segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ABSTENÇÃO, NULOS E BRANCOS DISPARAM EM SAMPA

Na eleição para prefeito de São Paulo havia duas certezas:
  • a chegada de José Serra no 2º turno;
  • sua derrota final.
Os sucessivos e cada vez mais insatisfatórios mandatos dos tucanos e seus aliados, no Estado e na cidade de São Paulo, saturaram o eleitorado. Com enorme rejeição, Serra jamais conseguiria remar contra esta maré. Seu eleitorado cativo só lhe permitiria levar a disputa para a prorrogação, tornando-se, a partir daí, presa fácil para o adversário.

Mais: os eleitores ansiavam pelo  novo.

Muito se falará sobre o talento que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem para eleger postes, mas a sorte desempenhou papel importante.

O espaço da novidade foi imediatamente ocupado por Celso Russomanno, beneficiando-se do prestígio televisivo e do apoio da Igreja Universal.

Sua arrancada fulminante impediu que um  novo  mais consistente (e menos identificado com a velha podridão) se afirmasse.

Nas duas semanas que antecederam o 1º turno, a propaganda do PT desconstruiu Russomanno, explorando episódios do seu passado e plantando na cabeça do eleitor a idéia de que ele iria encarecer o transporte coletivo. Não era bem isto, mas só candidato tolo faz propostas complicadas, que podem ser voltadas contra si, tendo pouco tempo no horário eleitoral para as explicar.

O esvaziamento do balão Russomanno, em cima da hora, não deu aos eleitores oportunidade para se direcionarem a outro  novo. O caminho ficou aberto para  o triunfo de Fernando Haddad.

A esquerda consequente fez campanha pelo voto nulo no 2º turno e tem um resultado apreciável para exibir: 500.578 votos (7,26%).

Somados aos votos em branco (299.224, 4,34%) e à abstenção (1.722.880, 19,99%), são quase três eleitores em cada dez (29,2%) que não viram motivos para votar nem em Haddad (3.387.720, 39,3%), nem em Serra (2.708.768, 31,4%).

Lembrem-se: estamos num país em que  O VOTO NÃO É FACULTATIVO (!), TENDO-SE MANTIDO, MESMO DEPOIS DA REDEMOCRATIZAÇÃO, SEU AUTORITÁRIO CARÁTER COMPULSÓRIO (!!) ATÉ A AVANÇADA IDADE DE 70 ANOS (!!!). Então, tais números evidenciam um enorme desânimo e insatisfação com as opções predominantes.

E que predominam exatamente porque o jogo é de cartas marcadas: os maiores partidos usam e abusam do poder econômico, além de praticamente monopolizarem o horário gratuíto.

De quebra, dão um jeito de fazer com que sejam cancelados os debates televisivos QUANDO TEMEM UMA ALTERAÇÃO DO QUADRO ELEITORAL. Foi o que a TV Record fez nos dois turnos e a Globo no 1º turno.

Ou seja, o sistema aprendeu como evitar que uma nova Luíza Erundina conquiste um governo importante, o que é fundamental para o deslanche de um pequeno partido.

Se já tivesse tal expertise em 1988, o PT levaria muito mais tempo para crescer e talvez não estivesse hoje, paradoxalmente, em condições de barrar os herdeiros dos seus ideais de outrora, como acaba de fazer na cidade do Rio de Janeiro, onde sua opção política foi, simplesmente, IMORAL.

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse votos brancos em sp não tem nada a ver com psol, pois se repetiram em todo o pais

Anônimo disse...

celso, me engana q eu gosto muito

celsolungaretti disse...

Engraçado, há leitores que escrevem comentários sem nem ao menos lerem direito o artigo...

Eu escrevi que a ESQUERDA CONSEQUENTE (não só o PSOL) fez campanha pelo voto nulo; e, em seguida, que acrescentando-se aos votos nulos os votos em branco e a abstenção, caracterizou-se um quadro de elevado repúdio à opção oferecida.

O fato é que essa democracia distorcida (na qual o poder econômico e a indústria cultural deitam e rolam, praticamente inviabilizando a eleição de candidatos antagônicos ao capitalismo) causa frustração e desânimo em contingentes cada vez maiores do eleitorado.

A traição do PT aos ideais de 1979 matou a esperança e o idealismo. Sobraram clientelas trocando votos por favores, vantagens e esmolas. É melancólico. Estamos no fundo do poço.

Nós, da esquerda, saímos da ditadura com um enorme patrimônio moral e o dilapidamos. TEMOS A OBRIGAÇÃO DE RECRIAR A ESPERANÇA.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
celsolungaretti disse...

Esclarecimento: o comentário acimaexcluído era mera colagem de texto publicado na imprensa.

Este espaço é para comentaristas comentarem, não para colarem o que recortaram de outro lugar.

Anônimo disse...

Ué, mas meu comentário era uma citação que tem a ver com seu post. Você mesmo "recorta" artigos por aí e posta em seu blog, não entendi.

celsolungaretti disse...

Tais colagens são uma forma de questionar meus posicionamentos. Mas, seria inadequado e até desonesto eu responder TAMBÉM EM COMENTÁRIOS aos autores desses artigos copiados. Provavelmente, eles nem tomariam conhecimento. E eu nunca ataco ninguém pelas costas.

Ou seja, se fosse o caso de eu polemizar com tais autores, teria de fazê-lo por meio de artigos e dando ciência a eles.

Então, considero mais apropriado para um blogue que a troca de idéias se dê entre OS VERDADEIROS INTERLOCUTORES.

Se algum desses autores citados quiser discutir comigo, como o Olavo de Carvalho tentou, as portas estão sempre abertas.

Related Posts with Thumbnails