segunda-feira, 9 de maio de 2016

APOLLO NATALI: "O QUARTEL DE ABRANTES".

Por Apollo Natali
Ao invadir Portugal, Napoleão Bonaparte instalou seu quartel-general na cidade de Abrantes, na margem do rio Tejo. A corte portuguesa já havia fugido para o Brasil. Os invasores encontraram a cidade sem governo. Não houve resistência ao ataque. Nada de novo acontecia. Quem perguntasse como iam as coisas por lá, obtinha como resposta o conhecido dito irônico: está tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Um temor de que o rumo do País não vá mudar no essencial com a saída da presidente Dilma Rousseff e a chegada de Michel Temer se expressa em opiniões nada acadêmicas de leitores publicadas no Fórum dos Leitores do Estadão.  Nada acadêmicas, mas históricas e é o povo quem fala. Podem refletir um consenso do que pensa o pais: que tudo vai ficar como dantes no quartel de Abrantes.

Se não, vejamos:                                  
"Oh, Temer, tudo bem que o que mais queríamos era tirar o PT do governo. Mas, valha-me Deus, que estrago de ministério você está formando!" (Ulysses F. Nunes Jr.) 
"Ainda nem começou o seu governo e Michel Temer já põe em prática o horroroso corporativismo de sempre? Ou, na verdade, apenas continua a praticá-lo? Não percebeu o espírito que emana das ruas? E as mudanças? Estávamos com uma melhor expectativa sobre o seu governo de notáveis, sr. Temer!"  (Myriam Macedo) 
"O tal Ministério de notáveis não vai sair. Mudará o presidente, mas a política porca é a mesma. Ninguém pensa no País, em sair da crise. O que interessa são as boquinhas e quanto do Orçamento estará à disposição do partido. Já passou da hora de parar de brincar com o País e tentar, de uma vez por todas, mexer na Constituição. Não dá para ter um regime presidencialista com uma Constituição parlamentarista. O resultado é esta aberração que estamos vivendo." (Domingos Cesar Tucci) 
"Muito cuidado, Michel. O povo não foi às ruas por você. Foi contra a Dilma e sua mediocridade. Prometer um Ministério de notáveis e apresentar um verdadeiro catado, recheado de zés, pastores, henriques e henriquetas, não foi o combinado. É flertar com o perigo. Você pode se o próximo." (José Vendramini Fleury) 
 "Michel Temer, é fácil montar um Ministério de notáveis, é só pedir atestado de antecedentes aos indicados, assinados pelo STF e pelo juiz Sérgio Moro." (Olavo Fortes C. Rodrigues)
"Os métodos são os mesmos, ou seja, usar ministérios para comprar partidos, é a lógica petista que já caiu por terra. Sr. Temer, busque nomes no mercado, não fique refém do fisiologismo partidário. Quando se pensa que os deputados e senadores estão empenhados em tirar  o País do buraco, vemos que quase todos –raras são as exceçõesse vendem. Estamos perto de nos livrarmos desse câncer implantado pelo PT e que levou o Brasil ao fundo do poço. No momento em que toda a sociedade está muito atenta ao comportamento de suas excelências, era de esperar que tivessem aprendido a lição. O recado das ruas foi dado, estamos fartos dessa corrupção, queremos mudanças substanciais e morais. Basta de tantas manobras e falcatruas. O Brasil não aguenta mais." (Izabel Avallone) 
"Vice-presidente Temer, por favor, tudo está em suas mãos, faça as barganhas apenas com o povo brasileiro. Estamos lhe dando o cargo de presidente e em troca queremos transparência, seriedade, muito trabalho, competência e comprometimento com o crescimento da nossa nação. Apenas ao povo o senhor deve responder. Faça o que deve ser feito e o povo brasileiro vai apoiá-lo e defendê-lo. Entre para a História deste país. Qualquer um que tente se aproveitar da situação caótica do Brasil para seu próprio bem deve ser denunciado, julgado e afastado imediatamente. Pois estaria contra o povo e contra o Brasil. Ou mudamos nosso Brasil agora ou nunca, a hora é agora! Chega dessa política vergonhosa, não aguentamos mais!"  (Silvia M. Pinheiro Rezende) 
"Caro Sr. Temer, peço que leve em consideração os anseios dos 50 milhões de eleitores que não votaram nessa camarilha que está prestes a ir para o ostracismo, bem como dos 80% da população que passaram a acreditar que ainda há uma solução para este nosso triste país. Investigados deveriam estar fora de cogitação para ocupar qualquer cargo no novo governo, assim como políticos sem nenhuma qualificação para reorganização e comando de pastas de extrema importância, como, por exemplo, a de Ciência e Tecnologia. Qual o verdadeiro anseio dessas pessoas e desses partidos com tais indicações? Sinceramente, esperava neste momento um pouco mais de civismo de todos." (Ariovaldo Marques) 
"Michel Temer, é fácil montar um Ministério de notáveis, é só pedir atestado de antecedentes aos indicados, assinados pelo STF e pelo juiz Sérgio Moro." (Olavo Fortes C. Rodrigues) 
"O cadáver ainda está insepulto mas as varejeiras já se agitam e se ajeitam.(Carlos Alberto Roxo)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails