domingo, 16 de setembro de 2018

JAIR BOLSONARO JÁ FOI ULTRA-ESTATISTA, HOJE É UM ULTRALIBERAL, MAS ALGO ELE SEMPRE SERÁ: UM ULTRA-OPORTUNISTA!

"...por tudo o que li e vi até agora, a candidatura que se revela mais incoerente é a de Jair Bolsonaro, que apresenta um programa ultraliberal na economia, mas ostenta, como deputado, um longo histórico de posições ultra-estatistas.

Assinale-se que outros candidatos competitivos também passaram por mudanças. Marina Silva foi do campo da esquerda para um ideário econômico mais liberal e Ciro Gomes caminhou do PDS, sucedâneo da Arena, para a centro-esquerda. Suas transições, contudo, foram paulatinas e temos registro de posições intermediárias. 
Já com Bolsonaro, a guinada foi muito mais rápida e se deu no contexto de uma disputa eleitoral. Fica difícil pelo menos não suspeitar de que sua conversão tenha mais a ver com oportunismo do que com convicção." 
.
(Hélio Schwartsman)

11 comentários:

Anônimo disse...

Acho meio exagerado tantos posts para comentar sobre bolsonaro, afinal ele nao era "carta fora do baralho"?

celsolungaretti disse...

Em condições normais, sim. Com pouquíssimo tempo no horário do TSE e dando trunfos para os adversários em cada debate (o Boulos causou-lhe estrago no primeiro e a Marina o mandou à lona no segundo), tudo levava a crer que seu balão seria desinflado agora em setembro, não chegando ao 2º turno.

O atentado mudou tudo. Os adversários diminuíram os ataques e ele não abriu mais a boca para dizer bobagens, o que no caso de um candidato tão tosco e incapaz de conter a incontinência verbal, acaba sendo uma grande vantagem. "Calado, é um poeta", como disse Romário sobre o Pelé...

Então, agora está havendo a pior possibilidade possível: um 2º turno entre Bolsonaro e Haddad. Seria o duelo entre a rejeição ao fascismo e a rejeição ao petismo: o ÚNICO cenário em que o fascista pode eleger-se.

Anônimo disse...

CL,

Gostaria de sua opinião como ex-guerrilheiro:

A Dilma é ou não é um cabo Anselmo ?

celsolungaretti disse...

Não. A Dilma é uma antiga revolucionária que perdeu a fé nos nossos ideais e hoje só acredita em soluções tecnoburocráticas. Crê que, tendo uma posição dominante no aparelho de Estado, dará ao povo, de cima para baixo, o que o povo mesmo tem de, ele mesmo, conquistar e preservar.

O pior é que, como gerentona, se mostrou incompetente ao extremo, quando teve a chance de colocar suas atuais convicções em prática.

Mas, nada indica que tenha agido de má fé. Apenas não estava à altura do papel que tentou assumir.

Escritor disse...

Em que questoes o bolsonaro se converteu de estatista para liberal?

Anônimo disse...

Mas há rumores de que a Dilma não foi realmente torturada...

Vandeco disse...

Um que se faz de vitima, há muito tempo, está na prisão. O outro que que nem se imaginava vitima está no hospital e de um dia pro outro virou vitima. Sendo uma vítima real , verdadeira e incontestável Bolsonaro ganhou e ganhará muito tempo na mídia escrita, falada e televisada. Muito mais que o horário eleitoral. Na vida sempre alguns descem pra outros subirem. C'est la vie!

celsolungaretti disse...

Escritor, o plano de governo que o Paulo Guedes preparou para ele vai todo na direção de conquistar o apoio do "mercado" dizendo o que ele quer ouvir.

Não vou entrar em detalhes porque o Dalton Rosado está fazendo uma análise detalhada das propostas econômicas (principalmente) dos presidenciáveis que realmente estão no páreo e o Jair Bolsonaro é o próximo da lista. Sairá nos próximos dias.

celsolungaretti disse...

Vandeco,

ele pode, assim, falar apenas o que quer. Enquanto estiver convalescendo, terá uma chance de falar menos bobagens que o usual.

Mas, não está sabendo aproveitar. Onde já se viu dizer, naquele vídeo ridículo e lacrimoso, que o Haddad VAI indultar o Lula?! Ele está dentro da cabeça do Haddad, para ter certeza disso?

Tomar suposições e conjecturas como verdade é coisa de papo de esquina. Presidente não pode fazer isso, jamais! Esse aí mostra ser mais despreparado e incompetente ainda do que a Dilma.

celsolungaretti disse...

Os torturadores eram homens e, por um condicionamento cultural, boa parte deles preferia aplicar às mulheres torturas que não deixam marcas permanentes (como os choques elétricos), do que descer-lhes porradas que fraturam vértebras, estouram tímpanos, etc.

Então, hoje é inquestionável que eu fui torturado, porque apresentei o tímpano estourado desde a primeira vez em que fui num otorrino depois de sair da prisão; o Ivan Seixas, uma costela quebrada, e assim por diante.

Se a Dilma não tinha, depois de tanto tempo, algo desse tipo para mostrar, não quer dizer nada. Pela posição que ela ocupava na VAR-Palmares, os torturadores jamais deixariam de abrir a caixa de ferramentas.

celsolungaretti disse...

Nova resposta ao Escritor:

Tive um dia estafante e percebi agora que o artigo do Dalton Rosado sobre o programa de governo do Bolsonaro, na verdade, JÁ FOI PUBLICADO. Eis o post:
https://naufrago-da-utopia.blogspot.com/2018/09/as-urnas-de-nossa-desesperanca-6.html

Curiosamente, eu mesmo faço o chamado copy desk e a edição de todos os posts, portanto ocupei-me por mais de uma hora desse texto... e mesmo assim estava com a impressão de que ele ainda estava faltando.

O que falta é o artigo de encerramento da série, no qual o Dalton aborda os demais candidatos além do Haddad, Bolsonaro, Ciro, Marina e Alckmin, os que têm chance de vitória e mereceram um post inteiro cada.

Desculpe a nossa falha.

Related Posts with Thumbnails