terça-feira, 3 de dezembro de 2019

A RELAÇÃO ESPECIAL COM A CASA BRANCA ERA SÓ UM CONTO DO VIGÁRIO DO TRUMP

josias de souza
TRUMP VIRA UM CASO DIGNO DA LEI MARIA DA PENHA
O anúncio feito por Donald Trump de que a Casa Branca vai sobretaxar o aço e o alumínio que Brasil e Argentina vendem para os Estados Unidos teve o efeito de uma paulada sobre as relações pessoais que Jair Bolsonaro alega manter com o presidente americano. 

Golpeado, Bolsonaro reagiu à afronta com respeito e compostura. Ou seja, estava completamente fora de si. 

"Não vejo isso como retaliação", disse Bolsonaro, ainda meio zonzo. Ora, o pretexto é falso. Mas a retaliação é real.
Trump, o amado de Bolsonaro, acusa o Brasil de promover, de caso pensado, uma desvalorização maciça do real. Se Bolsonaro reagisse como Bolsonaro, esfregaria na cara do inquilino da Casa Branca a expressão preferida do próprio Trump: "Isso é fake news, tá ok?". 

Mas a ficha de Bolsonaro demora a cair. "Se for o caso, falo com o Trump, tenho um canal aberto com ele."

O presidente brasileiro ainda não percebeu que a relação especial com a Casa Branca foi uma espécie de conto do vigário no qual ele caiu. 

Já entregou tudo a Trump: a base espacial de Alcântara, a liberação da catraca do Brasil para turistas americanos, a importação de uma cota extra de etanol americano e até amor verdadeiro. Em troca, só obteve pauladas. 

O presidente americano pede aos brasileiros que façam como ele e se finjam de bobos para acreditar que o Brasil quis derrubar a cotação do real de propósito para se tornar mais competitivo no agronegócio, prejudicando os produtores americanos. Conversa fiada de um Trump que tenta adular o eleitorado interno num instante em que disputa uma reeleição difícil. 

Bolsonaro já disse que ama Trump. Mas diplomacia não é coisa para amadores. Em condições normais, a relação pessoal de Bolsonaro com Trump deveria ser regulada pela Lei Maria da Penha [aquela cujo objetivo é defender as mulheres da violência doméstica].

Mas na briga dos Estados Unidos com o Brasil quem apanha não é Bolsonaro, mas o interesse nacional. (por Josias de Souza)
.
POST SCRIPTUM — Não resisti à tentação de incluir aqui um trecho de post do Reinaldo Azevedo que li mais tarde e cai como uma luva para complementar o artigo do Josias:
"Desde que o presidente brasileiro anunciou que havia estabelecido relações especiais com o americano, tomou as seguintes pancadas:  
— não conseguiu abrir o mercado americano para o açúcar; 
— não conseguiu abrir o mercado americano para a carne in natura; 
— não obteve o apoio dos EUA para o ingresso na OCDE, embora tenha cedido à pressão de Trump e concordado em abrir mão das vantagens de país em desenvolvimento na OMC; 
— vê agora o anúncio de sobretaxas para o alumínio e o aço;  
— é acusado de manipular o valor do real, embora o câmbio brasileiro seja flutuante.
...A relação está assim: primeiro Trump bate, e, depois, Bolsonaro apanha".

Sugestão do blog ao Bozo: algumas coisas que ele 
poderá dizer ao Trump quando forem discutir a relação

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails