quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CAÇADA AO OBSCURANTISMO

É curiosa a CartaCapital. Desde os tempos em que a Tribuna da Imprensa (RJ) expressava, da primeira à última página, as posições do aguerrido Hélio Fernandes, eu não vejo um veículo tão identificado com seu  dono.

Pena que Mino, o arqui-super-ultra-megalomaníaco que faz questão de exibir a  certidão de propriedade  até no nome da revista, não tenha a milionésima parte do talento e da coragem de Hélio Fernandes.

Aquele, de peito aberto, confrontava ditaduras. Já o Mino foge como um fedelho quando desafiado para debater com intelectuais que travam o bom combate, como o Carlos Lungarzo, o Rui Martins e eu. Nunca fez jus ao apelido de  imperador, salvo se o paradigma forem imperadores como Nero e Honório.

Herdeiro do que o Partido Comunista Italiano tinha de pior --e não, jamais!, do extraordinário legado de Gramsci--, Mino tem uma característica inconfundível dos stalinistas: adora caçar bruxas.

Ele e seu escudeiro Walter Maierovitch ultrapassaram todos os limites jornalísticos na cruzada histérica para tentarem forçar a extradição de Cesare Battisti. Houve momentos em que textos adversos ao escritor se sucederam edição após edição; não contente em destilar seu rancor em editoriais, Mino escrevia ele mesmo as notícias sobre o Caso Battisti, sem assiná-las, mas  entregando o ouro  ao utilizar o linguajar vetusto e pernóstico que lhe é peculiar.

Depois daquela derrota acachapante, parece que o novo alvo da CartaCapital é Monteiro Lobato.

Um tal Willian Vieira adota, na patética querela dos patrulheiros cricris contra um dos maiores escritores engajados que este país já produziu, uma posição tendenciosíssima, bem ao feitio do Mino e do Maierovitch.

Enviou uma pauta simplesmente grotesca a Teresa Lajolo, que, além de doutora em Letras e professora titular da Unicamp, tem em seu passado lutas importantes, como a do resgate das ossadas de Perus. As perguntas vieram impregnadas de furor inquisitorial, como se constata neste exemplo:
"Ao contrário de Twain, que era um defensor da igualdade racial, um antirracista notório, Monteiro Lobato é reconhecidamente um autor com tintas racistas – para alguns, era um eugenista. Isso faria do livro uma situação distinta da de Twain?"
A entrevistada não se deixou coagir pelo advérbio intimidatório (é bem maior a quantidade e a qualidade dos acadêmicos e estudiosos que   reconhecem  exatamente o contrário). E retrucou:
"Minha opinião é diferente. Não acho que a posição assumida pelo narrador lobatiano manifesta atitudes que possam ser consideradas 'racistas', isto é, não creio que a obra literária lobatiana expresse ou propague atitudes de agressão e de desamor a negros".
O tal Willian concedeu à companheira Lajolo apenas um parágrafo de sua reportagem, cujo viés é o dos pupilos da Dona Solange, a censora-mor da ditadura militar. Começando pelo título: Caçada ao racismo (vide aqui).

Indignada, ela pediu ao Observatório da Imprensa que publicasse o conjunto de suas respostas ao tal Willian (vide aqui). 

Tudo que havia a dizer-se sobre essa questiúncula que, de tão ínfima, jamais deveria ter sido levada ao Supremo Tribunal Federal, está dito na resposta final de Teresa Lajolo, cujos trechos principais transcrevo e assino embaixo:
"Não acho que seja universal ('em todo mundo') a tendência a 'corrigir' obras literárias. Mas mesmo que fosse – judeus e prostitutas excluídos da obra de Shakespeare, escravos negros expulsos da Bíblia e das Mil e Uma Noites, homossexuais banidos da obra de Dante – eu seria contra.
Também discordo de incluir 'ressalvas' (como notas de rodapé, anotações & similares ) em livros. Elas manifestam uma vontade disfarçada de 'gerenciar' a leitura, impondo certos significados (e proscrevendo outros) aos leitores.
...Que tipo de cidadão forma a frase final de Caçadas de Pedrinho, na qual Tia Nastácia, tomando o lugar de Dona Benta em um carrinho, proclama: 'Agora chegou minha vez. Negro também é gente, sinhá...' (p.71).
Será que a voz da própria Tia Nastácia, no livro, não é mais convincente do que rodapés e advertências?"
Quanto ao tal Willian, a diferença entre ele e Shakespeare não está apenas na grafia do prenome (William, no segundo caso). Está na trincheira ocupada por cada um. São antípodas, inimigos irreconciliáveis, os criadores e os censores (tanto os assumidos quanto aqueles que não ousam dizer seu nome...). 

Torquemada é pior do que os vampiros: por mais que cravemos estacas no seu coração, ele sempre volta.  Só que, já não tendo o Tribunal do Santo Ofício a seu dispor, ele agora é obrigado a recorrer ao STF. 

A repetição da História é, mais do que nunca, uma farsa: no século 21 já não se colocam livros no index, nem se condena Giordano Bruno.  

Não nos livramos da ditadura dos militares para cairmos na ditadura do  politicamente correto, autoilusão impotente dos que abdicaram de mudar o mundo e agora tentam convencer-se de que cumprem um papel revolucionário mudando a forma como nos referimos às coisas do mundo.

Marx rechaçou esta saída pela tangente há exatos 167 anos, na 11ª tese sobre Feuerbach: 
"Os filósofos nada mais fizeram do que interpretar o mundo, de diversas maneiras. Chegou a hora de transformá-lo".

4 comentários:

carlos lungarzo disse...

Caro Celso:
Agradeço sua gentileza de citar meu nome, com a habitual elegância que caracteriza suas atitudes. Entretanto, creio que, por causa da estreita colaboração entre nós no caso Battisti, e o angustioso dessa situação, bem como a forma patológica em que se desenvolveu a perseguição, muitos fatos que aconteceram nos anos 2008 a 2011 não ficaram bem gravados em nossas mentes.
Eu lembro sim, que vc e outras pessoas desafiaram Mino Carta a um debate, mas esse, se você lembra bem NÃO FOI MEU CASO. Em geral, e como regra de princípio, sou contrário a debates. Tento aprender das pessoas que sabem mais do que eu, e procuro fornecer
informação aos que têm menos que eu.
Durante o pico do caso Battisti partipei de alguns programas, especialmente no Nordeste, e respondi perguntas de apresentadores (nem sempre bem feitas), mas eu não diria que isso é um debate, no sentido de "duelo" de argumentos.
Aliás, acho que os direitos humanos são absolutamente objetivos e não são objetos de debate.
Por outro lado, creio que debater com pessoas como a que você menciona é um alto de humildade (seu e de outros debatedores), que, com toda sinceridade, muito prezo e admiro.
Entretangto, EU NÃO TENHO essa humildade, e, se por acaso devesse entrar num debate, exigiria certas condições éticas e intelectuais mínimas de meu adversário.
Muito te agradeço que tenhas dado atenção a esta mensagem.
Cordialkmente,
Carlos

celsolungaretti disse...

Meu caro Carlos,

como diziam os antigos, a virtude está no meio.

Realmente, você nunca tomou a iniciativa de desafiar o Mino.

No entanto, houve um momento em que ele nos irritou profundamente, então eu fiz o desafio, em nome de nós três.

O Rui já o tinha desafiado antes e toparia. Você não gostou muito da idéia, mas preferiu não enfraquecer a nossa posição.

O importante, em tudo isto, é que ele foge como coelho assustado da perspectiva de enfrentar pessoas com o nosso perfil.

Também, pudera! Nem os admiradores dele, quando criticaram a posição calhorda que estava adotando no Caso Battisti, o Mino conseguiu encarar. Preferiu desertar do próprio blogue do que debater com eles.

carlos lungarzo disse...

Sim, Celso, lembro que eu não quis me manifestar publicamente contra para não enfraquecer sua posição e a de Rui, mas eu não tomei nenhuma iniciativa. Não me arfrependo, embora tenha entrado nesse dilema sem muita vontade. Enmtretanto, peço que em nome de nosso valiosa amizade, esqueça daquela fraqueza minha.
Grande abraço
Carlos

celsolungaretti disse...

Ora, Carlos, se isto te incomoda, é claro que não voltarei a te citar neste contexto.

Aliás, é pouco provável que eu volte a escrever sobre o Mino, pelos motivos que já te antecipei.

Related Posts with Thumbnails