quarta-feira, 1 de abril de 2020

OUTRO TRÁGICO EXEMPLO DA CONTRADIÇÃO ENTRE A PRIORIZAÇÃO DO LUCRO E O RESPEITO PELA VIDA HUMANA

Falando sobre dois hospitais de idosos pertencentes a uma operadora de planos de saúde focada nessa faixa etária, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta assim explicou o porquê de, no balanço do último dia 31, ambos concentrarem 58% dos óbitos por coronavírus registrados em São Paulo.

O quadro que ele traçou foi de uma tempestade perfeita
"O que você não quer? Primeiro, você não quer aglomeração [de doentes].  Segunda coisa que você não quer: aglomeração de idosos. Terceira coisa que você não quer: aglomeração de idosos todos doentes, imunodeprimidos. Quarta coisa que você não quer: que esses idosos não possam sair desse lugar. E quinta coisa que você não quer é que o vírus entre nesse ambiente".
Mandetta também criticou a Agência Nacional de Saúde Suplementar, que, no seu entender, jamais deveria ter autorizado um empresário a vender plano de saúde apenas para pessoas acima de 60 anos.
O resultado, diz ele, é que "já se constituiu um ambiente de transmissão elevada lá dentro".

Este é mais um exemplo emblemático de como a priorização do lucro quase sempre relega a preocupação com a vida humana a segundo plano, a terceiro plano ou às urtigas...

É óbvio que a iniciativa do tal empresário tinha tudo para tornar-se um sucesso de marketing e que a concentração do atendimento hospitalar em duas unidades proporcionaria várias vantagens em termos de escala. 

Grana à vista! — deve haver berrado, eufórico, o espertalhão que teve esta ideia infeliz. Só que ele esqueceu de combinar com as novas gerações de vírus. 

Este pequeno lapso agora se revela devastador para ele, para sua empresa e para os parentes e amigos de quem foi vitimado por essa fábrica de fazer defuntos

Eu só lamento pelo terceiro contingente. Os escravos da ganância tiveram o que mereciam. (por Celso Lungaretti) 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails