segunda-feira, 13 de maio de 2024

A INDIGNAÇÃO DO MINISTRO PETISTA É JUSTIFICADA, MAS FOI SEU PARTIDO QUEM DEIXOU O OVO DA SERPENTE CRESCER TANTO

Abaixo reproduzo trechos de um desabafo do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, contra a infestação de fake news. Ele tem a minha total solidariedade. 

Vale lembrarmos, contudo, que a postura do partido do Pimenta era bem diferente em 2007, quando nós, da esquerda que era e continua sendo revolucionária, enfrentávamos o mesmíssimo problema. 

Se os petistas houvessem então somado forças conosco contra as viúvas da ditadura e os novos fascistas que estavam formando, provavelmente o ovo da serpente nem sequer teria eclodido e infernizado a tal ponto o cotidiano dos brasileiros. 

Pimenta soaria muito mais verdadeiro agora se sua catilinária viesse acompanhada por uma sincera autocrítica, pois a eternidade que tal ficha demorou a cair para o PT se mede, inclusive, pelo número de mortes evitáveis mas não evitadas durante a recente pandemia: uns 400 mil brasileiros dizimados como consequência da sabotagem vacinal  (por Celso Lungaretti)
"CONFESSO QUE PERDI A
 CABEÇA COM MENTIROSOS"  
"
Na madrugada em que se completaram dez dias do maior desastre meteorológico da história do meu estado natal, fiquei acordado respondendo diversas mensagens de preocupação. 

Dezenas de pessoas me enviavam em seus celulares um vídeo onde supostamente eu era linchado à noite em uma visita a um abrigo. Amigos, companheiros, familiares me perguntavam se eu estava bem, se precisava de ajuda. 

O vídeo é mais um episódio de uma estratégia organizada de desinformação que acontece no Rio Grande do Sul. As imagens são de uma assembleia sindical no Ceará, onde alguém (que não sou eu) é alvo de violência, porém as mensagens não apenas davam a entender que o vídeo era atual e me envolviam, como diziam que eu estava tendo a recepção que merecia. 

Mentir não é novidade, a mentira não nasceu com o WhatsApp, mas é nas redes sociais que surge o fenômeno de produção de mentiras em escala industrial, com ações coordenadas e métodos para desinformar.

É difícil de entender que em um momento de tamanha fragilidade, pessoas se escondam em suas telas produzindo conteúdos que sabem ser mentirosos para que tenham algum tipo de ganho político ou econômico. 

Por isso me indigno. Por isso, falei que deviam prender quem tem propositalmente produzido essas mentiras de forma estratégica para desinformar as pessoas, por isso oficiei a Advocacia Geral da União e a Polícia Federal para que investiguem essas pessoas como criminosos.
" (ministro Paulo Pimenta, da Secom)
Observações  antes tarde do que nunca, o PT não só denuncia o uso desembestado da mentira por parte da extrema-direita para desqualificar seus adversários políticos, como pede que tal prática seja investigada e punida com prisão dos responsáveis.  

Eu concordo, até porque já defendia a adoção de tais medidas... em 2007! (vide  aqui, p. ex., uma denúncia que então fiz e o tiroteio cerrado que provocou nos comentários). 

Se a força majoritária da nossa esquerda tivesse também erguido tal bandeira quando nós, os sobreviventes da luta armada, sofríamos idêntica campanha de satanização virtual (um balão de ensaio para a atual produção de mentiras de forma estratégica a que se refere Pimenta), talvez o infame palhaço assassino nem sequer tivesse sido eleito na mais mentirosa e manipulada eleição brasileira de todos os tempos, a de 2018. 

Contudo, o inimigo de classe naquele tempo era subestimado pelos petistas, que se mostravam muito mais hostis a nós do que aos ultradireitistas, praticamente os ignorando, como se fossem malucos sem real importância. 

Deu no que está dando. (CL)

10 comentários:

Henrique Nascimento disse...

Também se faz necessário recordar o canhão de notícias falsas produzido pela campanha da Dilma em 2014, sendo a mais notória contra a Marina Silva que deve ter esquecido.

celsolungaretti disse...

Quem "deve ter esquecido", eu? Se foi isto que vc quis dizer, o esquecido é vc.

Pois, enquanto a banda de música petista acusava a Neca Setubal de ser uma banqueira cooptando a Marina Silva para que ela servisse ao Itaú, eu fui averiguar e denunciei tal jogo sujo, esclarecendo que a Neca não passava de uma herdeira sem atuação nenhuma nos negócios da família.

Ou seja, na falta do que fazer, ela disponibilizava seus esforços e suas doações para candidatos petistas, tendo, inclusive, favorecido na eleição anterior o Fernando Haddad (que, contudo, não teve a dignidade de dizer uma palavra sequer em defesa da sua apoiadora).

A minha parte eu fiz: investiguei e divulguei a verdade. Mas, a quem interessava a verdade? Ao PT não, porque há muito tempo ele prefere as narrativas convenientes às verazes. Então, quase ninguém passou adiante a informação que eu levantei.

Mas, há uma diferença: as fake news petistas não elegeram o nosso pior presidente de todos os tempos nem foram responsáveis pelo maior extermínio de brasileiros já causado por um governante.

O Lula é só um político profissional conservador e populista, que fez carreira fingindo-se de esquerdista e causando danos terríveis à esquerda brasileira. Quanto antes sair de cena, melhor.

Já o Bozo é um psicopata que jamais passaria por um exame de sanidade mental e fez um governo simplesmente devastador.

Anônimo disse...

É fácil entender. A memória não é mais monopólio dos políticos.
Está td na nuvem. O vice esculhambando Lula e etc.
A camarilha é uma fake materializada.
Poupe-nos Celso.

Henrique Nascimento disse...

Não foi a você a quem me referi, mas sim a Marina mesmo, que depois de ter sido defenestrada por Lula et al. (aliás, como muitos) resolveu apagar o passado recente dela. Quis chamar atenção para este fato e apenas mostrar que os petistas hoje "provam do próprio veneno".

Se a frase ficou dúbia, peço desculpas, mas sei que você tem pois total ciência desse ocorrido, pois aquelas eleições foi muita baixaria. A comunicação é uma coisa intrigante: qualquer pronome ou pontuação colocado de forma errada muda o entendimiento daquilo que deseja passar ao leitor.

celsolungaretti disse...

Sem problemas, Henrique. É que, como atualmente ninguém lembra mais nem do que ocorreu no ano anterior, é sempre bom reavivar a lembrança da moçada (ou contar-lhes o que rolou quando ainda eram jovens demais para interessarem-se pela política).

Principalmente dos episódios em que esforcei-me para restabelecer a verdade em meio à enxurrada de mentiras da política institucional. Desses tenho orgulho, porque poucos articulistas corriam o risco de navegar contra a corrente.

Eu sempre o fiz e quase sempre paguei um preço por minha ousadia. Mas, pelo menos ainda consigo olhar minha cara no espelho sem sentir vergonha.

Neves disse...

https://www-aa-com-tr.translate.goog/en/middle-east/gaza-death-toll-nears-35-100-as-israeli-assault-continues/3218239?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt#
"Em Rafah mais de 1,5 milhão de pessoas deslocadas foram abrigadas, como parte de medidas de emergência adicionais durante a guerra."

Número de atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul chega a 1,7 milhão
https://www.brasildefato.com.br/2024/05/09/numero-de-atingidos-pelas-enchentes-no-rio-grande-do-sul-chega-a-1-7-milhao

william orth disse...

BOA TARDE. ACHO QUE A DEMORA PARA ENTRAR DE CABEÇA NA TRAGÉDIA NÃO É FAKE NEWS. JORNAL NACIONAL DEU UM ESPAÇO GIGANTESCO A MADONNA E ESQUECEU A TRAGÉDIA. fANTÁSTICO ,IDEM. a GLOBO ESTA SENDO ESCULACHADA. NÃO É FAKE. ABRAÇOS

Anônimo disse...

Oi Celso, tudo bem por aí?
Deixo aqui alguns impressões de quem anda pelas ruas (locais de classe A à E),
e fica atento ao papo. As relações começam a se degringolar em 2007.
É aí que surge a era da "Esquerda dividia", com direito argumentos como:
"Não é hora de criticar o governo, senão... eles voltam, eles tomam, eles assumem;
"O governo não é perfeito, mas temos que escolher entre o mal menor, e o mal maior".
A esquerda autocrítica foi tolhida de fazer críticas. O "assassinato" ao censo crítico baseado em uma estranha forma de "combate ao preconceito": "Você não precisa concordar,
mas é obrigado a aceitar". Nota-se que a esquerda foi apropriada, bem mais do que aquela "esquerda de boteco". Gente articulada que fala dos temas, mas indo morar nos EUA, mesmo correndo sério risco de ser governada pelo trump. Gente que mora na área nobre de Portugal, hoje com novo primeiro-ministro é da Aliança Democrática (AD). Desnecessário falar do "ódio do bem", ou da arrogância da presidente do partido dos trabalhadores,
em 2018, destacada em uma de suas crônicas.
Um abração do Hebert.
PS: Lembrando que terça-feira, Sessão bangue-bangue, na Rede Brasil de Televisão,
as 22:30.

celsolungaretti disse...

Desta vez você disse tudo, Hebert. Não sobrou nada para eu acrescentar. Um forte abraço!

Túlio disse...

Olá, CL
Lembrei de uma frase bíblica, "não joguem pérolas aos porcos"...

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/01/28/primo-de-paulo-pimenta-acusa-o-deputado-de-operar-esquema-de-fraude-na-fronteira-do-rs.ghtml

Related Posts with Thumbnails