quinta-feira, 15 de julho de 2021

AO ADMITIR OFICIALMENTE A INUTILIDADE DO KIT COVID, O GOVERNO GENOCIDA NEM SEQUER PEDE DESCULPAS ÀS VÍTIMAS

josias de souza
FALTOU BUMBO AO RECUO DA SAÚDE  SOBRE USO DA CLOROQUINA NO COMBATE À COVID
Erros podem produzir desastres. A maneira como agimos depois de cometer os erros podem atenuar ou agravar a desgraça. Ainda não inventaram remédio mais eficaz no combate à culpa do que reconhecê-la. 

Finalmente, o Ministério da Saúde produziu uma nota técnica posicionando-se contra o uso de cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina, invermectina e outras poções mágicas em pacientes hospitalizados com Covid. 

O documento foi enviado à CPI da Pandemia. Nele, a pasta da Saúde anota que os remédios incluídos no chamado kit-covid foram testados e não mostraram benefícios clínicos para pacientes infectados pelo coronavírus. 

O governo dá o braço a torcer com um atraso de mais de um ano, três ministros da Saúde e centenas de milhares de mortos por covid. O mundo desembarcou do curandeirismo do tratamento precoce antes da chegada das vacinas. Mas o Brasil, acorrentado às obsessões de Bolsonaro, ainda escolhia uma beirada da Terra plana para saltar. 

Faltou ao recuo do Ministério da Saúde um bumbo que soasse com o mesmo estardalhaço com que Bolsonaro tratou ciência como ficção científica, pois o presidente:
— tornou-se garoto-propaganda das soluções cloroquínicas;
— passou para o brasileiro a falsa impressão de que poderia desafiar o vírus, porque dispunha de tratamento;
— converteu a cloroquina em política de saúde pública; e
— ordenou ao Exército que multiplicasse a produção do remédio em seu laboratório (foram adquiridos insumos com sobrepreço de até 167%, constatou o TCU). 
Para complicar, o governo retardou a compra de vacinas. Deu no que está dando.

Numa pandemia, das várias maneiras para se atingir o desastre, o negacionismo é a mais rápida; a descoordenação, a mais duradoura; e a ideologia, a mais cruel. 

Bolsonaro chegou a fazer piada com o drama alheio: Quem é de direita, toma cloroquina. Quem é de esquerda toma tubaína, disse o presidente numa de suas entrevistas, às gargalhadas. 

Desacompanhada de um pedido de desculpas, a nota técnica do Ministério da Saúde é mais uma evidência de que um dos maiores erros da evolução humana é a desfaçatez não doer. (por Josias de Souza)

Um comentário:

Anônimo disse...

Covid-19 pandemic: 'Everything you should not do, Brazil has done' - BBC News
https://www.bbc.com/news/world-latin-america-57733540

Related Posts with Thumbnails