segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

UMA HISTORIETA DE ANO NOVO: CONEXÃO BH-RIO

 

Já tinham passado os fogos quando o baseado começou a rodar. Josué jamais havia experimentado, pois de família evangélica e umbilicalmente ligado à religião. Tinha pego o carro da mãe,  que ficara trabalhando na ceia de ano novo da igreja, para ir com os amigos ver a queima de fogos na Pampulha. Em duas tragadas, o efeito foi fulminante e ele começou a se sentir muito diferente, dominado por uma mistura esquisita de euforia e calma. Logo alguém lançou a ideia:

"Vocês já viram o nascer do sol em Copacabana? E se a gente fosse agora?"

Entusiasmados com a proposta, fizeram cálculos e mais cálculos cuja rapidez é possível apenas aos chapados. "A viagem dura em média sete a oito horas", arrematou um dos presentes. "Faço em seis!", disse Josué enquanto dava mais um trago. "Pra ida tem gasolina, pra volta não. Alguém tem dinheiro?". Somaram e a contabilidade geral dava um total de 80 Janjos. Não é preciso explicar muito que os amigos estavam naquela condição fatídica de falidos do fim do mês, com cartão estourado e apenas em ponto morto para o salário do próximo mês. O passeio para ver o réveillon só fora possível porque a mãe encheu o tanque no dia anterior. 

"Dá sim! Dá sim! Dá sim! Dá sim!", arrematou Josué, repetindo a frase dez vezes como se quisesse convencer ao resto de bom senso que ainda teimava em se manifestar em sua mente ébria. 

Embarcaram e Josué colocou o destino no maps: "Copacabana". Já entrando no anel rodoviário, levou uma multa por excesso de velocidade. "Zé, olha o flash, você levou multa!". "Tá tranquilo, vai pro nome da minha mãe!". "Zé, cuidado!, quero chegar vivo!". "Tranquilo, tranquilo, vamos de boa, Jesus no controle!". Era um olho na estrada e outro no marcador de combustível, pois o nível caía drasticamente a cada centena de quilometro rodado. Não podiam, não deviam e não pararam, pois era uma viagem de um tiro só. 

Após quatro horas já estavam descendo a Serra de Petrópolis, mas nenhum deles sabia que era Petropólis ou que era uma serra, pois, se você vive em Minas, subir e descer serras é tão cotidiano quanto respirar. Deram-se conta mesmo da proximidade do Rio quando se depararam com uma placa imensa anunciando. "Velho, tamo chegando!", celebraram muito e Josué chegou a puxar uma marchinha de carnaval, a única que a censura evangélica lhe permitia conhecer. 

"A pipa do vovô não sobe mais..."

Adentraram a cidade e foram vencendo as linhas coloridas e os elevados com seus milhões de pistas e alças, guiados pela voz onipresente do Maps. Josué cria e confiava no Google tão profundamente quanto cria e confiava em Jesus, até mais porque era possível ouvir o aplicativo de navegação de forma clara e inquestionável, já quanto a deus sempre lhe surgiam dúvidas e angústias que ele abafava assistindo a um filme pornô

Logo avistaram o mar com suas ondas quebrando na praia. O sol ia se levantando no horizonte e o cheiro da maresia invadia o carro levando junto uma sensação total de felicidade e contentamento. Um dos colegas sacou o celular e iniciou uma live no Instagram. Não tinham avisado ninguém da viagem, portanto a surpresa foi ampla e irrestrita na rede social. "Olha Copacabana aí, pessoal! Viemos ver o sol nascer no mar! Feliz 2024!"

"Vocês estão no Rio?! Tá loco, a mãe do Josué teve um troço aqui porque ele sumiu e não tá com celular! Tava quase chamando a polícia!", disparou um dos espectadores que fora acionado pouco tempo antes pela mãe, membra da mesma igreja que Josué e sua progenitora. 

Josué riu e deu um berro pro celular: "Não temos nada para temer, Jesus está no controle!"

Estacionaram na Atlântica e correram para a praia. Mas estavam exaustos e, após alguns minutos molhando os pés no mar, deitaram na areia e ali cochilaram algumas horas. Acordaram famintos e com o sol torrando. Pegaram o resto do dinheiro, que não tinha ido pros pedágios, e negociando muito conseguiram comprar espetinhos de camarão de um ambulante. Sensibilizado com os mineiros famélicos, ele ainda os deu de brinde dois pacotes de biscoito Globo

Entraram no carro e iniciaram a viagem de volta. Não era sequer meio-dia quando começaram a subir a Serra de Petrópolis. No pedágio, passaram direto pela cancela automática. "A multa vai pra minha mãe", reforçou Josué. O problema até ali abafado, mas sempre latente, por fim deu as caras: a gasolina estava acabando e eles não tinham nenhum dinheiro. Josué bolou o plano, iriam parar em um posto, pedir para encher o tanque, dar a desculpa que o valor estava errado e darem no pé. 

"Com um tanque viemos, com outro tanque iremos embora!"

Planejado e feito. Pararam, pediram para encher o tanque. Na hora do pagamento, o pobre frentista teve de ouvir terríveis impropérios de que teria feito tudo errado, que não sabia trabalhar, que Jesus tava de testemunha, etc., para logo em seguida ver o Fiesta 2016 sair a toda do posto. Nada de novo! Já passara por coisas piores, pelo menos esses eram tementes a deus e não estavam armados. 

No próximo pedágio, resolveram não tentar furar de novo a cancela automática. "Não força a sorte, Zé". Iam tentar outro golpe, mas, para a surpresa deles, a atendente informou que era possível emitir um boleto para ser pago posteriormente. "Minha mãe vai pagar".

Josué começava a sentir o cansaço de dirigir tanto tempo, mas era o único com carteira no carro e teve de seguir no sacrifício. Extenuados, os colegas já estavam dormindo desde Juiz de Fora e só foram acordar quando Josué encostou já na entrada de Belo Horizonte. "Gente, o carro não quer andar!". Ligaram para a mãe de Josué e após ele ouvir bons sermões sobre falta de responsabilidade e a falta de deus dos amigos, ela indicou o número do seguro para ele entrar em contato e pedir um guincho. 

Desligando o telefone, ela só pode comentar com as irmãs da igreja: "e olha que em tantos anos, eu nunca nem cheguei a dirigir esse carro..."

(por David Emanuel Coelho) 

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem foi que escreveu que pessoas não são feias, são deformadas pela neurose
https://imagenes.elpais.com/resizer/FcRVZbPEtXg4lUa07z4XFoEuOW8=/828x621/cloudfront-eu-central-1.images.arcpublishing.com/prisa/RQAC5QTOXNAV3CKUYUFUE2YBUM.jpeg

Related Posts with Thumbnails