domingo, 19 de janeiro de 2020

...ATÉ QUANDO O LULA DIRÁ MENTIRAS CABELUDAS SOBRE OS JOVENS QUE O PT DEIXOU SEREM MASSACRADOS EM 2013?!

bruno boghossian
LULA REPRODUZ TEORIAS CONSPIRATÓRIAS
PARA MASCARAR DISSABORES DO PT
Em 2008, ladrões abriram um contêiner da Petrobras e furtaram quatro notebooks e dois HDs com dados sigilosos sobre a exploração da bacia de Santos. A Polícia Federal tratou o caso como espionagem industrial. O ex-presidente Lula acredita que aquele foi o episódio inicial de um conluio estrangeiro para prejudicar o Brasil e o PT.

A teoria de um complô patrocinado pelo governo dos EUA contra a esquerda não é novidade entre os integrantes da legenda. O próprio líder petista, no entanto, passou a desenhar uma teia conspiratória cada vez mais larga para mascarar alguns dos grandes dissabores do partido.

Lula atribui aos americanos influência nos protestos de junho de 2013, na Lava-Jato, na derrocada da Petrobras e na quebra de empreiteiras brasileiras envolvidas em corrupção. 

Mistura fatos com boatos das redes e junta casos isolados, ainda que não haja ligação comprovada entre eles. Tudo para perturbar a discussão política sobre esses episódios.

Em entrevista ao portal Diário do Centro do Mundo, o ex-presidente disse achar “absolutamente verdadeiro o fato de que os Estados Unidos têm forte influência em toda a política da Lava Jato”. Mencionou conexões entre agentes americanos e a força-tarefa da operação, além do assalto ao contêiner há 12 anos.

O petista reproduz uma teoria, difundida por sites de esquerda, que atribui o furto dos documentos a empresas do EUA e alega que Sergio Moro recebeu treinamento de agentes quando deu uma palestra no país em 2009. Não há provas para sustentar o suposto complô.

O ex-presidente também disse enxergar orientações estrangeiras nas manifestações de 2013, que derreteram a popularidade de Dilma Rousseff. “Acho que teve dedo de fora.”

Para Pablo Ortellado, professor da USP e colunista da Folha de S. Paulo, “essa leitura conspiratória é irmã da miopia que o impede de reconhecer seus erros”, escreveu. “Lula prefere olhar para o lado e buscar os motivos dos protestos em delirantes indícios conspiratórios.” (por Bruno Boghossian).
Toque do editor: eis outra verdade absoluta e incontestável escancarada por Pablo Ortellado num tuíte: "Lula não pôde escutar as demandas de junho porque precisaria olhar de frente para as escolhas mais fundamentais do seu governo e o envolvimento do PT com a corrupção".
Daí o imperativo de a esquerda projetar um líder que não esteja condenado a mentir sobre o passado comprometedor, tendo, portanto, as mãos livres e a credibilidade intacta para construir o futuro.
(por Celso Lungaretti) 

2 comentários:

Anônimo disse...

E quais eram as demandas de jun/13 ?

celsolungaretti disse...

Foi uma explosão de descontentamento contra o capitalismo. E isto tem tudo a ver, porque já não se trata de lutar por uma ou outra concessão do sistema, agora que ele está podre e exaurido. A luta tem de ser pela sua superação.

Related Posts with Thumbnails