quarta-feira, 8 de agosto de 2018

10 ANOS DO BLOG 'NÁUFRAGO DA UTOPIA': CONSCIENTIZANDO LEITORES NO SENTIDO DE SUA EMANCIPAÇÃO SOCIAL.

O NÁUFRAGO DA UTOPIA É UM BLOG REVOLUCIONÁRIO?
Somos uma mídia eletrônica que completa 10 anos de existência e a cada dia se torna mais acessada e contributiva. Isto justifica uma auto-avaliação.

Ouvi de um jornalista experiente que a internet hoje é mais acessada do que qualquer outro meio de comunicação e imensamente mais lida do que os jornais impressos, de difícil acesso financeiro e logístico para os leitores. 

Sintoma disto é o sucesso financeiro da Apple, fabricante mais conhecidos produtos de hardware. 

O valor das ações dessa empresa estadunidense, orçado em USD 1 trilhão graças aos lucros obtidos com a venda de tecnologia da comunicação pela internet, é maior do que a grande maioria dos PIB's dos países periféricos do capitalismo, que concentram expressiva parcela da população mundial. Somente 16 nações têm um PIB que supera o valor acionário da Apple.   

Paradoxalmente, ao buscarem o lucro eles, sem o querer, abrem o acesso à comunicação e viabilizam a tecnologia aplicada à produção de mercadorias, que conspira contra a lógica capitalista. Esta é mais uma contradição dentre outras que o blog vem denunciando e que explicam a debacle capitalista e, principalmente, o desastre das economias periféricas. 

Os lucros ficam nos Estados Unidos, embora a fabricação dos equipamentos ocorra na China, onde a mão-de-obra é barata e potencializa os lucros extraordinários da empresa matriz. Fenômenos como este, aliado a fatores de manipulação financeira, são o motivo de uma certa sustentação e sobrevivência da deficitária economia estadunidense.
"A internet é hoje mais acessada do que qualquer outra mídia"

Como isto não queremos negar a importância da TV, do rádio e dos jornais, até porque, estes últimos principalmente, cumpriram sua tarefa histórica nos primórdios da comunicação, quando eram o veículo que dizia a verdade

Muitos jornais passaram a existir apenas na internet, mantendo-se importantes mas dividindo espaço com muitas outras mídias eletrônicas.  

Assim como a forma de produção social determina o modo de ser da sociedade, é a tecnologia aplicada à informação que molda os modos de comunicação. Tudo se transforma todos os dias; esta sociedade infeliz que temos está num profundo tempo de transformação (mesmo que trágico) e de modificação dos modos de comunicação. 

Neste sentido, os blogs são meios de comunicação absolutamente livres para expressarem-se opiniões, sejam elas quais forem, livrando os jornalistas que neles escrevem das amarras que sempre tornaram tendenciosas as informações a partir das empresas de comunicação. 

Exemplo do facciosismo (ainda vigente) podemos extrair de uma velha história do jornalismo. Consta que, quando o grande articulista David Nasser foi fazer teste num jornal do Assis Chateaubriand ,pediram-lhe para escrever um artigo sobre Jesus Cristo, ao que ele indagou: contra ou a favor?

Nosso querido Apollo Natali disse, na sua última crônica (verdadeiramente dilacerante, como afirmou o Celso Lungaretti), que o jornalismo é a deusa tutelar da espécie humana e a imprensa, sua guardiã. 
Apollo certamente se referia à imprensa livre da imposição do capital que norteia as empresas de comunicação e ao esforço jornalístico que sempre driblou inteligentemente a orientação empresarial midiática ou a censura ditatorial.

Neste sentido, sem qualquer presunção de nossa parte, o blog Náufrago da Utopia, por não veicular qualquer anuncio publicitário, é absolutamente livre para a expressão da informação que educa conscientizando, ao contrário da informação que deseduca manipulando consciências.

É claro que, numa sociedade na qual a mediação social é feita exclusivamente pelo dinheiro, todos nós somos obrigados a buscá-lo, pois, afinal, dele necessitamos para pagar a conta de luz ou as compras no supermercado.    

Por imperativa necessidade imposta pela lógica do capital somos forçados a ganhar dinheiro como forma de sobrevivência. É a coerção tácita da qual nos falava Robert Kurz, outro imprescindível que se foi, tal como Apollo Natali, mas que deixaram um legado imorredouro. 

Daí termos de bater o escanteio e fazer o gol de cabeça, e nisto o nosso editor Celso Lungaretti é craque de bola. 

Como manter em alto nível um blog, mesmo não vendendo a sua alma para o mercado, continua bem vivo e cada vez mais acessado (em dez anos são 2,6 milhões de hits)? 
A resposta está na consistência do seu conteúdo, pois diante de tanto ilusionismo midiático, os artigos que denunciam a realidade cruel e bárbara por que passamos, suas causas e as formas de sua superação, terá sempre leitores ávidos em absorver ensinamentos emancipacionistas, libertadores, e com eles interagir de modo socialmente contributivo.    

A conscientização é a arma mais poderosa contra a opressão. 

As revoluções armadas são úteis na chamada guerra de movimento; mas a conscientização é fundamental para a guerra de posição, aquela que consolida um novo modo de ser social superior e mais evoluído socialmente que aquele revolucionariamente destituído. 

É neste sentido que o blog Náufrago da Utopia é revolucionário da forma mais consistente: buscando a conscientização, pois, como disse Goethe, “o que não se compreende não se possui”.  

O saber é patrimônio que nenhum ladrão consegue roubar; a consciência é a bússola capaz de levar o navegante aos mares mansos de uma vida social emancipada, feliz e sustentável.
"Blogueiros de novo? O que querem desta vez?" / "O de sempre"
.
A IMPORTÂNCIA DO LEITOR E SEUS COMENTÁRIOS –Quem escreve, o faz para se comunicar e passar algo que considera interessante ou importante, principalmente quando o exercício da escrita não tem remuneração financeira, como é o caso deste blog.

Nesse sentido estamos plenamente realizados, embora queiramos muito mais, pois o nosso objetivo é conscientizar os leitores no sentido da sua emancipação social. 

Os 2,6 milhões de acessos em 10 anos correspondem a uma média de quase 21.000 mensais, e isto significa muito para nós, pois são milhões de pessoas que continuam a se interessar pelo conteúdo do blog, e de forma crescente. 

O número de leitores novos vem crescendo e isto é motivo de agradecimento neste momento e de parabéns ao nosso editor, pela iniciativa de criá-lo e mantê-lo, o que somente demonstra que o jornalismo independente (aquele que busca denunciar causas e consequências das mazelas sociais que ora só aumentam em escala mundial e, especialmente, no Brasil) pode sobreviver graças aos esforços de todos que compõem diminutas e abnegadas equipes. 

Sabemos como fará falta a perda da suavidade poética dos escritos do Apollo, que sempre arejaram o conteúdo cáustico de quem denuncia os rigores da opressão social. 
Blogueiros x grande imprensa: vitórias são possíveis

Mas somos jovens como veículo de comunicação, pois com 10 anos estamos ainda na nossa pré-adolescência; esperamos que possamos continuar até e após as transformações sociais que tanto almejamos e para cuja ocorrência possamos ter contribuído. 

Contribuir para a emancipação social é o objeto teleológico revolucionário e permanente do blog. 

A você, leitor, o nosso mais sincero agradecimento, pois é graças a você que continuamos existindo e resistindo. (por Dalton Rosado)

5 comentários:

Anônimo disse...

Vida longa ao blog e ao seu realizador ,no entanto prefiro Balzac ao dizer que " O jornalismo é uma grande catapulta movimentada por pequenos ódios."

Vandeco disse...

Parabéns pelos dez anos do blog.
Quase que todos os dias leio os seus textos e outros artigos que publica. Parabenizo também por sua gratidão e homenagem, para com os seus amigos escritores e jornalistas. Acho os textos publicados coerentes e bem escolhidos para os nossos conturbados dias. Como disse o anônimo : Vida longa para o blog!

celsolungaretti disse...

Obrigado, Vandeco.

Na década de 1970, eu e muitos outros tentamos produzir arte fora do circuito comercial, disponibilizando para as pessoas, de graça, trabalhos melhores e mais consequentes do que aqueles pelos quais pagavam. Fazíamos isso com muitos sacrifícios.

O nosso blog é uma atualização dessa proposta. Continuamos sendo Davis competindo com Golias e temo que, enquanto o capitalismo existir, jamais conseguiremos equilibrar o duelo.

Só que, como somos um pouco velhos para mudar de atitude, vamos continuar marchando contra a corrente enquanto nossas forças permitirem. Tomara que isso tenha alguma serventia para muitos outros como você.

Um forte abraço!

Anônimo disse...

O Náufrago é como uma janela por onde entra ar fresco, impedindo que o mofo tome conta de vez do ambiente ! A nossa esperança é que outras tantas janelas possam se abrir e arejar os corações e mentes de muitos Parabéns !



Marcelo Roque

celsolungaretti disse...

Valeu, meu caro Marcelo, um forte abraço!

Related Posts with Thumbnails