terça-feira, 26 de maio de 2020

EDITORIAL DO BLOG: ASSIM COMO CALIBÃ, BOLSONARO NÃO SUPORTA VER SUA FACE HORROROSA NO ESPELHO DA IMPRENSA

Jornalistas da Folha de S. Paulo, do UOL, da Band e do Grupo Globo não mais cobrirão o simulacro de entrevista coletiva que o pior presidente da República do Brasil em todos os tempos armava sempre às manhãs, mais parecendo um mafuá de grotão do que o cumprimento da obrigação que todo governante tem de prestar conta à opinião pública dos atos por ele praticados no exercício do cargo.

Há muito, com toda razão, o veterano Ricardo Kotscho (uma das lendas vivas da nossa imprensa, quatro vezes ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo) já vinha conclamando os jovens colegas a não participarem daquele espetáculo matinal grotesco, durante o qual eram expostos ao achincalhe dos mentecaptos que iam lamber os pés do seu mito

Infelizmente, tal decisão está sendo tomada com enorme atraso e por decisão de empresas jornalísticas, não dos profissionais do jornalismo.  

Enquanto isto, por todo o país pipocam os insultos e as agressões  às equipes de reportagem, ou seja, atingindo tanto os repórteres quanto os fotógrafos e motoristas (embora estes não determinem o enfoque que será dado à notícia).
Profissionais tentando trabalhar, apesar das condições indignas que lhes são impostas
Será necessário matarem outro Vladimir Herzog para os colegas das novas gerações se tocarem de que há situações em que precisam reagir, acima de tudo, como cidadãos? E que não faz parte dos seus deveres servirem de sacos de pancadas para hordas de celerados açuladas por um presidente totalmente desequilibrado?! 

A escalada de agressões a jornalistas só tem feito aumentar desde que o miliciano do baixo clero passou a enverg(onh)ar a faixa presidencial. E, enquanto ele estiver sabotando o funcionamento de todas as instituições da vida civilizada, como o faz com o combate à pandemia, não se pode esperar que jornalistas sejam poupados.
Fanáticos boçais e raivosos tudo fazendo para atrapalhar, instigados por um presidente ensandecido.
O fim das arbitrariedades consentidas e até estimuladas pelas autoridades só chegará com a remoção da excrescência que hoje comete um genocídio e arma seus zumbis para uma guerra civil estuprando as franquias democráticas e utilizando para seus próprios e ignóbeis fins  todo o peso do cargo que aberrantemente ocupa.

Até lá, colegas jornalistas da ativa, resistir é preciso!  (por Celso Lungaretti, em nome da esquipe do Náufrago da Utopia)  

2 comentários:

Anônimo disse...

Aliás, se, no futuro, alguém quiser ter um quadro fidedigno do que vem ocorrendo a esta pobre república, de forma sucinta e certeira, bastará ler as colunas do Balaio do Kotscho desde que se (re)estabeleceu na Folha/UOL. O velho jornalista parece remoçado, apesar da modéstia ao dizer que se sente alquebrado, ao comentar com preocupação e humor a tragédia por que passamos. Salve, Kotscho!

celsolungaretti disse...

É uma lenda viva do jornalismo brasileiro. Que continue vivo e ativo por muitos e muitos anos!

Related Posts with Thumbnails