sábado, 11 de maio de 2019

DEMÉTRIO MAGNOLI E REINALDO AZEVEDO, EM UNÍSSONO, PEDEM AOS MILITARES QUE SAIAM TODOS DO GOVERNO BOLSONARO –2

Toque do editor
O mundo dá muitas voltas. Quem, antes do impeachment da Dilma, imaginaria ver um dia Demétrio Magnoli e Reinaldo Azevedo irmanados na defesa da democracia brasileira, sugerindo formas de se conduzir à desgraça uma horda de fascistas destrambelhados?! 

Pois é o que fazem neste momento, quando ambos lançam artigos sugerindo aos militares aninhados no governo federal uma debandada coletiva, de forma a desequilibrá-lo de vez e empurrá-lo para a radicalização tão sonhada pelo Rasputin da Virgínia... mas que terminaria da mesmíssima maneira das tentativas autoritárias de Plínio Salgado em 1938 e Jânio Quadros em 1961: com derrota acachapante, por não levar em conta a real correlação de forças. 

Vale a pena os uma leitura atenta destes dois textos, que dão bons indícios das linhas de ação que estão sendo cogitadas e avaliadas nos bastidores.

E seus autores certamente não estão dando ponto sem nó, mas sim querendo reforçar uma tendência que já deve estar existindo na caserna, de ruptura com os bolsonaristas. 

Se tal ruptura for consumada, será a pá de cal no atual governo, que frustrou os poderosos da economia, está sendo emparedado pelo Congresso e pelo STF, conseguiu recolocar o movimento estudantil nas ruas, está assustando os evangélicos com o endeusamento das armas e ofendeu mortalmente figuras de grande prestígio nas Forças Armadas. 

Como as milícias das cidades e os proprietários rurais exterminadores de gente e destruidores da natureza não são suficientes para sustentarem governo nenhum, a queda passaria a ser questão de meses, talvez de semanas. (por Celso Lungaretti)
.
reinaldo azevedo
VOLTEM PARA OS QUARTÉIS,
SOLDADOS. DEU TUDO ERRADO!
Acabou a ilusão. A cada dia que os militares, da ativa ou da reserva, permanecem no governo Bolsonaro, as Forças Armadas, como instituição, se degradam. E se sujam com a lama ideológica em que se afunda a gestão. Em vez do amor à pátria, uma pistola 9mm; em vez do hino nacional, uma .45; em vez do patriotismo, o ódio —que alguns pretendem redentor— à democracia.

Meu ponto de vista é radical e não admite flertes de nenhuma natureza dos fardados com o poder político. Renuncie, general Hamilton Mourão! Sim, sei que o senhor foi eleito. Deixe que Rodrigo Maia seja o primeiro na linha sucessória. Os loucos vão se aquietar um pouco. Afinal, o presidente o queria apenas como um espantalho para assustar civis.

Voltem, senhores, para os quartéis e seus clubes, e lá se dediquem aos afazeres tipicamente militares e à defesa da Constituição. É por isso que, nas democracias, nós, os civis, lhes damos o monopólio do uso legítimo da violência.

Vocês garantem os Poderes constituídos se estes forem ameaçados. Aliás, general Augusto Heleno, prefiro substituir a palavra violência, a que recorreu Max Weber na expressão acima, por força. Civiliza mais.

Não faz sentido, senhor Rêgo Barros, que um general da ativa seja porta-voz de um presidente. Renega o conteúdo de um livro que o senhor mesmo citou em tom elogioso numa das lives de Bolsonaro —aquelas que imitam a estética Al Qaeda.

Em O Soldado e o Estado, de Samuel Huntington, o “controle civil objetivo das Forças Armadas”, que o senhor diz defender, o impede de portar a voz de um político. Tanto pior quando esse político promove o achincalhe do ente a que o senhor pertence.

Retomem seus afazeres na vida civil, senhores militares da reserva, sem se descolar de seu zelo habitual pela ordem —não é isso? Bolsonaro queria apenas a sua honorabilidade, não suas opiniões, seu senso de dever, sua moralidade, seus compromissos com o que apropriadamente chamam pátria. Esses valores não são compatíveis com a gramática do poder em curso.

O general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, um homem de caráter reto, está errado quando diz que Olavo de Carvalho, o prosélito de extrema direita, é um Trotski de sinal invertido. A ideia é sugerir que o autoproclamado filósofo trai ou agride a revolução que ajudou a promover. Trotski ainda fica melhor como o profeta traído caracterizado por Isaac Deutscher.
Não houve revolução nenhuma. Carvalho é o verdadeiro bolsonarismo, nunca seu traidor. Errado, meu caro Villas Bôas, foi aquele seu tuíte intimidando o STF às vésperas da votação do habeas corpus a Lula. Atravessava-se o Rubicão. Hora de voltar. Deu errado.

Ainda é tempo de inverter o sentido da marcha da tropa e estacioná-la do lado de lá do rio que separa o poder civil do militar.

O constrangimento dos generais com o decreto do liberou geral das armas é evidente. Justamente eles: os que foram desarmar o Haiti; os que foram desarmar o Congo; os que foram desarmar o Rio —não é mesmo, Rêgo Barros? Agora se veem em meio a um delírio que tem como horizonte, acreditem!, a luta armada redentora entre os bons e os maus.

O que sente um militar decente, senhores, obrigado a endossar um decreto que vai aumentar o poder de fogo das milícias e do narcotráfico? Notem que não faço a pergunta a Sergio Moro porque só chamo ao debate quem tem o que dizer.

Alguém alimenta alguma dúvida razoável de que os petardos disparados por Carvalho —que Bolsonaro decidiu condecorar com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco— contam com a anuência do presidente? Sim, há loucura nesse método, para inverter o clichê. Mas isso significa que método é, ainda que destinado a dar errado. Dará, mas não sem grandes sortilégios.

Voltem a seus afazeres originais, senhores, longe da política! Se o governo Bolsonaro se afundar na própria indigência intelectual, é importante que estejam prontos a defender a Constituição. Mas prestem atenção a uma advertência ainda mais importante do que essa.

Há uma hipótese remota, bem remota, de que o arranjo dê certo. Nesse caso, será ainda mais necessário que os senhores estejam inteiramente dedicados à defesa dos Poderes constituídos. O risco às instituições democráticas seria ainda maior. Se há coisa que sei sobre as almas autoritárias é que o sucesso lhes assanha a sede de... autoritarismo.

Vocês decidirão, senhores, com quantos anos de opróbrio as Forças terão de arcar quando terminar essa loucura. (por Reinaldo Azevedo)

2 comentários:

Henrique Nascimento disse...

O Olavo de Carvalho já era sumidade entre os Bolsonaros muito antes da eleição. Portanto, os militares já conheciam a figura, nenhuma novidade. As conclusões que chego são ou os militares achavam que o Bolsonaro ia dar um cala-boca no Olavo, tendo o Bolsonaro entrado em acordo com eles (os militares) ou os militares achavam que o Olavo não seria uma figura de tamanha influência sobre os Bolsonaros e o governo a ponto de expelir barbaridades.

Anônimo disse...

Mesmo não tendo a mínima ideia em que bicho vai dar, e sempre penso no pior, espero que o desenlace da atual piração seja uma questão de semanas, e não de meses. Como diz o ditado, é melhor um fim trágico a uma tragédia sem fim. Depois vem outra, bem o sei, mas a atual está sendo um martírio intolerável para 90% da população.

Marco Aurélio

Related Posts with Thumbnails