quinta-feira, 21 de março de 2019

QUEM VOTA COM O CASCO PUXA CARROÇA

fernando canzian
NA TERRA DE SHAKESPEARE, A MAIOR DAS TRAIÇÕES

Leave means leave [Sair significa sair] gritam por todo o Reino Unido, de onde escrevo nesta semana, protestos e marchas pedindo o cumprimento da saída do país da União Europeia.

Afinal, os britânicos foram consultados após um surto populista do ex-premiê David Cameron em 2016 e decidiram por maioria dar o fora votando sim num referendo. E sair significa sair.

O brexit deveria ocorrer na próxima sexta, dia 29. Mas a prova da precipitação e da aventura é que, quase três anos depois do referendo, a principal estratégia da atual primeira-ministra Theresa May é mendigar aos europeus por um adiamento desse prazo.

Trata-se somente de ganhar tempo para ganhar tempo, sem um plano definido até agora sobre o que fazer dele.

O embaraço em que o brexit se tornou para os britânicos talvez seja só a primeira consequência séria da onda populista e neonacionalista que vem varrendo algumas democracias nos últimos anos. 
Nessa esteira, Donald Trump nos EUA e Jair Bolsonaro no Brasil também poderão sofrer revezes no futuro —cada um a seu tempo e modo— pelo uso de discursos e soluções simples para problemas complexos, raiz do nó amarrado no brexit.

No caso do Reino Unido, um não brexit será a traição a uma decisão legal e democrática justamente numa das democracias mais antigas; um ataque não de fora, mas uma deslealdade com os eleitores de dentro do próprio sistema democrático. 

O dilema do Reino Unido não é só existencial, de pertencer mais ao resto do continente europeu ou de se insular novamente. O país encontra-se sob o risco do que pode ser uma lenta decadência se respeitar a decisão dos eleitores e virar de vez as costas para a Europa. 

Bancos, montadoras, cérebros e muito dinheiro já estão saindo ou se preparam para ir embora. Com o brexit, companhias aqui sediadas perderão acesso privilegiado a 440 milhões de consumidores na Europa. Na contramão, produtos europeus podem ficar mais caros para os 65 milhões de britânicos. 

O resultado tende a ser uma combinação de menos empregos, menos crescimento e mais inflação, afetando justamente regiões já decaídas, as que mais apoiaram o brexit. Os políticos vão bancar isso?

O vento que alimentou o fogo do brexit lá atrás é o mesmo que levou Trump, Bolsonaro e outros (como o Movimento 5 Estrelas na Itália) a soprar slogans fortes e simplificados a eleitores insatisfeitos —contra a Europa, contra imigrantes, contra o PT ou contra seja lá o que for.

Tudo de modo direto, com dados obtidos de forma inconfessa e ataques sem filtro via redes sociais para que as mensagens chegassem intimamente à palma da mão dos eleitores, via celulares. 

Como o brexit atesta, nessa nova forma de se fazer política propostas fáceis vencem eleições, mas só para potencializar problemas difíceis —para azar dos próprios eleitores. (por Fernando Canzian)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails