quarta-feira, 22 de setembro de 2010

REINALDO AZEVEDO LANÇA A VERSÃO RECICLADA DO "CANSEI!"

Humildemente, admito meu erro: não será no ano que vem que a direitalha vai começar a preparar uma virada de mesa, em razão da nova e acachapante derrota eleitoral.

Foi assim que eles agiram quando o presidente Lula conquistou seu segundo mandato.

Um semestre depois, tentaram reeditar a Marcha da Família, Com Deus, Pela Liberdade.

Só que o tal do Cansei! (foto) foi simplesmente ridículo, reunindo míseras 4 mil testemunhas no espaço imenso da Praça da Sé.

Mecanicamente, acreditei que a história se repetiria. E afirmei, no artigo As ameaças existem e ignorá-las poderá ser trágico (o qual,  timing  à parte, continua sendo uma boa  crônica da quartelada anunciada, a ser levada em conta pelos que têm a obrigação de adotar contramedidas):
"Podemos dar como favas contadas que haverá cidadãos querendo derrubar o governo no início de 2011".
Eu não espeava que, duas semanas antes do pleito, a direita golpista já tivesse desistido da cartada eleitoral e passado à etapa seguinte.

Então, um de seus mais notórios porta-vozes, Reinaldo Azevedo, está lançando a nova versão do Cansei!, provavelmente porque o João Dória ainda não se recuperou do último fiasco. Deve continuar cansadinho.

Na exortação carnavalesca que RA inseriu nesta 4ª feira em seu blogue da Veja (A democracia e o estado de direito pedem passagem...), ele deixou bem evidenciada, em caixa alta, a genealogia do novo movimento, que utiliza um manifesto de notáveis como abre-alas:

"NÃO ESTAMOS CANSADOS (sic)! AO CONTRÁRIO! ESTAMOS CHEIOS DE ENERGIA PARA DEFENDER A DEMOCRACIA, O ESTADO DE DIREITO E A LIBERDADE DE IMPRENSA".

Ou seja, a Marcha da Família foi um dos estopins de uma tragédia; o Cansei! de 2007, uma tentativa farsesca de a bisar; e o Cansei! de 2010 não passaria da farsa que reedita a farsa... como desfile carnavalesco?

Pateticamente, RA acusa "o PT e sindicalistas" de "flerte com a barbárie ditatorial", como se, afora a alegada (e, bem vistas as coisas, inofensiva) "truculência retórica", partisse deles a maior ameaça à democracia e ao estado de direito.

Não, a esquerda brasileira pode ser dada às bravatas da boca pra fora, mas as mordidas provêm sempre da direita, com seu know-how golpista aprimorado ao longo dos tempos: 1954, 1961, 1964...

Infelizmente, alguns homens dignos se deixaram iludir por esse alarmismo insuflado dia e noite pela mídia tendenciosa. Não serei eu a desmerecer suas magníficas trajetórias.

Apenas lamento que hoje estejam servindo de inocentes úteis para as vis tramóias dos inúteis.

5 comentários:

The Light Son of Janus disse...

Celso,

Manifestos contra o governo do PT são escritos aos montes por movimentos políticos de esquerda. Não fazem tanto alarde quanto promete este. Por quê? Por causa do interesse e desespero pelas eleições.

A direita unida em campanha pró-Serra vem se esquecendo do debate político. Todas as suas atenções estão voltadas aos escândalos que (dizem) vêm do Palácio do Planalto. Qualquer sombra de denúncia é argumento. Eximem-se, com isso, de responder a seguinte questão: A quem interessa sua ideologia, suas ações, seu discurso?

Estamos em uma situação delicada. Por um lado, como militantes da esquerda, devemos nos manifestar contra os interesses gananciosos do capitalismo e contra qualquer grupo que possa atentar contra os direitos civis. Por outro, há momentos em que nossos argumentos podem servir de combustível à direita, pondo nossa luta a perder.

Acho que devemos aprender a avaliar o momento político quando tomamos as decisões. Esse manifesto me parece ser um tiro no pé.

Abração,
Ivan

AF Sturt Silva disse...

Eu nem sei por que vcs dão atenção para o que está turma fala!

celsolungaretti disse...

Meu caro Ivan,

parece-me que o pretexto para essa acumulação de forças golpista não vem sendo dado pela minoria que defende a adoção de posições verdadeiramente de esquerda por parte do governo do PT.

Na verdade, somos poucos a sustentar tal posição. E nem de longe estamos identificados com o governo de forma que a direita possa sustentar, com alguma verossimilhança, que somos nós os ideólogos da Dilma.

Abs.

yacov disse...

Eu cansei do "Burraldo, digo reinaldo" azevedo... QUe mala!!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo - O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Francisco Carvalho disse...

Antes fossemos os ideólogos da Dilma. Mas acho que o crápula do Michel Temer consegue segurar toda essa turma da direita aí... Acho até que foi pra isso que ele foi indicado.

Related Posts with Thumbnails