domingo, 28 de agosto de 2011

LIGEIRAS DOMINGUEIRAS

Só faltou dizer que o ogro come criancinhas
A pestilenta Veja está nas bancas, com mais uma matéria de capa grotesca -- desta vez, sobre a influência que Zé Dirceu exerce nos bastidores do Governo Dilma.

Foi o motivo do crime cometido pelo repórter da revista, ao tentar invadir a suíte do ex-deputado no hotel Nahoum -- tendo nele se hospedado exatamente para fins de arapongagem.

Pior: revelou-se um araponga trapalhão, que foi desmascarado e acabou tendo de escafeder-se com as calças na mão, dando calote na conta.

A direita golpista precisa desesperadamente fabricar espantalhos. Olavo de Carvalho inventou um, o Fôro de São Paulo, que não sobreviveu à minha argumentação sensata.

Picotei esse tigre de papel, antes mesmo de saltar aos olhos que o real líder da América do Sul atendia pelo nome de Luiz Inácio Lula da Silva e, para o bem ou para o mal, só queria garantir umas migalhinhas a mais para o povão sob o capitalismo.

Jânio tropeçou nas próprias pernas
A renúncia de Jânio Quadros voltou à baila no 40º aniversário, mas depoimentos e análises nada trouxeram de verdadeiramente novo.

Demagogo de voo curto, não conseguiu imprimir um rumo ao seu governo. Aí, quis livrar-se da tutela de um Congresso Nacional majoritariamente adverso, dando um golpe de mestre.

Pretendia voltar com poderes ampliados, nos braços do povo e tendo o apoio da elite, que o acabaria engolindo como mal menor, face à alternativa (uma presidência do esquerdista João Goulart). O ardil fracassou pateticamente, deixando JQ com cara de bobo.

Atribuir a renúncia a  forças ocultas  foi outro tiro n'água: o cidadão comum, que não elege presidentes para vê-los jogar seu voto no lixo, preferiu a piada pronta de que a expressão não passava de um eufemismo para cachaça.

O   homem da vassoura  não renunciou por causa de um mau porre. Mas, se o tivesse feito, o resultado seria exatamente o mesmo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails