quarta-feira, 25 de maio de 2011

CEF DEDA O GRANDE CULPADO DO CASO FRANCENILDO: PALOCCI

Condenada pela Justiça a indenizar em R$ 500 mil o ex-caseiro Francenildo dos Santos Costa por haver entregue seus dados sigilosos a quem pretendia lhes dar uso difamatório, a Caixa Econômica Federal está reconhecendo, na apelação, o óbvio ululante: o mandante e principal culpado foi o Antonio Palocci.

Eis como a CEF se referiu, na apelação, ao vazamento dos dados que tinha o dever de proteger:
"O domínio do fato pertencia ao ex-ministro da Fazenda, apontado como mentor intelectual e arquiteto do plano, sobre o qual a Caixa não possui qualquer poder de mando. Ao contrário: é o ministro que possui poderes sobre a Caixa". [traduzindo: só entregou os dados porque o Palocci mandou. Mas, a Justiça saberá lembrar a funcionários capachos e advogados distraídos que ninguém é obrigado a cumprir ordem ilegal numa democracia. Quem age de forma tão servil e pusilâmine, o faz por sua conta e risco.]
Sem ter verdadeiramente como negar sua cumplicidade no primeiro crime, a CEF fica em posição mais confortável quanto ao segundo, pois dá para se acreditar que não soubesse qual seria a destinação dos dados: 
 "O ministério poderia, e deveria, ter recebido as informações e apenas ter levado a cabo as investigações recomendáveis para o caso, não permitindo que seu assessor [o jornalista Marcelo Netto] procurasse a imprensa... nem mesmo a Polícia Federal tem dúvida de que o assessor do Ministério da Fazenda foi o responsável pela entrega das informações bancárias do autor à imprensa, com consequente divulgação, a partir de quando houve a quebra do sigilo". [traduzindo: no empurra-empurra para ver quem fica com o mico, a Caixa se defende alegando desconhecer que os dados seriam utilizados para desacreditar publicamente o caseiro. Pode ser. Mas, repito, a quebra do sigilo se deu no exato momento em que Palocci leu os extratos de movimentação bancária, não quando eles foram trombeteados na mídia.]
Enfim, o que temos é a confirmação, preto no branco, de tudo que já saltava aos olhos e clamava aos céus.

Isto só vem confirmar que a absolvição de Palocci foi uma das decisões mais espafúrdias e vergonhosas do STF em todos os tempos.

5 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Amigos , me parece cada vez mais problemático a situação do Palocci: um velho e novo escândalo; cheio de obscuridade... Como sempre vocês permanecem colocando o debate com transparência.
Abraços com carinho; jorge Bichuetti
www.jorgebichuetti.blogspot.com

Marcelo Rodrigues disse...

Passou a ser obrigação da Caixa entrar com ação regressiva contra o Palocci para recuperar o valor da indenização paga (ou que será paga) ao Francenildo.

Anônimo disse...

Qual é mesmo a novidade neste café requentado pela Folha
Todos nós sabemos que Lula demitiu Palocci por este motivo
Kd a novidade

André

Anônimo disse...

Jorge, qual é mesmo o escândalo?
Pq Palocci ficou rico no sistema capitalista, por ter aumentado seu patrimonio 20 vezes, de forma legal e declarada a receita, onde é que está o "escândalo"
Escandalo é se aumentar um patrimonio 50.000 vezes em 42 dias, como ocorrreu com Verônica Serra, filha de Serra.
Ah, não se pode comparar,,,não pode?
Pq não pode, ah sim, os tucanos podem, o ex-ministro de FHC, de nome Arminio Fraga, comprou o Mac Donalds por mais de 1 bilhão de reais...
Cara, para de ser papagaio de jornal
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/05/empresa-da-filha-do-jose-serra-cresceu.html

André

celsolungaretti disse...

Bem, realmente já não é novidade nenhuma que Palocci, ex-trotskista, agora só almeje mesmo revolucionar permanentemente seu patrimônio.

Nem que ele se tenha tornado um capacho do grande empresariado. Isto ele já era como ministro da Fazenda.

Mas, até agora a Caixa Econômica Federal vinha acobertando quem lhe ordenou que cometesse um crime.

Agora, não há mais dúvida nenhuma, em termos legais, sobre quem foi o mandante e quem foi pau mandado.

Então, apesar da decisão aberrante do STF, deveria haver uma forma de reabrir-se o caso e punir Palocci por estuprar os direitos do Francenildo.

Já que não se pode puni-lo, pelo menos enquanto durar o pesadelo capitalista, por haver proporcionando lucros estratosféricos aos bancos e ao grande capital em geral.

O certo é que revolucionário que vira servo do capital para mim é pior do que lixo.

Related Posts with Thumbnails