quinta-feira, 26 de setembro de 2019

ONDA ULTRADIREITISTA MORRE NA PRAIA

igor gielow
POPULISMO VIVE DIA DESASTROSO COM
 JOHNSON, BOLSONARO E TRUMP SOB FOGO
Steve Bannon se esforça bastante, mas a grande coalizão de líderes populistas cristãos que enfrentaria o monstro globalista marxista, arquitetada pelo ex-conselheiro de Donald Trump, parece estar fazendo água por seus próprios méritos.

Naturalmente, não é um movimento coordenado de desastre, mas há um ar de sincronicidade nas agruras que os expoentes da onda nacionalista que varreu o mundo no final dos anos 2010 enfrentam. 

O 24 de setembro de 2019 parece um desses dias fadados a ser lembrados nas linhas do tempo de historiadores futuros.

A terça começou com primeiro-ministro Boris Johnson sendo acusado pela Corte Suprema britânica de ter induzido a rainha Elizabeth 2ª a erro. A Justiça determinou o fim da suspensão do Parlamento, o golpe institucional mais vistoso já tentando pela atual leva de populistas no poder —descontando-se as estripulias autoritárias de Viktor Orbán na Hungria, mas o belo país às margens do Danúbio não é a mãe da democracia liberal.

Pode haver questionamentos sobre uma certa lava-jatização da Justiça britânica, dado que a prorrogação do recesso parlamentar é um ato real, mas o tom contrito de Johnson demonstra um fato consumado. Até por ser intelectualmente mais bem preparado do que seus colegas populistas, é de se esperar alguma reação, mas os tais freios e contrapesos britânicos parecem estar a pleno vapor.

Pouco tempo depois, o novato da turma, o brasileiro Jair Bolsonaro, fez seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU na condição de um presidente com altíssima rejeição e crescentes problemas políticos e econômicos.

Não cabe dar tanta bola à horrenda repercussão da reiteração das ideias do presidente fora do Brasil, porque essas falas costumam estar esquecidas em poucas horas ou dias, mas se havia uma chance de mudança de humor externo em relação ao Brasil, ela se esfarelou nos 32 minutos da emissão presidencial de uma visão de mundo paranoica e exótica.

Na semana passada, estive a convite do governo alemão em viagem com um grupo de jornalistas europeus. Não houve um que não expressasse reações que variavam do espanto ao nojo ante os episódios envolvendo Bolsonaro, alguns com precisão de datas, outros com mistificações de rede social.

Novamente, é preciso reparo: são todos progressistas de países ricos, uma espécie que adora vilanizar o que não é espelho e cuja compreensão de processo internos de terras estranhas é próximo do zero.

Isso dito, se algum deles se deu ao trabalho de assistir ao discurso do brasileiro, a chance de ter mudado de ideia é basicamente nula. E isso se multiplica, dado que é assim que se constrói imagem externa. Com mais de duas décadas de coberturas internacionais nas costas, nunca vi algo tão negativo formado.

Se algo dessa ojeriza vai virar na prática, como sanções, vetos comerciais ou a acordos em negociação, isso é a ver. A conta, se vier, poderá ser dividida com o séquito seguidor do guru Olavo de Carvalho: os filhos do presidente, Ernesto Araújo, Filipe Martins e, no mínimo por domínio do fato, o próprio Bolsonaro.

Durante quase três anos o suposto conluio entre o republicano e o Kremlin de Vladimir Putin para ajudar sua eleição em 2016 esteve em pauta, só para ser torpedeado pela falta de provas. Falava-se em impeachment, mas nada foi feito.

Agora, ou os democratas têm certeza de que Trump pediu um servicinho ao ucraniano Volodimir Zelinski, o que ambos negam, ou estão blefando com algo que poderá ajudar na reeleição do presidente. Seja como for, é uma baita má notícia para um já sitiado Trump.

Sua sorte, até aqui, está depositada numa economia que vinha bem mas agora vê nuvens carregadas, e principalmente na ausência de alternativas competitivas no campo adversário. Isso pode mudar.

Por óbvio, incluir Bolsonaro na lista dos eventos da terça é algo da visão brasileira, já que o presidente é apenas uma nota de rodapé na história mundial —como, aliás e ao fim, todos seus antecessores. 

Outro ponto a ser levado em conta é o duvidoso sucesso midiático do bolsonarismo, que tem seu líder citado em várias publicações sérias como exemplo do mal que Trump fez ao mundo.

Essa avaliação é algo reducionista, por individualizar um processo histórico. Goste-se ou não, a demanda por esse pessoal estava aí e, na maioria dos casos, as alternativas ainda não são visíveis. Basta ver o quadro atual brasileiro, em que um dos poucos políticos estruturados para a disputa de 2022, o governador João Doria, estrategicamente recusa o papel de oposição aberta ao Planalto, enquanto bate dia sim, dia não, no presidente.

Fora do escopo do dia, o populismo associado ao bolsonarismo está em apuros mundo afora. 

Binyiamin Netanyahu, aliado de primeira hora do brasileiro, está preso numa armadilha política, sem conseguir formar governo para seguir no poder em Israel. Aqui cabe ressalvar que Bibi, como o premiê é conhecido, se alinha a Bolsonaro pela linha de Trump e da conexão religiosa de evangélicos da base do presidente com o Estado judeu.

Na Itália, o amigão de Eduardo Bolsonaro, Matteo Salvini, está em momentânea desgraça política, colocando em xeque o futuro dos fulgurantes populistas da terra de Benito Mussolini. 

Há ainda figuras menores na ativa e os grandes cardeais do iliberalismo, Putin e o turco Recep Tayyip Erdogan, estão consolidados. Cada um deles com seus problemas e, a bem da verdade, guardando pouca proximidade real com os populistas.

Nas terras de Angela Merkel, a declinante líder alemã e antípoda de Bolsonaro em questões ambientais, parece haver uma reação em curso à ascensão do partido Alternativa para a Alemanha. Apesar de ganhos recentes em alguns estados, notadamente no antigo leste comunista do país, há dúvidas sobre sua viabilidade no jogo para suceder a Merkel, que deixará o cargo no fim de 2021. O motivo: a inépcia política.

Por fim, há a França do maior adversário externo de Bolsonaro, Emmanuel Macron. Lá, o presidente tem dificuldades para manter sua popularidade, mas o longo ciclo de poder que o mandato de cinco anos renováveis permite garante margem de manobra ante a sempre presente Frente Nacional, de Marine Le Pen.

História não permite julgamentos em tempo real sem uma monstruosa margem de erro, mas há cheiro de marco neste 24 de setembro, e não exatamente um que será comemorado em lugares como Richmond, Virgínia. (por Igor Gielow)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails