terça-feira, 9 de julho de 2019

QUEM É DE ESQUERDA NÃO PODE OMITIR-SE DIANTE DAS DITADURAS NEM COMPACTUAR COM NENHUMA DELAS!!!

pablo ortellado
SILÊNCIO IRRESPONSÁVEL
É embaraçoso o silêncio da esquerda sobre o relatório da ex-presidente chilena Michelle Bachelet a respeito da situação dos direitos humanos na Venezuela. 

Enquanto uma parte da esquerda aceitou acriticamente as explicações do governo Maduro, a outra parte preferiu um silêncio constrangido para não se indispor com o primeiro grupo e abalar a unidade do campo num momento em que o inimigo é o fascismo. A decência, porém, indica uma enérgica dissociação com o monstro bolivariano, inepto e totalitário. 

O relatório lançado na última quinta-feira mostra um retrato assustador do que a Venezuela se tornou, com uma mistura de devastação econômica, corrupção generalizada, supressão de direitos civis e perseguição política. 

A FAO estima que há 3,7 milhões de pessoas subnutridas no país (12% da população). O salário mínimo de US$ 7 por mês (cerca de R$ 28) permite comprar apenas 4,7% de uma cesta básica. Embora o governo subsidie e distribua alimentos, há denúncias abundantes de que a distribuição está condicionada a apoio político e é completamente insuficiente —mulheres gastam em média dez horas por dia em filas para conseguir alimentos. 

O acesso à saúde também é calamitoso. A falta de medicamentos em hospitais nas quatro maiores cidades do país varia de 60% a 100%. Apenas entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019, 1.557 pessoas morreram por falta de suprimentos nos hospitais.

As liberdades civis e políticas também não são respeitadas. 

Além do fechamento de jornais e da não renovação por motivos políticos de concessões de radiodifusão, o governo prendeu e expulsou do país centenas de jornalistas. Além disso, bloqueou o acesso a websites e a plataformas de mídia social. Apenas em 2018, 24 pessoas foram presas por publicações nas mídias sociais. 

Desde 2016 o país vive em um estado de exceção que confere ao presidente amplos poderes discricionários sob pretexto de manter a ordem interna. O decreto que o instituiu é renovado a cada 60 dias. 

Dissidentes políticos são invariavelmente tratados como traidores e agentes desestabilizadores. Desde 2014, pelo menos 15 mil pessoas foram presas por motivos políticos. A tortura desses presos se tornou uma prática rotineira, com choques elétricos, sufocamentos e violência sexual.

É chocante pensar que um retrato como esse possa ser respondido com evasivas e mentiras, tipo:
— a de que as fontes do relatório não foram oficiais;
— a de que a culpa da situação econômica é apenas das sanções dos Estados Unidos;
—a de que na Venezuela não há preso político, etc.  

Também é chocante que o relatório possa ser respondido com silêncio. (por Pablo Ortellado)

10 comentários:

Vandeco disse...

Este é um dos motivos que deixei há muito, mais há muito tempo mesmo, de votar na esquerda. A qual votei até o primeiro mandato do Lula. Daí pra frente enxerguei muito bem o que era a esquerda brasileira. Retrógrada! E tem gente que ainda acredita que o Lula é de esquerda. Ou seja, em resumo, a esquerda brasileira caminha velozmente para o descrédito total. Basta ver agora na votação da PEC da previdência. Pobre Brasil, que não tem uma oposição, séria, honesta, autêntica e que precisamos tanto ao governo do Bolsonaro.

Anônimo disse...

Vandeco, boazinha mesmo é a direita, né?! (modo ironia ativado no nível turbo!). Mostra a tua fuça, malandro. Tu nunca votou na esquerda, nem no Lula. Quer enganar a quem?!

Vandeco disse...

Pra eu enganaria alguém pela internet. Enganar o pra quê? Só se eu fosse um perfeito idiota, com meus mais de 70 anos. Tendo vivido a época da ditadura e passado por alguns percalços na ocasião. Sim, sempre votei na esquerda até o primeiro mandato do Lula, que pra mim foi a maior decepção. Joguei meu voto no, lixo! Votei Suplicy, no Mercadante, na Erundina, que aliás era minha vizinha, no Bairro de Mirandópolis, e outros mais. Somente votarei novamente na esquerda quando ela se atualizar e realmente querer praticar política para um Brasil melhor. Hoje, pratica quanto pior melhor! Quer mesmo é ter o poder nas mãos para fazer o que fez com o Brasil nos últimos 16 anos. É isso aí!

Vandeco disse...

Esqueci de dizer também que já votei no Ivan Valente, do PSOL, que também me decepcionou tanto quanto o Lula. Tendo inclusive escrito pra ele e não obtive respostas. Tá bom!

Anônimo disse...

Celso

Estamos, outra vez, no olho do furacão.
Aos 17 anos a situação foi uma experiência de angústia, horror, luta, perda de amigos, sei lá o que mais.
Você sabe tudo, tudo...
Agora, com 71, vejo um 'Hellraiser' ( sem a ver com o filme ).
A situação é estupefaciente.

Vejo o Heleno como integrante deste 'Hellraiser'. Arrebatando do inferno o pensamento do Sylvio Frota
O presidente cristão idolatra o Ustra e promete um ministro evangélico no supremo.
E o supremo já é uma lástima.

Repetem-se as marchas cristãs, a desfaçatez, o cinismo oficial.
Uma legião de titias e vovós fascistóides vociferam há meses até dentro das igrejas

Paulo Guedes é um Roberto Campos escarrado
Neto do Roberto Campos no BC

Na minha paranóia, alucino com um Estado Fundamentalista em rápida formação, apoiado em diversos tipos de milícias: reais e virtuais.

O garrote vil está se fechando sobre as universidades
Não há forum para debates
O recurso de YouTube não é ambiente de debate

E agora?

celsolungaretti disse...

Agora, a tarefa continua sendo a de forjarmos uma esquerda de verdade para lutarmos contra tudo isso.

É o que deveríamos estar fazendo desde o impeachment da Dilma, estamos três anos atrasados.

Faltam dois ingredientes fundamentais da ditadura de 1964: uma União Soviética que servisse de espantalho (os neofascistas daqui insistem em tentar usar o moribundo Foro de São Paulo, mas não cola) e um milagre econômico (com ou sem reforma da Previdência, a economia brasileira vai continuar devagar quase parando).

Essa onda vai passar. Mas, se continuarmos apáticos, a onda seguinte será populista-reformista e a história se repetirá todinha.

Desde 1985 a esquerda está patinando sem sair do lugar.

Anônimo disse...

Meus caros indignados de direita enrustidos,

Não se preocupem, estamos regredindo a passos largos e ultrapassaremos a Venezuela, e isso sem sofrermos com embargos do "grande irmão do norte".

É claro que nossa esquerda cirandeira é fofinha e está mais preocupada com quem dá o fiofó ou com quem usa black power, em vez de mobilizar as massas contra essa reforma da previdência...

Infelizmente, o Iluminismo ainda não se consolidou na terra brasilis...

Henrique Nascimento disse...

Final da decada de 70 e início da década de 80 em Aracaju-SE. Ainda estava rolando o regime militar tendo a figura patética do general Figueiredo na última presidência militar. Eu, um garoto de 9-12 anos, por 3-4 anos seguidos fui levado por um tio para assistir os desfiles anuais de 7 de setembro na avenida. Nesse meio tempo, esse mesmo tio me convence a comparecer a dois eventos nos quais a figura mais importante era o general-presidente. Anos passam e esse tio se elege vereador pelo PDS, depois MDB e depois vira "esquerdista" do PDT e finalmente PT.

Hoje esse meu tio um ferrenho defensor das baboseiras que a nossa esquerda partidária defende.


Lição aprendida: ser de esquerda ou de direita é estado de espírito.

celsolungaretti disse...

Henrique,

com relação à superficialidade da política convencional, você está certo. Mas, estranho muito quando revolucionários agem com idêntica frivolidade. Os que procedem assim não tinham uma verdadeira formação ideológica.

Eu fiz a minha opção revolucionária no final de 1967, quando convidado para um aprendizado de marxismo durante as férias (algo parecido com o mostrado no filme "A Chinesa", do Godard, só que os aprendizes éramos apenas quatro) e nunca mudei. A menina que me convidou hoje é crítica exacerbada da esquerda em geral e do PT em particular.

Mas, eu não cheguei a tal opção movido por indignação contra a ditadura, que, mais dia, menos dia, acabaria. Era contra o capitalismo e a sociedade erigida por ele. Não via sentido em dedicar a minha vida a ganhar dinheiro e obter o que o dinheiro compra. Desde os 15 anos procurava algo diferente, um propósito maior.

Meu ponto de chegada foi a constatação de que a humanidade passou milênios tangida à competição zoológica por não haver condições materiais para todos os seres humanos disporem do necessário para uma existência digna, mas a barreira da necessidade foi transposta no século passado e hoje temos conhecimentos e recursos mais do que suficientes para tanto, só faltando organizar a sociedade de forma racional e igualitária, ultrapassando todas as falsas divisões estabelecidas nos tempos da competição e da penúria.

E, ao passar pelos porões da ditadura, compreendi que nada, absolutamente nada, justificava submeterem-se seres humanos àqueles horrores. A partir de então, descartei por completo qualquer ditadura (inclusive a do proletariado, mesmo que supostamente transitória, porque é mais fácil construirmos ditaduras do que sairmos delas depois) e passei a colocar a liberdade e o respeito aos direitos civis e humanos no mesmo plano de importância da justiça social.

Mantenho até hoje a consciência que formei na segunda metade dos anos 60 e primeira dos '70. E, claro, morrerei fiel a tais valores.

Fausto Neves disse...

Como já disse em meu primeiro comentário Estamos no olho do furacão

Ontem, após a votação um deputado já dizia numa entrevista:
'estamos fazendo a lição de casa'
' estamos nos definindo como bons pagadores'
Aí está até uma siceridade
Mateus 13:12 Pois a quem tem, mais se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que quase não tem, até o que tem lhe será tirado.
Vamos entregar o pau brasil, o ouro e tudo o mais que queiram levar

A imprensa amestrada vai continuar noticiando alguns óbvios: 13 milhões de desempregados (e são mais), 62 milhões de individados ( e são mais)
O presidente vocifera:
'Eles gostam de pobre', diz Bolsonaro sobre veto a emenda do PT

Essa gente que está em Brasília e que emergiu do inferno da era de 64, tem apoio da Bala e da Biblia ~ ambas eleitas pelo voto do povo chucro ~como dizia Darcy.

Não há nem a oposição que havia nos idos de 64. Não há quem cassar, prender, exilar (só unzinho:Jean Wyllys)

Já nem falo aqui de esquerda ( a palavra mais vaga do nosso léxico político ~escreveu Paulo Francis em 1965).
Falo da opção preferencial pelos pobres, pretos, pardos e tantos outros predestinados á periferia da vida.
A igreja católica, amarrada à caridade, precisa deles para fazer o que faz a 2019 anos.
O papa Francisco já chegou a dizer que as idéias socialistas sequestram tal preferência da igreja!

Como você diz, Celso, descartemos por completo qualquer ditadura.
Mas um modelo de "sociedade decente" não pode ser outro que não o
“De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades”.1875

Anteriormente disse Tomás Müntzer 1524-1525) Omnia sunt communia , tudo é de todos.

Erant illis omnia communia " (Atos 4:32):"Tudo era em comum entre eles".

Regra de Santo Agustín (400 dC aprox.) "Et non dicatis aliquid proprium, sed sint vobis omnia communia "Não possuas nada própio, tudo o tenhas em comum”

Desde a década de 60 a tecnologia proporcionou um crescimento brutal da 'medida dos desejos' cada vez mais caros e fúteis.

Naquela época havia o jovem que desejava calça jeans 'Lee' e radinho de pilha; o rico que importava dois carros, viajava à Europa várias vezes e comprava diamante para a amante

Façam aí as listas de 'sonho de consumo' de agora.

Neste 11 de Julho
Folha publica:
plano de educacao basica do mec preve 108 escolas militares ate 2023

com equipe aos prantos guedes distribuiu parabens mas nao chorou

BandNews:
Rodrigo Maia discursa e chora depois da vitória

É a ditadura da insanidade

Related Posts with Thumbnails