quarta-feira, 13 de setembro de 2023

O EPISÓDIO REAL DO CANTOR QUE, DEPOIS DE OBTER SUCESSO COM UMA MÚSICA SOBRE A SITUAÇÃO DE PÓS-MORTE, FALECEU JOVEM.

Um relato que me impressionou na meninice foi o do intérprete de uma composição sobre a pós-morte que realmente faleceu em seguida, vítima de um acidente improvável aos 22 anos de idade.

O povo dizia que o coitado tinha sido punido por revelar os mistérios do além, tendo então recebido o castigo de conhecer prematuramente a situação descrita na música.

Garimpando no Google, localizei o episódio. O cantor se chamava Almir Ribeiro (1935-1958) e já fazia considerável sucesso ao morrer afogado numa praia de Punta del Este apropriadamente chamada de Brava. Estava naquela cidade turística uruguaia apresentando-se no Casino San Raphael. Era sua primeira viagem ao exterior.

A música é o samba-canção Onde estou?, de Hervê Cordovil e Vicente Leporace. Visivelmente inspirado no kardecismo, mostra um espírito desorientado, ainda ignorando o que lhe aconteceu mas já suspeitando da verdade (o verso final é "será que a morte abreviou os dias meus?"). 

O compacto simples que a incluía tinha sido lançado cerca de dois anos antes de ele morrer. 

Além das elucubrações supersticiosas, outro motivo de seu destino trágico ter repercutido muito foi ele estar então namorando a também cantora Maysa, cujos amores suscitavam considerável escândalo naquela época puritana.  

Pelo sim, pelo não, dali em diante nenhum(a) outro(a) cantor(a) gravou ou interpretou essa canção. Tornou-se tabu.

Encontrei no Youtube o filme Absolutamente certo (d. Anselmo Duarte, 1957) em que Almir Ribeiro canta a música mórbida. 

Vejam na janelinha embaixo. Sabendo o que depois lhe sucedeu, dá arrepios vê-lo se movimentando erradio por um cenário digno do Zé do Caixão, enquanto dançarinos executam uma coreografia fantasmagórica  

Resolvi lembrar aqui este aspecto aparentemente premonitório porque nem no Google está presente (a notícia mais completa sobre Almir Ribeiro é esta, de um jornal de Itapetininga, sua cidade natal). 

Qualquer dia inspirará um filme de terror... (por Celso Lungaretti)
Onde estou? começa exatamente em 1:02:48

Um comentário:

SF disse...

Um raro barítono.
O diretor usou duas câmeras.
Poderia ser uma cançoneta em uma ópera. Lembra...

Related Posts with Thumbnails