sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

DE 37 PAÍSES PESQUISADOS, SÓ 4 TÊM ÍNDICE DE IGNORÂNCIA MAIOR QUE O BRASILEIRO

Reportagem de autoria de Daniel Duarte, publicada no blog Brasilianismo, nos dá conta de que, dentre 37 países pesquisados, só a população de quatro deles tem uma percepção mais incorreta da realidade em que vive. 

E o pior é que candidatos extremistas tendem a se beneficiar de tamanha falta de noção. Está aí o Bolsonaro, que não me deixa mentir.

Eis os trechos principais:
"O Brasil ficou em quinto lugar na nova edição do ranking que mede o quanto os países têm noção equivocada sobre a própria realidade. 

Chamada Os Perigos da Percepção, a pesquisa anual é realizada pelo instituto Ipsos. O estudo foi realizado em 37 países e se baseia em entrevistas com pessoas em cada um deles sobre o que elas acham sobre a realidade que vivem. A pesquisa então compara esta percepção com os dados oficiais. 

Quanto maior a diferença entre percepção e realidade, maior a ignorância da população –e por isso o ranking geral foi chamado originalmente de índice de ignorância.

...[as perguntas versaram sobre] formação da população, imigração, segurança, criminalidade, comportamento sexual, violência sexual, saúde, economia, ambiente e outros temas. 
Em 2018, o Brasil ficou atrás de [ou seja, só foi melhor do que] Tailândia, México, Turquia e Malásia. Os lugares em que a população tem uma maior noção sobre a realidade em que vive são Hong Kong, Nova Zelândia, Suécia, Hungria e Reino Unido.

Esta falta de noção dos brasileiros sobre a própria realidade pode afetar até mesmo o funcionamento da democracia, segundo o ex-diretor de pesquisas do Ipsos, Bobby Duffy, autor do livro The perils of perception: why we're wrong about nearly everything. Em entrevista ao blog Brasilianismo, em setembro, Duffy indicou que candidatos extremistas tendem a se beneficiar da falta de noção da realidade.

Ele também explicou que o problema não é exatamente ignorância, como dizia a pesquisa originalmente, mas o fato de que as pessoas acreditam ativamente em coisas factualmente erradas, têm uma percepção equivocada da realidade (chamada misperception em inglês). 

Segundo o livro, é possível ver uma correlação entre o nível de certeza que a pessoa tem sobre sua avaliação e o de percepção equivocada da realidade. Quanto mais certa a pessoa acha que está sobre um determinado tema, mais alta a chance de ela estar errada. 

"A questão não é falta de conhecimento, mas que elas acham que estão certas, mesmo que não estejam. São duas coisas diferentes. Percepções erradas são mais difíceis de lidar do que ignorância. Quando as pessoas não têm conhecimento sobre algo, elas podem ser ensinadas. É mais difícil convencer pessoas que acham que sabem algo que na verdade está errado. Mudar a percepção das pessoas é mais difícil", explicou. 

IMIGRAÇÃO – Os brasileiros acreditam que o país tem muito mais imigrantes do que realmente tem, tanto que é o quarto país com a percepção mais equivocada em relação à porcentagem de imigrantes, atrás apenas de Colômbia, África do Sul e Peru. 

A resposta média dos entrevistados é que 30% da população é formada por imigrantes, quando o índice verdadeiro é de aproximadamente 0,4%. 

Os brasileiros também acham que o país tem muito mais muçulmanos do que tem na realidade. O palpite médio foi de 16 a cada 100 pessoas, quando o dado oficial é de menos de 1%.

Ouvida pelo jornal, a pesquisadora Elissa Fortunato, vice-presidente de uma ONG que acolhe imigrantes em São Paulo, disse que o aumento dos fluxos migratórios recentemente no Brasil, principalmente de haitianos, sírios e venezuelanos, pode ter contribuído para a percepção superestimada. 

"As pessoas passam a acreditar que aquilo é um problema muito maior do que é. Se as fronteiras onde chegam venezuelanos estivessem mais preparadas para recebê-los, p. ex., o impacto sobre os serviços públicos seria menor e a percepção das pessoas poderia mudar."

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Celso, aqui é o Hebert do Rio, tudo bem?

Primeiro, Muito Boas Festas a Você e a todos aqui.

Parte da crônica ( Quanto mais certa a pessoa acha que está sobre um determinado tema, mais alta a chance de ela estar errada ), me lembra um episodio do Chaves - A Falta de Água ( que assisto desde a infância ), quando o Professor Girafales ( Rubén Aguirre ) diz ao Seu Madruga: "- não afirme com tanta certeza, os inteligentes sempre duvidam das coisas, somente os idiotas tem sempre certeza de tudo que o dizem. "
Algo engraçado que consigo lembrar, diante do triste ranking.

Desejo de presente a você, o exito da continuidade e uma maior visibilidade da página.
O hábito deste tipo de comunicação aqui, faz falta para despertar o pensamento o senso crítico e questionador do povo, sempre posto de lado sobre os assuntos quem dizem respeito a de qualquer ser social ( política, religião, sexo, música, cultura ).
Desejo um povo que ao menos readquira o o diálogo, como hábito.
Que movimentos progressistas, vão as ruas e estimulem isso com frequência, não apenas
quando em época de risco ( como nas semanas, que sucederam as eleições ).
Que cidadãos deixem de tratar e serem tratados, como torcedores de futebol.
Quero mais formadores de opinião, que falem realmente a linguagem do povo ( sem média, sem demagogia ), que de fato conversem, dialoguem e discutam com o povo, ao invés de pautar a conversa, o dialogo, a discussão, de forma tendenciosa.
Quero menos "intelectuais" dentro de suas "bolhas filosóficas", menos "pensadores " egocêntricos preocupados demais com o som de suas próprias vozes,
ou com sua própria pompa intelectual, portanto incompreendidos pelo povo.
Menos "emponderados" de rede social, que não sabem a diferença entre justiça social,
e justiceiro social.

Forte abraço.




celsolungaretti disse...

Herbert,

é gratificante ver seu ânimo. Mas, eu me darei por contente se, em 2019, conseguirmos ao menos minimizar os prejuízos.

Vêm tempos difíceis, mas, se não dermos ensejo para um fechamento político, o castelo de areia do Bolsonaro logo desmoronará.

E aí, pelo movimento pendular da História, isto deverá trazer uma fase favorável a nós. Tomara que saibamos aproveitar. Tomará que o PT não tenha mais força para atrapalhar, pois é só o que vem fazendo nos últimos anos.

Enfim, como dizia o Vanzolini, só nos resta levantarmos, sacudirmos a poeira e darmos a volta por cima.

Um forte abraço!

Vandeco disse...

O PT não atrapalha. Quem é hoje o alicerce do PT? Ninguém a meu ver. Quem atrapalha é o Lula, que com tanta megalomania está num buraco que não sabe sair e que ele mesmo se enfiou, mas que culpa todo mundo, não olhando pro seu umbigo, gastando uma fortuna com advogados. Pra quê? Jogou sua biografia no lixo. Ganancia? pode ser! Dá até pra lembrar a saudosa Maysa cantando "Meu mundo caiu". C'est la vie!

Related Posts with Thumbnails