segunda-feira, 21 de março de 2022

A ESQUERDA E A RENDIÇÃO À ORDEM

De tanto ser visto como papagaio de pirata,
o Boulos agora não serve nem para governador
A respeito da decisão de Guilherme Boulos de não se lançar candidato a governador de São Paulo, apenas posso reafirmar o que disse neste artigo anterior sobre o processo de transmutação do Psol, de um partido nascido da ruptura com o petismo para um partido desavergonhadamente lulista. 

Não é preciso muita inteligência para entender os motivos guiadores da decisão do líder dos sem-teto: uma ordem de Lula. 

Pois, apesar de não ser tão competitivo eleitoralmente, Boulos atrapalhava a dinâmica eleitoral de Fernando Haddad, o entediante ex-prefeito da capital paulista. 

Daí Lula fazer o que sempre fez com adversários da esquerda quando estes lhe eram perigosos: impor sua saída. E sabemos que quem não lhe obedece acaba amargando os piores ataques possíveis, como constataram Leonel Brizola, Marina Silva e, mais recentemente, Ciro Gomes. 

Mas Lula não precisa se preocupar com Boulos porque este tem tanto desejo de agradar ao ex-presidente que chegava a imitar sua postura corporal e seus tiques de linguagem! 
Isto é uma ilusão de ótica. Este acontecimento não existiu

As lideranças conservadoras do Psol também ficam satisfeitas com esta saída porque assim ganham um
puxador de votos capaz de fazer o partido superar a cláusula de barreira e continuar recebendo o Fundo Partidário.

Mas, isto é apenas a evidência de uma lógica profissional da política, ao estilo das raposas da politicalha brasileira. 

Em que tal manobra se diferencia do jogo jogado pelos caciques da direita? Em absolutamente nada, apenas conta com o verniz esquerdista, seja lá o que isto significar nesta altura do campeonato. 

Ao abrir mão da chance de apresentar às massas as proposições críticas ao capitalismo em nome de fazer meia dúzia de deputados, o Psol apenas mostra o quanto já se rendeu à ordem, não se diferenciando em nada do resto do sistema político burguês.  (por David Emanuel Coelho)
Emocionante tributo do Tom Zé a Jimi Hendrix no ano de sua
morte (1970). O sistema queria exatamente que Jimi se
rendesse, mas ele não era um Boulos qualquer...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails