domingo, 8 de novembro de 2015

JOSÉ PADILHA: DEFENSORES DO PT "LUTAM PELA ESCRAVIDÃO PENSANDO ESTAR LUTANDO PELA LIBERDADE".

Padilha pede "grandeza de espírito" 
Desde o primeiro momento avaliei Tropa de elite (2007) como um filme fascistoide, por banalizar a suprema abominação que é a tortura, heroicizando os criminosos fardados que a praticam contra delinquentes.

O próprio diretor e co-autor do roteiro, José Padilha, parece ter-se dado conta disto, pois o filme seguinte da série (2010), cujo título recebeu o significativo complemento de O inimigo agora é outro, foi uma espécie de autocrítica, com o tal capitão Nascimento se voltando contra os delinquentes maiores do País, os políticos. 

Os bandidos das ruas roubam, traficam, estupram e matam no varejo, enquanto os bandidos da Praça dos Três Poderes fazem a mesmíssima coisa com as esperanças de todo o povo brasileiro, praticando seus malefícios por atacado, em escala infinitamente maior.

E é o Padilha de 2010 que acaba de lançar o mais contundente libelo fundamentado (eu desconsidero aqueles que apenas vomitam insultos grosseiros)  contra a caricatura de si próprio que o Partido dos Trabalhadores se tornou ao trocar o digno projeto político transformador de 1980 por um indigno projeto de perpetuação no poder mediante quaisquer métodos e sob quaisquer bandeiras ideológicas.

A íntegra do artigo Trabalhar pela democracia pode ser acessada aqui. Eis os parágrafos finais, aqueles que pegam no breu 

O PT era médico em 1980...
"...a democracia confere vantagens competitivas significativas para quem sabe aplicá-la, e não é à toa que as sociedades mais desenvolvidas têm aparatos legais destinados a preservar seu bom funcionamento. Monopólios, oligopólios e leis inadequadas para o financiamento de campanhas desvirtuam o processo democrático. Concentração de mídia e riqueza promove distorções nas campanhas eleitorais.

A corrupção é especialmente danosa. Nos países em que grupos políticos hegemônicos a praticam de forma sistêmica, cria-se um círculo vicioso. O sucesso eleitoral garante o vilipêndio dos recursos públicos e o vilipêndio dos recursos públicos garante o sucesso eleitoral.

Nesses países ocorrem dois fenômenos. Em primeiro lugar, há pouca alternância de poder. Em segundo, as alternâncias acontecem depois de crises econômicas agudas, quando o estrago da corrupção chega a tal ponto que nem as vantagens conferidas por ela garantem mais as próximas eleições.

...mas, ao chegar ao poder, revelou seu lado monstro.
O custo social e institucional desse processo é elevado. Político que rouba para financiar campanha comete crime ainda mais grave do que o político que embolsa pixuleco. Fraude à democracia não é atenuante, é agravante.

Existem ainda formas indiretas de fraudar a democracia. Um governante que frauda a Lei de Responsabilidade Fiscal de um país, seja pela emissão descontrolada de moeda ou por artifícios contábeis, para ganhar eleições imputa o custo de sua campanha a toda a população.

Além de viciar o processo eleitoral e de gerar crises econômicas agudas, a impede que a democracia promova a correta avaliação das políticas públicas.

Por exemplo: ao votar no PT, os brasileiros escolheram manter a estatização da exploração do petróleo. Hoje, apesar de monopolista, a Petrobras tem uma dívida de R$ 500 bilhões e suas ações se desvalorizaram incrivelmente. Isso significa que o petróleo não pode ser estatizado? Não necessariamente, posto que o PT promoveu um tal nível de corrupção na Petrobras que é difícil separar os efeitos da estatização dos efeitos negativos da corrupção.

"...o PT promoveu um tal nível de corrupção na Petrobrás..."
Quando uma democracia se torna extremamente corrupta, como aconteceu no Brasil, o melhor que os agentes sociais podem fazer é colocar suas divergências ideológicas temporariamente de lado e unir forças para punir exemplarmente quem corrompeu o país e o processo eleitoral.

Defender políticos sabidamente corruptos por questões ideológicas –ou para não dar o braço a torcer– é trabalhar contra a democracia. Aqueles que não têm a grandeza de espírito para colocar a lisura do jogo democrático à frente das preferências ideológicas lutam pela escravidão pensando estar lutando pela liberdade".

3 comentários:

safranyfo@hotmail.com disse...

Prezados José Padilha e Celso Lungaretti:
Saúdo o artigo em apreço, aqui, pela oportunidade do levantamento da questão, tanto do que se passa com a "NOSSA" PETROBRÁS, que custou tanta luta do nosso bravo povo, enfrentando todas as adversidades criadas pelas elites centenárias e venais de sempre, como pelos poderes púbicos e, sobretudo, das potências imperialistas, sempre encabeçadas pelo imperialismo ianque, como de costume aqui e mundo afora. (Aliás, os ianques sempre diziam que o nosso território não abrigava uma gota de petróleo).
Esses mesmos imperialistas, agora e sempre necessitados do combustível fóssil, seja para preservar suas próprias reservas, dentro do território imperial e de suas áreas dominadas à força, para suas necessidades, em particular suas aventuras e agressões de costume a qualquer país ou povo que não lhe agrade ou siga suas "ordens", está, sim, muito de olho no nosso petróleo, particularmente na enorme reserva, já comprobada como das maiores do planeta, do PRÉ-SAL, em nossas costas marítimas e de cuja tecnologia para extraí-lo, é reconhecidamente considerada a PETROBRÁS e sua equipe multi-disciplinar de técnicos, engenheiros e trabalhadores em geral, como os mais capazes e avançados do mundo!
Sabemos que o uso excessivo do combustível fóssil contribui em muito para o perigoso aquecimento global, poluição e outros fatores perniciosos ao meio ambiente, tanto que Evo Morales, Presidente da Bolívia diz preferir deixar o petróleo do seu país onde está, sem extraí-lo para não agravar o problema. Mas, enquanto a humanidade não criar melhores condições para um consenso do problema, na fase atual, temos que frazer o melhor uso possível nós mesmos e para os nossos propósitos de crescimento econômico, para financiar as demais necessidades, como educação, saúde, moradia, eliminação das carências alimentares do povo e outras.
E temos que preservar não só a Petrobrás como todas as demais riquezas do país, da sanha imperialista, com seus serviçais e lacaios locais, como os Serra, Alckmin, FHC, Aécio e outros demo-tucanos e quadrilha, sempre prontos a ENTREGAR nosso patrimônio aos seus amos imperialistas, como o fez o famigerado FHC, doando a Vale do Rio Doce, maior empresa de minério do planeta, as Teles e muito mais. (a propósito, parece que a mídia não se lembrou - ou não quis lembrar a ninguém, protetora que é dos criminosos anti-pátria - do "detalhe" da ENTREGA da VALE à transnacional consorciada com a SAMARCO, responsável pelo mais recente CRIME AMBIENTAL em Mariana/MG, com prejuízos de vidas, moradias, vida animal e meio ambiente a serem levantados).
Quanto à corrupção, fraudes e outros crimes do gênero, envolvendo, até os mais recentes mandatários tidos como "progressistas" do PT e aliados, cumpre recordar que todos eles são adeptos e/ou aderentes à política econômica e ideológica do NEO-LIBERALISMO, sem vacilação e, portanto, não imunes às consequências desta "opção": CORRUPÇÃO, FRAUDES, TRAPAÇAS, TRAIÇÕES AO POVO, DESMANDOS, CORPORATIVISMOS E DEMAIS VÍCIOS DO SISTEMA CAPITALISTA, SÃO INERENTES À "ORDEM" DO CAPITAL, OU SEJA É PARTE INALIENÁVEL DO SEU PRÓPRIO DNA, DESDE AS ORIGENS ATÉ A SUA MORTE, se é que ele não nos levará à extinção da espécie e da própria vida no planeta antes!
Então, aqueles que defendem os que aderiram a isso tudo (e jamais poderão alegar inocência!), claro que trabalham contra a DEMOCRACIA! Se bem que há que se saber o que é DEMOCRACIA para eles (alguns falam em "democracia burguesa" ou "possível", etc.
Entretanto, os mais esclarecidos e honestos, além de honrados, sabem perfeitamente e sem vacilar que a única e verdadeira DEMOCRACIA, é aquela que, no futuro, se ele vier para valer, será construída com protagonismo popular,dos que sempre construíram todas as riquezas: os trabalhadores, organizados, conscientes e munidos de sua ciência materialista-dialética, qual seja, o Marxismo-Leninismo!, isto é, O SOCIALISMO/COMUNISMO!
Assina: JOSÉ SAFRANY FILHO - safranyfo@hotmail.com;

celsolungaretti disse...

Meu caro Safrany,

há 20 anos, quando eu era crítico de cinema, teria facilidade para contatar um Padilha da vida. Agora, não. Essa gente não facilita o acesso a cidadãos comuns. Então, temo não ter como fazer com que seu comentário chegue a ele.

Quanto ao combustível fóssil, a tendência é que, à medida que os efeitos do aquecimento global se tornarem mais catastróficos, a humanidade seja obrigada a adotar amplamente outras soluções energéticas. O governo não tem como bancar hoje em dia a exploração do pré-sal. Se demorar muito, o nosso petróleo também ficará nas profundezas. Seguiremos a via Evo Morales não por convicção, mas por incompetência mesmo...

Eu até prefiro que façamos como o Evo. Mas, como uma OPÇÃO ASSUMIDA, não em consequência da obtusidade governamental. Festejaram tanto o pré-sal, usaram tanto como trunfo eleitoral, e agora está virando uma quimera que se distancia cada vez mais do nosso horizonte!

De resto, fiz certa vez, quando trabalhava na Agência Estado, uma série de reportagens sobre as grandes crises econômicas da História (principalmente a hiperinflação alemã nos anos 20 e a depressão nos EUA na década seguinte) e a possibilidade de se repetirem na atualidade, o que seria igual e o que mudaria.

Isto me faz ter muita preocupação com a recessão atual e a possibilidade de que ela evolua para depressão. Somos imensamente mais pobres do que a Alemanha e do que os EUA de então. Algo remotamente semelhante mataria gente como moscas no Brasil.

Então, eu não ficaria tão obcecado em afastar os gringos do pré-sal, sabendo que o Brasil levará um tempão para ter novamente capacidade para investir no petróleo e é bem capaz de que, nesse meio tempo, outras soluções energéticas se afirmem.

Se o governo não quer ou não tem coragem de sair dessa enrascada tirando dos que têm demais (começando pelos banqueiros, pelos rentistas e pelos herdeiros de grandes fortunas), seria melhor negociar os direitos de exploração do pré-sal do que tirar o couro dos coitadezas, seja com o ajuste fiscal, seja com a disparada da inflação.

É com os vivos, explorados e indefesos que devemos nos preocupar. Fico horrorizado em não ver ninguém preocupado com o mais de 1 milhão de brasileiros que essa recessão já desempregou. Isso significa uns 5 milhões (eles e seus dependentes) que terão um Natal de merda; sendo que, se a coisa continuar assim, uma parte acabará debaixo da ponte.

Eu entrei na esquerda, faz quase meio século, para defender esses pobres coitados, dando-lhes a chance de viverem e não apenas vegetarem. Não mudei. Muitos dos que hoje estão nos palácios dos governo mudaram.

Um forte abraço, companheiro!

William Orth disse...

Caro Celso, de novo vou discordar até no enfoque. Quando foi lançado Tropa de Elite 1 (o original )foi considerado o maior sucesso de público de baixo para cima, do povo e para o povo. De cada 100 pessoas que viram o filme, 92 o consideraram ótimo ou bom. Ocorre que o "politicamente correto", esquerda, Direitos humanos,intelectuais o consideraram fascista, reacionário, defensor da polícia militar etc. Ganhou o Urso de Ouro na Alemanha, indicado ao Oscar, mas "Brasileiros" passaram a perna e não foi.Elogiado nos EUA, Japão (local onde a polícia é a mais legalista do mundo). Aí o o senhor Padilha se "vendeu" ao sistema. Fez uma novela das 8 com final feliz. Encare a realidade como ela foi. Abraço de admirador teu mas que discorda democraticamente.

Related Posts with Thumbnails