quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

ATENTADO AO PORTA DOS FUNDOS É TÍPICO DE AMADORES. MAS, TALVEZ ESTEJAM SENDO INSTIGADOS POR GENTE MAIS GRAÚDA

Até menino de 12 anos consegue fazer
Ainda bem que o Paulo Coelho só se faz passar por mago, e não por adivinho. Caso contrário, sua credibilidade estaria seriamente abalada após ter tuitado esta bobagem:
"Se os terroristas que atacaram o Porta dos Fundos não forem imediatamente punidos, isso vai empurrar o país para conflito de proporções gigantescas".
Não vejo ganho nenhum, para nosso lado, em magnificar um episódios desses, insuflando mais alarmismo e sinistrose ainda nos meios artísticos e culturais, o que evidentemente vai ao encontro das intenções dos autores dessa estultície.

Analisadas friamente, as características artesanais da ação (coquetel molotov até um menino de 12 anos consegue preparar e lançar) não nos levam, por enquanto, a concluirmos que ela provenha de alguma organização ultradireitista que nos deva inspirar temor. Talvez seja apenas um grupelho de aloprados insignificantes agindo de forma autônoma, a partir das pregações alucinadas do seu mito.

Se for este o caso, podemos esperar capturas em curto prazo, pois amadores metidos a bestas não são páreo para os profissionais da polícia.

Não havendo prisões, aí, sim, teremos motivos para suspeitar de que pelo menos uma parte do aparelho repressivo estaria protegendo os incendiários. 
Se não falhasse, atentado do Riocentro mataria milhares
Mesmo assim, o modus operandi ainda não seria de para-militares armados e perigosos, como o chamado Grupo Secreto e o CCC, cujos atentados durante a ditadura militar chegavam a ser fatais. 

Mas, talvez alguns bobalhões estejam servindo de marionetes para a extrema-direita, como aconteceu durante a ditadura militar com o guru Aladino Feliz (o Olavo de Carvalho daquele tempo) e seus zumbis. 

Por ora, são minhas apostas: ou um grupelho de aloprados dando um passo maior do que as pernas ou amadores tirando as castanhas do fogo a serviço de gente mais importante que não quer queimar os dedos.

Para quem quiser saber mais sobre as presepadas do ufólogo de 1968 que tanto se assemelhava ao astrólogo favorito dos Bolsonaros, recomendo esta excelente reportagem do El País.  

Um comentário:

Anônimo disse...

Com a palavra, o sinistro, digo ministro, da justissa, digo justiça:

https://bit.ly/2Qsl2Ys

Related Posts with Thumbnails