sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

WOODY ALLEN E A LÂMINA SINISTRA QUE CAI SOBRE QUALQUER CABEÇA SÓ PORQUE ALGUÉM SOLTOU UM GRITO

Por João Pereira Coutinho
"...em 2014, em carta para o New York Times, Dylan Farrow, a filha adotiva de Woody Allen, acusou o pai de a ter molestado sexualmente na infância.A história era conhecida desde 1992. Mas também era conhecido o veredito da justiça: Woody Allen estava inocente.

Pior: o irmão de Dylan acusou Mia Farrow, então em pleno divórcio litigioso com Woody, de ter manipulado a filha para que esta acusasse o pai desse repugnante crime.

Fim de história?

Longe disso: Hollywood descobriu agora que Woody Allen, 25 anos depois, tem lepra. Perdi a conta aos atores —passados e presentes— que rasgam as vestes em público e mostram arrependimento por terem trabalhado com ele.

Outros, preventivamente, declararam que jamais trabalharão com o diretor. Desse coro, Alec Baldwin foi uma exceção: depois de relembrar que Woody Allen foi ilibado das acusações, o ator declarou que ter trabalhado com ele foi das melhores coisas da sua carreira. (E foi, Alec.)
Gostariam que Allen passasse pelos mesmos apuros...

Entenda, leitor: a questão não está em saber se o abuso de crianças é coisa séria. Claro que é. Mais: é um crime invulgarmente repugnante, que deve ser punido com uma dureza exemplar.

A questão é outra: será que devemos abandonar os princípios básicos de um Estado de Direito e linchar em público alguém que foi acusado por outro de uma conduta reprovável?

Cuidado com a resposta. Se ela é afirmativa, esse é um mundo em que eu não quero viver. Até porque eu conheço esse mundo: é o mundo típico dos regimes totalitários, que executavam dissidentes sem provas, sem julgamento, sem nada.

É um mundo destrutivo, sim. Mas também é um mundo autodestrutivo: faz parte da dinâmica totalitária devorar os seus próprios filhos.

Os jacobinos souberam disso durante o Terror da Revolução Francesa. Os bolcheviques também com as purgas de Stalin na década de 1930.
...do seu personagem em Um assaltante bem trapalhão.
Por outras palavras: os carrascos de hoje podem ser facilmente as vítimas de amanhã. Basta que alguém, algures, siga os mesmos métodos duvidosos.

E, quando esse momento chegar, a que tipo de defesa terão direito? Presunção de inocência? Mas como, se eles aboliram essa presunção com seus comportamentos histéricos?

Tentar acabar com o abuso reinante na indústria de cinema é um objetivo meritório. Um objetivo que, convém lembrar, vem com anos de atraso, depois do secretismo covarde e provavelmente criminoso de muitos puritanos de agora.

Mas ao lado dessa luta ergue-se uma outra guilhotina: uma lâmina sinistra que cai sobre qualquer cabeça só porque alguém soltou um grito."
Por Celso Lungaretti
O escritor e cientista político português João Pereira Coutinho também ousou ir contra a corrente dos linchamentos morais descabidos. Somos poucos. Infelizmente, quando encontra alguém sendo apedrejado, a maioria vai logo catar pedras.

Vi esta canalhice se voltar contra muita gente boa, começando pelo grande Monteiro Lobato, a quem iletrados tentaram inculpar pelos insultos racistas da personagem Emília contra a Tia Nastácia. Não tinham a mais remota noção da grandeza daquele a quem tentavam atingir, tanto como escritor quanto como guerreiro que travou o bom combate nos tempos sombrios de outra ditadura.

E o ridículo supremo foi quando militantes fanáticas do feminismo tentaram colar a etiqueta de estupro no fato de a atriz Maria Schneider ter aceitado fazer uma cena de sodomia simulada que não constava do roteiro da obra-prima O último tango em Paris, de Bernardo Bertolucci. 
Seu estupro sem penetração faria a delícia do saudoso Sérgio Stanislaw Ponte Preta Porto, talvez até o convencesse a lançar um livro sobre o festival de besteiras que assola o mundo...

Por último, uma observação sobre vítima recente, o William Waack. 

Salta aos olhos que o episódio foi uma armação, não havendo a mais remota base para qualificá-lo de racista apenas por conta de uma piada de mau gosto que fez no intervalo do trabalho e foi exumada um ano depois, com evidente má fé, pelos que queriam desqualificá-lo por outros motivos.

Devemos defender injustiçados a despeito do seu (mau ou duvidoso) caráter, para que a injustiça não prospere; tais linchamentos são nocivos e execráveis, devendo, portanto, ser incondicionalmente repudiados pelos justos.
Bertolucci, Schneider e Brando. Estuprada?! Falsa sério...

Mas, a Globo procedeu da maneira mais abjeta com Waack e, mesmo assim, ele firmou um acordo podre, que vem cumprindo à risca, de passar uma borracha em cima da postura de quem, demitindo-o, avalizou a arapongagem, o roubo de uma gravação para fins crapulosos e o atentado contra sua reputação.

Só existe uma explicação possível e imaginável para ele não ter ido à luta contra a Globo, tanto na Justiça quanto nas entrevistas e nos artigos que escreve: é sonante e, certamente, possui muitos zeros. 

Se Waack não chutar o pau da barraca, dando a público os termos de seu pacto com o diabo... quer dizer, com a Globo, eu continuarei defendendo-o da acusação que serviu como pretexto para seu apedrejamento, mas perderei o respeito por ele como cidadão e como ser humano.
Aos 16 anos assisti a uma peça sobre Galileu Galilei, encenada por um grupo teatral amador, cuja frase mais marcante nunca saiu da minha memória, inspirando-me até hoje:
"Há um mínimo de dignidade que não se pode negociar, nem mesmo em troca da liberdade, nem mesmo em troca do sol".
Muito menos em troca de uma mega-sena acumulada...

3 comentários:

axel_terceiro disse...

Por isso que gosto tando dos seus textos como dos do Coutinho, mesmo com os dois tento visões de mundo tão diferentes: vocês, além de inteligentes, são honestos.

Comecei a pensar sobre isso mesmo antes de estourarem essas recentes denúncias em Hollywood, Celso. Simplesmente, não pode ser tolerado que apenas uma denúncia sirva pra arruinar a vida de alguém. Tentar argumentar essa questão básica com uma militante feminista padrão, mesmo que da maneira mais ponderada possível, é pedir pra criar uma inimizade. E, pra ser sincero, não vejo, no fundo, muita diferença entre um criminoso que assedia uma mulher pra esses linchadores metidos a justiceiros sociais. Todos igualmente escrotos.

celsolungaretti disse...

É algo que me dá medo, a forma agressiva com que defendem posições que, no fundo, pouco têm a ver com nossos problemas graves. Às vezes fico com a impressão que eles sofreram uma lavagem cerebral semelhante à aplicada nos zumbis da Igreja Universal.

De 1968 não transcorreu meio século. Retrocedemos uns cinco séculos, para antes do iluminismo...

celsolungaretti disse...

"De 1968 para cá" (desculpem minha distração)

Related Posts with Thumbnails