sábado, 22 de junho de 2013

ESTARRECEDOR: DILMA OMITIU TOTALMENTE A BRUTALIDADE POLICIAL!

A mensagem da presidenta Dilma Rousseff ao povo brasileiro (leia a íntegra clicando aqui) só me deixou uma dúvida: terá o Jarbas Passarinho sido o ghost writer?

Pois a diferenciação entre  manifestantes pacíficos  e minoria autoritária, quem fazia era a ditadura militar. Dilma deveria pagar-lhe direitos autorais.

De quem tem sua história de vida e integra um partido criado por perseguidos políticos, esperava-se um mínimo de equilíbrio e coerência: criticar não apenas os excessos cometido por manifestantes ou provocadores infiltrados entre eles, mas também, e principalmente (porque partida de quem deveria manter a ordem e não estuprá-la), a bestialidade policial que revoltou o Brasil e estarreceu o mundo.

E que dizer do comportamento imoral das polícias que facilitaram saques e depredações, retardando ao máximo o atendimento das ocorrências, porque sua verdadeira prioridade era retaliarem autoridades que os haviam censurado e/ou manipularem a opinião pública?! Isto caracteriza omissão no cumprimento do dever. Tanto quanto a brutalidade desnecessária, teria de ser rigorosamente apurada e punida.

E até quando vai ser ignorada a gravíssima denúncia do jornalista/historiador Elio Gaspari, de que duas dezenas de integrantes da tropa de choque foram os iniciadores deliberados do festival de agressões covardes do último dia 14 em São Paulo? 

Gaspari foi muito claro sobre o que testemunhou: o ato transcorria na mais perfeita paz até que uns 20 brutamontes fardados, sem motivo nem aviso, começaram a atirar rojões e bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes.

Ora, se policiais atuaram como agentes do caos, acendendo o estopim que faria explodir a violência descontrolada, isto também é muito pior do que a ação de qualquer depredador. 

Nada disto foi lembrado pela presidenta, que nem sequer qualificou de bárbara uma polícia que praticou as mais flagrantes barbaridades. Quando a mesma PM vandalizou o Pinheirinho, Dilma, pelo menos, designou corretamente aquilo que havia ocorrido: fora, disse ela, um ato de barbárie. Desta vez, nem isto.

Quanto à defesa dos partidos, soaria bem mais sincera se não fosse o PT que os tivesse desmoralizado (e a si próprio) ao comprar o seu apoio com  uma farta distribuição de ministérios  y otras cositas más. Não seria melhor tentar fazer as suas posições prevalecerem pelos próprios méritos?

Já que optaram pela facilidade dos  acordos podres, os petistas não têm  motivos para se queixarem da péssima imagem das agremiações políticas. Depois de ver o Maluf, o Sarney, o Calheiros,  o Collor, o ACM e outros da mesma laia aos beijos e abraços com o Lula, o que mais o povo poderia concluir sobre os partidos e os políticos?

Precisamos de partidos, sim. Mas não desses que estão aí, vendendo-se no atacado e varejo e até leiloando seu voto nas questões importantes.

Nenhuma reforma política resolverá isto. O que é preciso, o Fernando Collor prometeu quando o entrevistei para a Agência Estado, logo no início da campanha presidencial de 1989: afirmou que, se medidas imprescindíveis estivessem sendo  embaçadas  pelo Congresso, ele iria pessoalmente explicá-las ao povo, exortando-o a pressionar os parlamentares.

Era a receita certa na boca do homem errado. Eleito, não fez nada disto. 

E também se mostraram  presidentes  errados  o Itamar Franco, o FHC, o Lula e a Dilma. Nenhum deles teve a coragem de romper com as práticas fisiológicas, jogando o povo contra os congressistas, se necessário.

Estamos à espera de um presidente que, como os pequenos comerciantes dos filmes de Hollywood, ouse responder aos gangstêres que vêm cobrar-lhes por  proteção... contra eles mesmos: eu não pago! 

O resto é conversa pra boi dormir. Se a Dilma  quiser algum dia coibir pra valer a ação dos corruptos, não precisará ir muito longe: vai encontrar boa parte deles abrigada na base aliada.

7 comentários:

regina claudia disse...

celso, seu blogg está nos meus guardados e estou linkando o seu texto de hj no fb ...
obrigada.

ismar disse...

Não concordo com você, amigo, Eu acho que a Presidente acertou nas declarações. Quem está em posição de comando tem que se comportar como ela.

Ouvi ela dizendo que houve excessos dos dois lados. Isso foi suficiente.

Aqui em Salvador as manifestações tem um viés claro de extrema-direita, com cartazes pedindo apoio para uma intervenção militar, etc.....misturado aos protestos justos dos jovens, então porque os jovens não repudiam este tipo de cartaz?

Para mim, é uma manifestação de jovens, com forte conotação burguesa. vai acabar a corrupção de políticos se o PT sair do poder? E o sistema? e os bancos que ganham bilhões?

Dilam comete muitos erros, mas em nenhum momento estou vendo motivos para um golpe militar ou impedimento violentoa dela.....POr isso não me envolverei nestas manifestações baianas....sou contra a polícia e contra boa parte da pauta exposta nas manifestações...

Outra coisa: todo mundo está sentidno excessos da políca, e quando o povo negro, o favelado, o pobrezinho sofre violencia absurda a polícia, não vejo tanta revolta assim desta sociedade. Vi, na época da invasão do compexo do alemão, muita gente aqui na bahia elogiandoa polícia, mesmoa quando esta cometia vários abusos. o BOpe tm até fã clube em Salvador.

Joao disse...

CHEbola: Resolução do Conselho de Defesa dos Direitos da Pe... http://chebolas.blogspot.com/2013/06/resolucao-do-conselho-de-defesa-dos.html?spref=tw

celsolungaretti disse...

REGINA, fico contente de estar inspirando as boas pessoas. É tudo que almejo.

ISMAR, houve excessos dos dois lados, mas ela só criticou, pesadamente, um. Para quem lembra da ditadura militar, parecia mesmo o Passarinho, como ministro da Educação, descendo o pau nos estudantes. Juro.

JOÃO, agradeço a dica, que transformei em artigo. Era uma informação importantíssima, que não podíamos deixar que passasse despercebida.

Um forte abraço aos três!

celsolungaretti disse...

AINDA PARA O BOM ISMAR:

A sua afirmação sobre a Dilma me deixou na dúvida, pois não me lembrava de tê-la ouvido dizer nada nesse sentido.

Como encontrei a transcrição total da mensagem presidencial no CONGRESSO EM FOCO, fui checar e, realmente, você está equivocado. Pode conferir: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/a-integra-do-pronunciamento-de-dilma-sobre-os-protestos/

Nossa presidenta parece estar mesmo passando por uma crise de identidade.

Um forte abraço, velho amigo!

Zé Fevereiro disse...

Sr. Celso Lungaretti. Não o conhecia mas acredito que foi bom conhecer suas idéias. A princípio deu-me a impressão de estar em contato com um comunista e revolucionário da velha guarda mas começo a entender que na verdade o senhor é um idealista e isso me agrada muito. Lendo seus comentários e criticas vejo que procura a verdade e eu estou sempre atrás da verdade. Resumindo meu modo de pensar sobre a política e o poder. O PODER DESTRÓI. Poucas pessoas tem a capacidade de se manter honesta quando cercada pelo poder e a grande maioria só quer o mesmo para benefício próprio. Por isso nenhum regime funcionará bem seja comunismo, capitalismo, socialismo ou o que quer que seja enquanto o homem agir de forma egoísta. O senhor deve ser ateu e eu não sou filiado a religião nenhuma mas o cristianismo tem razão: Enquanto não houver amor entre as pessoas nada estará bem.

Unknown disse...

Será verdade, será que não? Nada do que eu posso falar.
E tudo isso, pra sua proteção? Nada do que eu posso falar
A PM na rua, a guarda nacional
Nosso medo, sua arma, a coisa tá mal
A instituição está aí para a nossa proteção?
Pra 'sua' proteção?
Tanques lá fora, exército de plantão (apontados aqui pro interior)
E tudo isso pra sua proteção? Não! Pro governo poder se impor
A PM na rua (nosso medo de viver)
O consolo, é que eles vão me proteger.
A única pergunta é: _ Me proteger do quê?
Sou uma minoria, mas pelo menos falo o que quero (apesar repressão).
Tropas de choque, PM's armados (mantêm o povo no seu lugar)
Mas, logo é preso (ideologia marcada)
Se alguém quiser se rebelar
Oposição reprimida, radicais calados
Toda angústia do povo é silenciada
Tudo pra manter a boa imagem do Estado?
Sou uma minoria, mas pelo menos falo o que quero (apesar da RAM)!
Armas polidas e canos esquentam, esperando pra sua função
Exército brabo e o governa lamenta, que o povo aprendeu a dizer "Não"
Até quando o Brasil vai poder suportar?
Código Penal não deixa o povo rebelar
Autarquia baseada em armas - nào dá!
E tudo isso é para sua segurança?
Para sua segurança? É para sua proteção? Plebe Rude

Related Posts with Thumbnails