sábado, 30 de julho de 2016

DILMA COME CRU E ACRESCENTA OUTRA GAFE À COLEÇÃO

Eis como a presidente afastada Dilma Rousseff se posicionou no Facebook a respeito dos acontecimentos da Turquia, tão ansiosa estava para utilizá-los na sua pregação anti-impeachment que nem sequer esperou o suficiente para saber direito qual era o terreno em que estava pisando:
"A tentativa de golpe na Turquia é preocupante. Um governo eleito não pode ser derrubado. Nem pela violência, nem pelas artimanhas jurídicas. Recep Tayyip Erdogan foi eleito democraticamente pelo povo turco, assim como eu o fui pelos brasileiros. O processo de impeachment no Brasil tem que ser repudiado. Democracia é preservar a vontade popular".
Era um campo minado, como constatou o filósofo Hélio Schwartsman: 
"Não acho que Recep Tayyip Erdogan, o presidente da Turquia, tenha simulado um golpe militar contra seu governo com o objetivo de desferir a reação e endurecer o regime. Dirigentes paranoicos evitam jogadas arriscadas. 
Não há dúvida, porém, de que a destrambelhada tentativa de golpe foi um presente para Erdogan e o seu AKP, o partido islamita com o qual governa desde 2003. O presidente, que já vinha nos últimos anos adotando uma linha mais despótica, encontrou o pretexto de que precisava para deslanchar sua ofensiva autoritária. Nas últimas semanas, Erdogan já fechou 131 veículos de comunicação e mandou prender ou suspender 60 mil pessoas, a maioria militares, juízes, policiais e professores".
Quando acreditou que o Brasil estivesse a caminho de ganhar o Mundial Fifa de 2014, ela afirmou que o seu governo era padrão Felipão. Acertou na mosca, mas suponho que sua intenção não fosse exatamente a de igualar-se ao responsável pelo maior vexame do futebol brasileiro em todos os tempos.

Quando pensou que o quadro turco fosse tão somente o de uma civilizada democracia resistindo a bárbaros golpistas, ela se comparou ao Erdogan. Nem quero imaginar o que ela diria a respeito do Mussolini enquanto  o futuro duce ainda parecia ser de esquerda.

Quando vai aprender que o afobado come cru? 

E que quem é burro, pede a Deus que o mate e ao diabo que o carregue?
.

3 comentários:

Unknown disse...

Celso,
Durante certo tempo estudei a organização Alcoólicos Anônimos.
À minha maneira, mas estudei.

Foi a primeira vez que encontrei um sistema de organizar pessoas eficiente.

As Doze Tradições de AA tem como cerne a democracia (a Consciência Coletiva), mas, mesmo que haja consenso, existe o direito da minoria ser ouvida e levada em conta.

Esse arrodeio todo foi para dizer que não concordei com o meme ¿Por que no te callas? com o qual vc ilustrou o texto.

AA tem funcionado a décadas por que esse "cálice" não existe na organização.

O segredo dessa humildade é que todos reconhecem que foram derrotados pelo alcoól e que são doentes.

A clássica apresentação de AA - "Meu nome é ___, sou alcoólatra e só por hoje não bebi" - reflete também essa visão de si e da sua real situação.

O Dalton descreve a nossa sociedade e os seus indivíduos como doentes que sofreriam de uma doença social que, assim como o alcoolismo, é incurável, progressiva e fatal.

Coincidentemente, a maioria dos próceres do capitalismo são alcoólatras ou usam drogas...
Mesmo atletas!

Seria (ou será) muito bonito o dia em que a maioria se apresentar assm:

"Meu nome é...., sou um capitalista, mas só por hoje eu não roubei ninguém!"

Talvez quando chegarmos ao "fundo do poço"...


celsolungaretti disse...

Sady, humor só precisa ter graça. Se nos pusermos a fazer exegeses das piadas, elas serão desconstruídas e nos tornaremos todos sisudos.

Agora, a afastada bem que poderia tentar a fórmula dos AA: "Meu nome é Dilma e hoje ainda não disse nenhuma bobagem".

Abs.

Anônimo disse...

O JULGAMENTO FINAL nome de filme deixando de ser uma fabula O Brasil preste de mostrar que alguma coisa nesse país pode funcionar. Nao consigo inchergar a hipotese de uma reviravolta no que diz respeito ao impeachment. A linha partidarista no SENADO é muito mais em desfavor da presidenta do que ela imagina. É notório que alem do Senado demonstrar consolidado no caráter moral, para moralizar as estancias percorrido pelo processo de cassação, ele também tem o inestimado compromisso partidarista, ideológico e parcial; de respeitar as partes, alegando sorrateiramente que a Dilma realmente cometeu pedaladas com o dinheiro de bancos púbicos. Na pratica, o que ela fez foi usar toda essa dinheirama para fins sociais, em tese uma ilusão de papel pra muita gente, o que eu chamaria de Robin Hood da pobreza, não teve a sabedoria de entender que da onde só tira uma hora acaba. E acabou

Related Posts with Thumbnails