O primeiro debate dos candidatos de 2022 à presidência da República teve o previsível: azarões mascateando fórmulas mágicas que não têm como dar certo, um palhaço sinistro exalando ódio por todos os poros e uma Alice populista pretendendo nos levar de volta àquele país das maravilhas que ela diz ter sido o Brasil de duas décadas atrás.
Só que não foi e certamente não tem chance nenhuma de vir a sê-lo agora, já que a agonia do capitalismo avançou muito desde então e o Brasil vem sendo sistematicamente destruído há quase quatro anos.
Destaque para o Bozo, que acabou sendo o mais autêntico dos seis: os marqueteiros orientaram-no a suavizar sua imagem de bicho papão, mas, como sempre, ele perdeu o autocontrole e mostrou sua face monstruosa, tornando-se mais odioso ainda aos olhos das mulheres, dos pobres, dos civilizados, dos cidadãos pacíficos, dos verdadeiros cristãos, etc. Foi lá para ganhar votos e, decerto, os perdeu aos montes.
Os outros cinco coincidiram em repudiar a polarização e a bestialidade desembestada, pois se trata de um sentimento que já está nas ruas. Saturou. A maioria dos brasileiros não aguenta mais tanta violência cega.
Lula, com um desempenho inferior ao esperado, pelo menos foi suficientemente esperto para ficar longe da encrenca.
Preferiu jogar na retranca, impingindo aos telespectadores uma verdadeira overdose de elogios em boca própria e evitando responder na mesma medida às grosserias do genocida. Deixou que o energúmeno cavasse sozinho a própria cova política.
Lembro-me de um tempo em que nos perguntávamos: "O novo, onde está o novo?". Decididamente. nesse encontro ele não estava. (por Celso Lungaretti)
Um comentário:
Brasil tem 67,6 milhões de endividados: saiba o que pode e o que não pode na hora de renegociar | Defesa do Consumidor | O Globo
Mesmo não estando entre esses 67,6 milhões, não dá para pagar R$26.99 por mês pelo Le Monde
https://www-lemonde-fr.translate.goog/international/article/2022/08/29/au-bresil-debat-televise-rate-pour-lula-comme-pour-jair-bolsonaro_6139375_3210.html?_x_tr_sl=fr&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es
https://news-ebene--magazine-com.translate.goog/international/amerique/presidentielle-au-bresil-lula-favori-mais-il-ne-faut-pas-sous-estimer-la-reaction-de-bolsonaro/?_x_tr_sl=fr&_x_tr_tl=es&_x_tr_hl=es
Postar um comentário