segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

AO INVÉS DE TENTARMOS CONCORRER COM O CAPITALISMO MUNDIAL EM FIM DE FEIRA, DEVEMOS ADOTAR OUTRO MODELO – 2

(continuação deste post)
Temos uma grade curricular que ensina errado, ou seja, positiva as categorias capitalistas e introjeta nas mentes dos alunos a ideia de que tais categorias sejam naturais, imutáveis e boas. Os próprios estudantes acabam se dando conta de que lhes estão sendo impingidas falsidades (pois sofrem com a injustiça social de que são vítimas) e se tornam agressivos. Têm motivos para sê-lo, mas escolhem os alvos errados, pois os professores estão presos na mesma armadilha.

Temos um sistema único de saúde para os pobres, que morrem à míngua por falta de atendimento médico, e um sistema de saúde privado, acessível apenas àqueles que podem pagar. 

Temos um processo de corrupção entranhado nas esferas pública e privada, que desequilibra a concorrência em detrimento de quem não participa dessas maracutaias, favorecendo o macro-monopólio empresarial dos que as praticam.

Temos constantes tragédias ecológicas que vitimam centenas de pessoas (como na região serrana do Rio de Janeiro, onde morreram mais de 900 pessoas, e nas barragens de Mariana e Brumadinho, MG, com mais de 300 óbitos).
Vigília pelos mortos em Brumadinho

Temos posturas imprevidentes como as que tiraram a vida de mais de 200 pessoas na Boate Kiss, em Santa Maria, RS, e de 10 jovens atletas no ninho do urubu, centro de treinamento do Flamengo, RJ; ou descaso com o patrimônio cultural brasileiro, como o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro.

Temos um índice assombroso de assassinatos por roubo, homofobia, misoginia, e por aí vai.

Enfim, transformamos o que já é ruim (o capitalismo) em algo insuportável, na medida em que praticamos um capitalismo burro.

O que o novo (velho) governo está a nos oferecer é o receituário démodé do liberalismo mundialmente fracassado,  apresentando-o, em versão fake, como se fosse capitalismo inteligente. 

Tal projeto, em tudo e por tudo, está fadado ao fracasso, devendo aprofundar ainda mais a nossa pobreza, pois adota uma postura entreguista com relação às riquezas naturais brasileiras, transformadas em riquezas abstratas.

Somos um país geopoliticamente relevante, seja porque temos uma grande população, seja pela nossa extensão territorial. E somos importantes para a humanidade, principalmente, pela riqueza mineral encravada em nosso solo e pela oxigenação mundial e climática proporcionada pela floresta amazônica. 
"complexo de vira-latas nos impede de darmos exemplo ao mundo"
Mas, somos insignificantes do ponto de vista da riqueza abstrata.

Infelizmente, o nosso complexo de vira-latas (como diria Nelson Rodrigues) nos impede de servirmos de exemplo para o mundo. 

Temos uma produção anual de soja de 117 milhões de toneladas, nossa maior commodity agrícola, que representa pouco mais de meia de tonelada para cada brasileiro; mas ela pouco significa em termos de valor econômico, pois corresponde a R$ 146 bilhões e só de de juros anuais pagamos cerca de R$ 400 bilhões.

A guerra de mercado privilegia quem produz manufaturados ou mercadorias patenteadas cujos segredos industriais são guardados a sete chaves.  

Podemos inferir do número acima o mesmo que Che Guevara reclamava da União Soviética, ou seja, Cuba trocava açúcar cubano barato por carros Lada caros. Assim era a vida mercantil dita comunista...

Outros exemplos do baixo valor das nossas riquezas materiais quando transformadas em riqueza abstrata: os casos do milho, do qual somos grandes produtores com cerca de 90 milhões de toneladas, e do nosso rebanho bovino (218 milhões de cabeças, temos mais gado do que gente...).
De que nos serve, afinal, sermos grandes produtores agrícola?

Embora sejamos grandes produtores agrícolas de muitos outros produtos, pelos campos há fome, em grandes plantações (Geraldo Vandré). 

E também nas cidades, em que o contraste entre a abastança de poucos e a penúria de muitos se evidencia cada vez mais.

Somos grandes exportadores de ferro, mas não temos dinheiro e tecnologia para as manufaturas dele advindas. Esta é a verdade do capitalismo fratricida.    

Daí podermos afirmar que a nossa saída não é tentarmos concorrer com o capitalismo mundial em fim de feira; que não devemos imitar o modelo que não serve nem mesmo para os vitoriosos da guerra de mercado. Precisamos adotar um outro modelo.

Tal modelo implica uma revolução de conceitos. 

Ao invés de nos abrirmos ao sistema mundial produtor de mercadorias e sua circulação globalizada, conviria aproveitarmos a nossa autossuficiência de produção de bens servíveis ao consumo e tornarmos as nossas riquezas materiais acessíveis à nossa população, sem o critério de sua mensuração pelo valor econômico (dinheiro e mercadorias).
"Não é mais possível vivermos sob o capitalismo"

É claro que esta tomada de posição provocaria uma revolta generalizada do mundo burguês que nos cerca opressivamente (principalmente a agiotagem internacional do sistema de crédito) e que se rege pela ditadura da riqueza abstrata; mas, certamente receberíamos a adesão dos quantos já sofrem os efeitos da penúria material e ecológica que nos é imposta pelo capitalismo em sua fase de limite de capacidade de expansão.

Estaríamos assim, ao lado de uma nova corrente humana internacional que está a surgir e que a cada dia se dá conta de que não é mais possível vivermos sob a égide de um modo de produção que se tornou anacrônico economicamente, suicida do ponto de vista ecológico e inepto na sua forma política.  

A verdade social costuma ser muito incômoda para os privilegiados da atual ordem econômica, que desfrutam suas opulências egocêntricas como se estivessem no baile da Ilha Fiscal (o último rega-bofe dos parasitas do Império, seis dias antes da proclamação da República), não percebendo ou não querendo perceber que dita ordem tem os dias contados e logo será substituída por algo humanamente sustentável e justo. (por Dalton Rosado)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails