-humanidad.html

https://www.ihu.unisinos.br/652311-karl-polanyi-o-atual-colapso-da-biodiversidade-da-qualidade-dos-lacos-sociais-e-dos-nossos-regimes-politicos-e-o-efeito-direto-da-remercantilizacao-entrevista-com-nicolas-postel-e-richard-sobel

Related Posts with Thumbnails