sábado, 1 de agosto de 2020

O 30º ANIVERSÁRIO DO FORO DE SÃO PAULO ME FEZ RECORDAR O SLOGAN DE 1968: "NÃO CONFIE EM NINGUÉM COM MAIS DE 30 ANOS"

Começou com pompa e circunstância...
Em notícia que entrou no ar há algumas horas no site da Folha de S. Paulo, Fábio Zanini relata:
"Para celebrar os 30 anos do Foro de São Paulo, o PT e a nata das ditaduras latino-americanas participaram de um debate online na 3ª feira (28)...

O evento reuniu os ditadores da Nicarágua, Daniel Ortega, e da Venezuela, Nicolás Maduro, além do líder do regime ditatorial cubano, Miguel Díaz-Canel.

Foi mediado pela dirigente petista Mônica Valente, secretária-executiva do Foro, que reúne 123 partidos de esquerda de 27 países da América Latina e do Caribe.

Apesar da presença estrelada, o debate teve audiência pífia, com menos de 800 visualizações até a tarde desta 6ª feira (31) no canal do PT no YouTube, que o transmitiu conjuntamente com a Presidência de Cuba.
Desde o seu surgimento o Foro demonstrou que eram factíveis novos objetivos de luta, de construir uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidade para todos, disse Valente na abertura, após chamar Ortega, Maduro e Diáz-Canel de companheiros.
...e hoje definha melancolicamente...
Criado em 1990 por inspiração do então ditador cubano Fidel Castro e do petista Luiz Inácio Lula da Silva, o Foro de São Paulo viveu seu auge na primeira década deste século, quando diversos presidentes de esquerda chegaram ao poder. 

Nos últimos anos, perdeu influência com o refluxo da onda vermelha, mas continua sendo pintado como uma espécie de bicho-papão pela direita, sobretudo apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O Foro, segundo eles, seria uma perigosa ameaça comunista que justificaria a radicalização do discurso conservador".
NÃO TOLERO LERO-LERO – Vou abster-me de entrar na tediosa discussão sobre se os regimes venezuelano e cubano são ou não ditaduras pois, seja lá o que forem, seu peso na definição dos rumos da humanidade se tornou infinitesimal e, parafraseando o poeta Cacaso, chegando aos 70 anos não tolero lero-lero, preferindo aproveitar o tempo que me resta com questões realmente importantes.

Então, reproduzi a notícia do Zanini apenas porque evidencia:
— o fim de feira a que foi reduzida aquela esquerda que, na década de 1990, acreditava ter chegado ao paraíso mesmo sem haver acabado com o capitalismo;
— que, além de não ter dado contribuição significativa para a revolução latino-americana, o tal Foro alavancou poderosamente a rearticulação dos inimigos, que o utilizaram como espantalho para colocar os bestalhões bovinizados em pânico e para arrancar generosas contribuições dos ricaços reaças (está aí o Olavo de Carvalho que não me deixa mentir).

E, por falar no dito cujo, o Fôro de São Paulo foi o pivô da polêmica que travei com o guru charlatão no final de 2007 (vide aqui). 
...só servindo para picaretas do alarmismo faturarem sua grana
Creio já ter esgotado o assunto quase 13 anos atrás, nada havendo a acrescentar agora (minha única dúvida é se a melhor ilustração para o significado da atual efeméride é a palavra-de-ordem das barricadas parisienses e a canção dela derivada – Com mais de 30 – ou o filme Mamãe faz 100 anos, então usei ambos):
.
"Esta polêmica começou quando toquei num calo dolorido dos profissionais do anticomunismo. Em 1964 eles usaram a conspiração comunista internacional como bicho-papão para assustarem a classe média e conseguirem êxito em sua segunda tentativa de usurpação do poder, depois que a resistência legalista fez abortar o golpe de 1961.

Não há espantalho igualmente apropriado nos dias de hoje. Então, para suprir a lacuna, eles tiveram de satanizar uma inexpressiva reunião de partidos e organizações de esquerda da América Latina, o Foro de São Paulo, apresentando-a como uma sinistra articulação para, nas palavras de OC, reivindicar o poder ditatorial sobre todo o continente.

Ou seja, Chávez e Morales estariam em vias de hastear a bandeira bolivariana em Wall Street, privando OC da segunda pátria que é a primeira no seu coração...

Efeméride tão retrô merecia um cartaz destes 
Evidentemente, eu só poderia comparar um disparate desses a fantasias cinematográficas como Moscou Contra 007 e O Rato Que Ruge...

Onde está a comprovação documental de que Brasil e Argentina, as nações com peso decisivo na América do Sul, estejam sendo teleguiadas pelo Foro de São Paulo, em vez de perseguirem seus próprios objetivos geopolíticos? Em lugar nenhum, claro!

Os saraus da esquerda sempre produziram um blablablá triunfalista que nada tem a ver com a correlação real de forças. Aí vem um OC da vida, pinça meia-dúzia de arroubos retóricos, junta com uma interpretação distorcida dos fatos e sai trombeteando que o continente americano inteiro está a caminho de se tornar uma constelação de ditaduras esquerdistas.

Se tivesse um mínimo de honestidade intelectual, ele esclareceria que existem apenas alguns candidatos a caudilhos com projetos populistas-autoritários de perpetuação no poder, sem ruptura real com o capitalismo. Nem de longe a perspectiva de novos regimes castristas; quanto muito, tentativas de bisar o PRI mexicano.

Mas, claro, nunca se pode esperar sinceridade dos manipuladores políticos. E menos ainda daqueles que servem de gurus para os medíocres e ressentidos, fornecendo-lhes explicações simplistas para seus fracassos cotidianos: 
A culpa é do Governo Lula! O Governo Lula é de esquerda!Então, a culpa é da esquerda!
Embora se pavoneie como autoridade em lógica, OC só parece ter verdadeira afinidade com os sofismas".  
(por Celso Lungaretti)

Um comentário:

Anônimo disse...

Por curiosidade, li a querela de 2007 entre você e o "filósofo". Acho que ele é um dos caras que há mais tempo faturam o "anticomunismo" ou o "antiesquerdismo" por aqui. E a um padrão rastejante. Uma vida dedicada a esse tipo de (in)atividade é um fenômeno patético. Mas o que mais me espantou foi um outro sujeito que fez comentários sem pé nem cabeça, na mesma linha do "mestre". Omitirei seu nome. Mas verifiquei que ele tem um blog e continua escrevendo as mesmas bobagens de há 13 anos. Essa turma parece que vive em transe. Ou, então, tira sua renda com esse tipo de ocupação e enganando outros alucinados. Sempre existiram e existirão; o problema é que passaram a ter condições de vicejar, como uma cultura de fungos.

Saudações, Marco A.

Related Posts with Thumbnails