domingo, 7 de setembro de 2014

AS PERSPECTIVAS DEPOIS DO VENDAVAL

Até quando se manipularão eleições?
Engraçado, mesmo os mais prejudicados com o vazamento do que Paulo Roberto Costa teria declarado à Polícia Federal estão discutindo e rebatendo as informações imprecisas que a imprensa publica, ao invés de adotarem a única posição correta num caso desses: exigirem que as autoridades apurem as ilicitudes mediante as quais um depoimento resguardado por segredo de Justiça inundou o noticiário, negando-se a comentar acusações das quais nenhum deles tomou conhecimento por vias confiáveis (as possibilidades de manipulação saltam aos olhos!).

É lamentável que uma prática que infringe a lei tenha se tornado habitual e não seja contestada sequer por suas vítimas. Estas raciocinam da seguinte maneira: "Se eu não refutar a(s) acusação(ões), os eleitores vão concluir que é tudo verdade. Então, tenho de dizer qualquer coisa". E, com isto, coonestam essas armações ilimitadas da veja & cia.

Há muita disparidade entre o que cada veículo importante coloca na boca do diretor da Petrobrás, tipo quantos e quem ele teria dedado, qual a gravidade das imputações em cada caso, etc. Manifestar-se no escuro é pedir para falar bobagem e depois cair no ridículo. Nossos políticos são uns pobres diabos, firmes como geléia. 

De algo, contudo, podemos ter certeza: Costa está depondo e as tais 42 horas de gravação existem. Como as coisas chegaram a este ponto?

Minha impressão é de que os petistas, para garantirem a malfadada governabilidade da maneira mais fácil (poderiam, ao invés de comprarem apoios, afrontarem corajosamente a tradicional podridão da política brasileira, pois é isto que o povo deles esperava), servem-se de personagens escusos, que intimamente desprezam, como Marcos Valério e Costa. 
Na recessão anunciada,  convirá termos um pai dos pobres...

Quando a m... fede, tratam de salvar os seus, aqueles que se emporcalharam pela causa, e deixam que os movidos pela ganância se danem.

Evidentemente, os comparsas desprezados não apreciam ser tratados desta forma. Valério refugou demais e deixou passar o momento exato de obter favores da Justiça em troca de dar o serviço. Costa percebeu que seria igualmente abandonado à própria sorte (talvez seja melhor dizer azar, pois o esperava uma cana braba!), então não hesitou: vendeu sua mercadoria no momento em que havia mais compradores interessados. Nada bobo.

Mesmo que o escândalo respingue um pouco no falecido Eduardo Campos e no PSB, é insuficiente para derrubar Marina Silva, a menos que surja alguma acusação específica contra ela. Já Dilma Rousseff, evidentemente próxima do escândalo (chegou a ser ministra das Minas e Energia, continuou sempre interessada nos assuntos da Petrobrás e presidiu seu Conselho de Administração) vai ser alvejada a torto e a direito, provável pá de cal numa candidatura já combalida.

Torço para que os grãos petistas enxerguem o óbvio: insistirem com Dilma será suicídio, enquanto que o carisma de Lula poderá, talvez, evitar a derrota anunciada. Ou convencem a criatura a renunciar para o criador assumir e tentar salvar a pátria, ou podem começar desde já a empacotar os pertences, pois tudo leva a crer que o Palácio do Planalto estará sob nova direção a partir de janeiro.
...ou uma santa dos seringueiros inspirando o povo.

Ignoro se o Lula quererá mesmo estar à frente do governo, responsabilizando-se por decisões impopulares, durante a aguda crise econômica que despencará sobre nós em 2015 e sabe-se lá até quando vai durar. Mas, para a democracia brasileira, será melhor se o PT tentar a sorte com o que tem de melhor. Aí saberemos inequivocamente se o povo ainda quer Lula, ou está preferindo trilhar um novo caminho; se é o PT que está sendo repudiado, ou apenas Dilma. 

Para pilotar a nave Brasil durante os tempos bicudos da recessão, precisaremos de um comandante que seja capaz de inspirar as massas, mantendo viva a esperança em dias melhores: ou o Lula pai dos pobres voltando nos braços do povo, ou a santa Marina dos seringueiros (sem a sombra do Lula, pois o teria derrotado na eleição). Daí meus sinceros votos de que o tira-teima entre os únicos ícones restantes aconteça no mês que vem.

Não consigo imaginar uma Dilma Rousseff ou um Aécio neves pedindo aos brasileiros "sangue, suor, trabalho e lágrimas", sem provocar uma explosão de gargalhadas ou uma enxurrada de palavrões.

10 comentários:

ismar disse...

Caro Celso,

Aqui na Bahia não vai mudar nada estas denúncias de última hora. Tudo isso está sendo visto por aqui como manobra eleitoreira. Comentário qui do povo baiano: como a polícia federal agiu rápido, com gravação, investigação em tempo record ainda em tempo de vir à tona, em pleno período eleitoral?

A candidatura de Aécio está perdida aqui no nordeste ( 55% Dilma, 12% aécio nas pesquisas).


Falta muito pouco tempo para as eleições.

SILVIO MIGUEL GOMES disse...

A Justiça Brasileira é seletiva. A imprensa é seletiva, os Jornalistas também.
A candidatura de Eduardo Campos deveria ter sido cassada. Há provas irrefutáveis.
O caso da denúncia de Paulo Costa, como envolve a GLOBO, o PSDB - ele está no governo desde 2005 - só para citar estes, vai ser arquivado, pois está sendo usado apenas eleitoralmente.
A SAtiagraha, investigação contra Camargo Correa e tantas outras que envolvem grandes grupos foram barradas.
E somente depois de livrar a barra, tirar o banco Opportunity, a ação penal Mensalão teve andamento.

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Ah, essas eleições...

Agora há pouco tava lendo no JB um artigo do Leonardo Boff entitulado "Marina Silva: aquela que mudou de lado". Os caras recebem dinheiro do Edir Macedo, ficam amigos do Maluf e do Collor, dão a mão, o braço e o ombro a Sarney e Calheiros, viabilizam o estado de coisas em que desaparecem três áreas equivalentes à da cidade de São Paulo da floresta amazônica ao cabo de um ano (2013) enquanto não se move uma palha pela realização da reforma agrária, e quem mudou de lado foi a Marina Silva!

Bicho, como esses caras são hipócritas! Chegamos ao ponto de não saber se um cara como o Boff está se fazendo de idiota, se está sendo um otário sincero, ou simplesmente um canalha, um a mais, ali levando o dele como muita gente tem levado, por que não?

A propósito, seria conveniente os interessados procurarem saber quanto o MST tem levado do Governo Federal desde 2002, a título de "consultoria": há muitas empresas oriundas do MST, recebendo uma nota preta, mas uma grana realmente alta, para "ajudar o governo" a "fazer a reforma agrária", este país é mesmo uma piada! Não vou dizer quanto dinheiro está envolvido, quem quiser procure saber por conta própria. Mas já vou avisando que é uma quantidade de dinheiro INACREDITÁVEL! Quem quiser saber quanto é, aprenda a pensar com a cabeça que carrega grudada ao pescoço (trata-se de mero enfeite no caso dos petistas em geral, infelizmente), e procure as informações sozinho. O próprio MST nunca deixou de se pronunciar a respeito, com uma cara de pau digna de nota.

celsolungaretti disse...

Meu caro Ismar,

as consequências dessas denúncias nas intenções de voto só começarão a ser aquilatadas lá pelo fim dasta semana. Serão grandes, com certeza.

Um forte abraço!

celsolungaretti disse...

Eduardo,

é melancólico vermos um partido como o PT tentando vencer eleições com tantos embustes e manipulações grotescas.

Às vezes eu estou lendo os blogueiros amestrados petistas e não percebo nenhuma diferença com relação ao Ternuma e A Verdade Sufocada. Assim como as divisões de propaganda stalinistas e nazistas pareciam irmãs gêmeas.

Sei muito bem que uma andorinha não faz verão e de pouco adianta eu me colocar contra esses rolos compressores que prevalecem por meio da empulhação e da intimidação. Mas, tento dar exemplos e espalhar sementes de uma postura independente e crítica, na esperança de que, de alguma forma, cheguem às novas gerações.

O que mais podemos fazer?

Abs.

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Celsão, o que mais podemos fazer? Neste momento, provavelmente nada.

Mas sei o que devemos TER. Devemos ter uma paciência, bicho, uma paciência histórica, e também uma paciência de tipo pessoal, a nosso favor antes de mais nada, do tamanho dum trem de carga. Ó, vou te contar!

Quanto a essa tua comparação dos Paulo Henrique Amorim da vida (esse cara me dá vontade de vomitar), ou dos discípulos de Paulo Henrique Amorim (meu Deus! meu Deus!), com Ternuma e A Verdade Sufocada, sinceramente, tirou as palavras da minha boca.

Abraços.

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

A propósito, meu velho, por falar em blogueiro dome$ticado pelo PT. Acabo de encontrar outra pérola agora há pouco, de uma cidadã que se apresenta como "Socialista Morena", fazendo o alerta urgentíssimo, de cunho "esquerdista" (como esse povo faria bem a si mesmo buscando um pouquinho mais de formação política, antes de empregar um termo tão, mas tão ERRADO do ponto de vista conceitual como "esquerdismo"!), segundo o qual Marina Silva vive e trabalha em nome da instauração de uma TEOCRACIA no Brasil, tudo arquitetado, ali debaixo dos panos, pela Assembléia de Deus. Daqui a pouco alguém vai enfiar na conversa alguma coisa sobre os Iluminatis, ou sobre a "maçonaria", ou sobre, sei lá...

Cara, é de cair o cu da bunda!

SILVIO MIGUEL GOMES disse...

Lia matéria do Observatório da Imprensa e o ano 2005 ficou gravado. Corrigindo: Paulo Costa está na estatal desde 1.979. Cargo Político desde 1995.
Eu li que Lula se recusava a ser candidato se não pudesse fazer acordo com PL e outras. ÓBVIO. Se não fosse esse acordo não ganharia. NO Governo não fez a reforma agrária e tolerou muito o agronegócio. Normal muitos erros, mas muitos mais acertos.
E foi acusado por parceiros, pela oposição.
EU COMO ACOMPANHEI o massacre e a perseguição contra o Maluf desde criancinha, fui apreciando as mudanças, e continuo, assombrado, maravilhado, apreciando as atuais mudanças.
HIPOCRISIA.Li que na antiga Grécia os atores de teatro durante as apresentações fingiam ser outras pessoas. E o que eles faziam no palco era uma "hipocrisia", que significava fingimento.
Ora!. Agora pagam com a mesma moeda: vejam quem está na grande arca de Marina Silva: Torturadores, ruralistas e talvez até mesmo uns iguais aos que figuram no livro de Kestler Cavalcante Viuvas da Terra. E todos os economistas que têm planos para controlar a inflação que todos conhecemos muito bem.
E aos poucos vamos sabendo o que contem o plano: Eu não vou ler. Mas uns leram e ela tem plano de acabar com a Justiça do trabalho.

SILVIO MIGUEL GOMES disse...

O que chega ao povão (aquele que ganha eleições) é o que é transmitido pelas TVs. Em qualquer lugar tem uma televisão. Em qualquer botequim tem uma televisão
E infelizmente acompanham em quase a sua totalidade a Rede Globo.
Internet ainda está a anos-luz da grande massa.
Me vem a lembrança opiniões de um cunhado (já falecido) sobre as pessoas mais pobres: "olha lá, tá vendo antenas de televisão!. É assim, deixam de pagar a conta no armazém, mas querem ter uma televisão!" (isso foi há uns 35 anos).
E um primo: 'a humanidade ainda vai agradecer Adolfo Hitler".
E não adianta argumentar, discutir, nada, nada faz esse tipo mudar de opinião.
Não sei até que ponto é verdade, porque frases são pinceladas, aumentadas, ou diminuidas, mas serve para ilustrar: De TIM MAIA: O Brasil é o único Pais em que além de puta gozar, cafetão sentir ciúmes e traficante ser viciado, o pobre é de direita.

strunfim disse...

Conversando com as pessoas nas filas de lotéricas, bancos, na rua, botecos, podemos constatar que "pegou como doença braba, colou e não existe nada que tire": O Lulinha é dono da Friboi, o homem mais rico do Brasil"; Foi Dilma quem criou o auxílio-reclusão";
Aqui em Olímpia "ocorreu invasão em casas do programa Minha casa - minha vida: culpado? é claro que é a Dilma";
problemas na USP, claro que a culpa é da Dilma"
e até os entendidos (eles sabem de tudo) na fila da lotérica: "querem fazer como na VEnezuela, Cuba".
E esta é de um amigo no bar do Sinésio: "Lula se uniu com Daniel Dantas e juntos compraram muitas fazendas no Pará".

Como um folião em já antigo carnaval, magricela, maltrapilho, com a frase na fantasia: "ok, você venceu".

Related Posts with Thumbnails