quinta-feira, 12 de março de 2020

ATÉ EPIDEMIAS SÃO PONTO DE PARTIDA PARA GRANDES FILMES (CASO DESTE AQUI!)

Não há filme para ver no blog mais apropriado para estes tempos de gravíssima epidemia de paúra histérica e bem menos ameaçadora epidemia do novo coronavírus: Orgia da morte (d. Roger Corman, 1964) é um arraso!

Trata-se, disparado, do melhor dos oito filmes de terror gótico baseados em histórias de Edgar Allan Poe, que Roger Corman dirigiu entre 1960 e 1964, com Vincent Price como ator principal.

[Embora o remake de O Corvo na linha do terrir, com Price, Boris Karloff e Peter Lorre, também seja imperdível].

Mostra um príncipe vilanesco (Price) que se tranca no seu castelo tendo outros nobres como convidados, pois acredita que assim manterá todos a salvo da peste da morte vermelha, enquanto os camponeses, fora, morrem como moscas. 
O roteiro costura habilmente situações e personagens de outros contos de Poe e há um virtuosismo estético raro nos filmes de Corman, que quase sempre se limitou a ser um competente artesão preocupado mesmo é com o resultado financeiro (produziu o colosso de 415 filmes e dirigiu 56). Recomendo enfaticamente!

Também para afastar a sinistrose atual, outra dica é o livro A peste (1947), de Albert Camus, um libelo à solidariedade humana no enfrentamento das grandes tragédias. 

Serve também para mostrar o que é uma peste de verdade, ao invés dessa que nos assola, de baixa letalidade, que vai aporrinhar muito mas passará sem produzir danos terríveis (na Idade Média, epidemias chegavam a deixar atrás de si cidades fantasmas, pois todos os moradores morriam).  

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Celso, tudo bem.

Aqui é o Hebert.

Senti falta destas dicas de filmes
Sobre o tema epidemia, tenho aqui o clássico

Epidemia de zumbis ( da Hammer films )
https://www.youtube.com/watch?v=S58LWPTXPe4

Que venham outras ( sobre terror, bang bang, ect )

Abraço.

celsolungaretti disse...

Devo ter assistido aos 15 anos, Hebert. É da fase que os zumbis só "existiam" no Haiti, como resultado da macumba. Aí veio o George Romero e lançou o filão de zumbis produzidos por contaminações químicas, radiativas, etc.

Mas, clássicos mesmo, no caso da velha e saudosa Hammer, são os filmes dirigidos por Terence Fisher e Roy Ward Baker. Dá para se baixar todos eles na internet.

Aliás, eis uma dica de onde vc encontra os links de uns 40 (QUARENTA mesmo!), desde que não se incomode com as legendas portuguesas e títulos diferentes dos que foram utilizados aqui:
http://mytwothousandmovies.blogspot.com/2019/10/hammer-studios-o-terror-vive-para-sempre.html

Foi um ciclo que começou no dia 31 de outubro de 2019 e acabou no dia 15 de dezembro, com um filme por dia. Bom proveito!

Anônimo disse...

opa, muito obrigado, Celso.
O amante de filmes trash, bang bang spaghetti, clássicos, e blaxploitaion ( que possui Blacula aqui ), agradece.
A ironia, é a real possibilidade de ter que passar mais tempo do que o previsto em casa, assistindo a todos eles, não é verdade?!
Abraço do Hebert.

Related Posts with Thumbnails