sábado, 31 de dezembro de 2022

EIS UM FILME SOBRE MITO QUE NÃO ERA MICO: "AINDA NÃO COMECEI A LUTAR"

Serve para matar o tempo, mas não é nenhum clássico da sétima arte.

Contudo, a cinebiografia do almirante escocês John Paul Jones (1747-1792), este sim um mito, é um bom contraponto aos micos covardes que, em circunstâncias adversas, brocham e fogem para a segurança de alguma disneilândia, mandando todos os comandados às urtigas.

O verdadeiro John Paul Jones (o baixista do Led Zeppelin adotou esse nome artístico, mas se chama John Baldwin) ingressou na Marinha Real Britânica e adiante, acusado de participar de um motim, teve de fugir para os EUA, tornando-se oficial naval estadunidense.

Em setembro de 1779, no comando de um navio antiquado e lento, enfrentou duas belonaves britânicas e, mesmo em circunstâncias desesperadoras, recusou a oferta de rendição, proferindo a frase que o imortalizou: "I have not yet begun to fight!"

Como conseguiu transformar a derrota anunciada em vitória suada, virou patrono da Marinha daquele país.

O melhor deste filme de 1959 é a atuação de Robert Stack, que estava na crista da onda como o Eliot Ness da série televisiva Os Intocáveis

O diretor John Farrow, australiano de nascimento, era um mero artesão, mais lembrado por ser o pai da atriz Mia Farrow, a sardenta Rosemary cujo bebê era filho do capeta no filme famoso do Roman Polanski... (por Celso Lungaretti)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails