quarta-feira, 23 de junho de 2010

UM ARTIGO EXEMPLAR: "SUBDUNGUISMO NA REDE"

Sempre que um colega consegue esgotar um assunto do interesse de meu universo de leitores com seu texto inspirado, faço questão de reproduzi-lo aqui. É o caso de "Subdunguismo na Rede", do colunista Fernando de Barros e Silva, que veio inteiramente ao encontro da avaliação que fiz da baixaria do técnico Dunga na coletiva da Fifa: ele tinha todo direito de confrontar a Globo, com meus aplausos; mas nenhum de hostilizar um profissional que só estava executando o seu trabalho e merece minha irrestrita solidariedade. Eis a íntegra:
"Entre a velha promiscuidade da CBF com a Globo e a truculência de Dunga no trato com os jornalistas, a escolha é muito simples: criticar as duas.

"O monopólio do acesso à seleção, derivado da audiência e obtido durante várias Copas pela Globo, fez fermentar uma cultura bocó e nociva, na qual as fronteiras entre jornalismo verde-amarelo e negócios nem sempre foram claras. Isso, é bom destacar, a despeito da seriedade e da qualidade de muitos profissionais que atuam na emissora.

"Até mesmo num assunto tão sério como o futebol, a sociedade ganha quando há pluralismo, opções de escolha, debate, divergências - enfim, imprensa independente.

"Quando se volta contra profissionais da Globo, Dunga não está preocupado com o direito à informação desimpedida. Isso não existe no seu horizonte. Ele não aceita, não tolera e não perdoa a crítica. E exibe isso com um grau de franqueza que deve incomodar o espírito de compadrio & cia. que rege a CBF.

"Dunga é uma figura tosca e autoritária. Naquela instrutiva entrevista que concedeu ao convocar a seleção, disse que não poderia avaliar se a ditadura brasileira foi boa ou ruim: 'Só quem viveu é que pode nos dar a resposta'. Não satisfeito, foi mais longe: 'É a mesma coisa sobre a época da escravidão. Eu não vivi, como é que vou dizer - ah, era ruim, era bom, não sei'.

"Depois da história, a moral e cívica; depois da teoria, a aula prática: na sua recente coletiva, o 'professor' primeiro interpelou de forma intimidatória o repórter da SporTV que havia balançado negativamente a cabeça - 'algum problema?'. A seguir, o insultou com palavrões em voz baixa, repetidas vezes.

"Foi o que bastou para que o assunto invadisse a seara política. Na blogosfera, militantes do PT e da candidatura Dilma Rousseff transformaram o técnico em herói da resistência antiglobal.

"Espalhou-se na rede um subdunguismo eleitoral. Soa como um sintoma - como dizer? - de fascismo democrático".

9 comentários:

wilson cunha junior disse...

Bobagem. A rejeição e o combate a globo por parte de uma parcela pequena, mas barulhenta, da população vem de longe. O caso Dunga é só mais um. A globo tem o autoritarismo no seu DNA e sempre tentou destruiu quem ousou enfrentá-la. Tentar atribuir esse movimento unicamente a militantes do PT é falácia, muita gente se junta contra a globo e o PT ao mesmo tempo. Mas a folha tem que dizer que é coisa de petista, e da Dilma, e que eles são fascistas. E é lamentável que ela encontre apoio nisso.

Sobre o Dunga espinafrar jornalistas da globo é bom lembrar que há tempos a emissora tenta enquadrá-lo. Leiam esse artigo de 2008 escrito por um global. O tom intimidador da emissora é que é fascista:

http://colunistas.ig.com.br/andrerizek/2008/06/23/um-jeito-dunga-de-ver-a-vida/

Nélio Schneider disse...

"Fascismo democrático"??? Dá para levar a sério? Interessante como são mesquinhos e baixos os argumentos daqueles que a si mesmos se julgam não toscos. Democrático é quem pensa como eu; quem não pensa como eu é "fascista". Esse é o princípio do fascismo. Muito mais ofensivo e reles do que chamar um repórter de "cagão" etc. num momento de tensão é usar um meio público privilegiado para xingar alguém (polida e educadamente!) de "fascista (democrático?)". Perderam-se aí todos os critérios.

celsolungaretti disse...

Fascismo democrático é pouco para designar uma esquerda que se toma de amores por um sujeito tão autoritário e atrabiliário como o Dunga, só porque faz pirraças contra a Globo.

Quem confrontou e incomodou de verdade a Globo foi o Brizola. Enfiou sua eleição pela goela do Roberto Marinho adentro.

Quem disse não saber se foram boas ou ruins a ditadura militar e a escravidão não merece respeito de nenhum verdadeiro esquerdista.

Nélio Schneider disse...

Um verdadeiro democrata, seja de esquerda seja de direita, sabe a diferença entre fascismo e democracia, entre liberdade de imprensa e liberdade de expressão, e não confunde alhos com bugalhos. Sempre achei uma certa clareza terminológica útil para fomentar a civilidade e a boa discussão. Mas "fascismo democrático"? Barbaridade! Não tem como conciliar, nem na esquerda, nem no meio, nem na direita. É como "ditabranda". É tentar dizer que isto e o seu contrário são a mesma coisa. Acho que, forçando os neurônios, é possível ser um pouco mais diferenciado. Se não der para ser, então termos "toscos" como "cagão" etc. até são mais adequados para dizer o que se quer.

wilson cunha junior disse...

O que o Dunga pensa sobre política não é o caso em questão. Acho que ele deve votar sempre na direita. O uso que globo, folha e afins estão fazendo dessa bobagem é que é. Não existe fascismo democrático Celso. O fascismo é uma coisa única. A folha mais uma vez está fazendo uso político de um entrevero bobo. Se você concordar com essa expressão da folha não pode reclamar quando ela diz que a nossa ditadura foi um amor.

Mas como você preza a reprodução do que te convém, mesmo sendo um chiste político, e mencionou o Brizola, peço que leia o que seu sobrinho escreveu sobre esse artigo. Só pra ver outra opinião.

http://www.tijolaco.com/?p=18985

Alexander José de Freitas disse...

Celso, analise os fatos com mais um pouco de acuidade, futebol é um pouco diferente de política, apesar de existir muita política nele, como pode um "jornalista" na hora da entrevista coletiva ao vivo, ligar para outro jornalista citando a tal proibição à jogadores do Brasil em dar entrevista exclusiva para Rede Globo, ora, ele fizesse a pergunta que o intrigava diretamente para o técnico Dunga, jogar indireta através de telefone é o cúmulo da incompetência jornalística, é o chamado "Furo na Reportagem"! Foi o que vimos e ouvimos ao vivo! Quanto ao Dunga, ele está sendo "coerente", como ele mesmo diz. E até para ser "burro" e acreditar na própria "burrice" tem que ser coerente! O fato é que o povo tomou as dores do Dunga, o ator e a peça até poderiam ser outros, tudo isso aconteceu porque a população não aguenta mais a a Rede Globo, o estopim até que enfim aconteceu! Aqueles que diziam que o futebol é o ópio do brasileiro por esta vez errou! A briga propriamente não é do Dunga contra a Globo, mas sim do Povo contra a Globo, o "Padrão Globo de Qualidade" não agrada mais ninguém, ou quase mais ninguém! A palavra de ordem que está prevalecendo é: Quem é contra a globo é a Favor do Povo! Pode ser simplista, mas, por momento estas são as armas! Dunga percebeu isso e agora está se aproveitando! O resultado só vamos saber depois dos resultados da seleção brasileira, imprevisível, como a seleção do Dunga! Juca Kfuri não é exemplo de jornalista honrado, ele é o próprio "antijornalismo", ou uma velha "ratazana de bueiro", "um torcida"!

celsolungaretti disse...

Nelio e Wilson, concordo. O "democrático" realmente não cabe, foi uma bondade do colunista. A postura de quem defende autoritários e atrabiliários é "fascista", sem adjetivo.

E quem é libertário, como eu, coloca a luta contra toda forma de autoritarismo acima de tudo. Não sou uma bússola invertida da Globo ou de quem quer seja. Tenho meus próprios valores, que independem de quem esteja a favor ou contra qualquer coisa.

E os sigo em qualquer circunstância, contra qualquer consenso e qualquer tribo. Jamais faço média com o erro alheio, pouco me importando se quem erra seja um, cem, mil ou milhão.

Wilson, discernimento político não é necessariamente transmissível a familiares. Esta aí a Neusinha Brizola, que não me deixa mentir.

Alexander, você não viu o vídeo? O cara estava lá longe e o Dunga é que o provocou.

O povo agora está com Dunga. Na derrota, será capaz até de o linchar. Eu prefiro sempre avisar as pessoas que a casa vai cair, embora elas não gostem. Pelo menos, fico com a consciência tranquila depois.

Outra coisa: não estabeleço diferenciação nenhuma entre a Rede Globo e o restante da mídia. Meu verdadeiro e único inimigo se chama CAPITALISMO. Não luto contra as cabeças da hidra, luto contra a própria hidra.

Mesmo porque sei que não há nem nunca haverá vitória definitiva contra os tentáculos do capitalismo (caso da Globo) se não acabarmos com o próprio capitalismo. É simples assim.

E o que o Dunga pensa sobre política tem tudo a ver, porque ele é um autoritário na política e um autoritário no futebol. Assim como sou libertário na política e libertário no futebol.

Pelo menos nisso coincidimos: os dois somos inteiramente coerentes. Vocês é que não estão sendo, com essa tola suposição de que sejam universos estanques.

Por que não lêem as frases e pensamentos célebres que coloquei num post logo abaixo? O parágrafo do Brecht, principalmente, tem tudo a ver.

Alexander José de Freitas disse...

LUNGARETTI, É VOCÊ QUE NÃO VIU E OUVIU O VÍDEO, SE TIVESSE VISTO, VERIA E OUVIRIA QUE O MOTIVO DA IRRITAÇÃO DO TÉCNICO DUNGA FOI QUE O REPÓRTER ALEX ESCOBAR FALAVA AO TELEFONE COM TADEU SCHMIDT SOBRE A PROIBIÇÃO FEITA PELO TÉCNICO AOS JOGADORES DA SELEÇÃO EM DAR ENTREVISTA EXCLUSIVA PARA REDE GLOBO! O REPÓRTER ALEX ESCOBAR É QUE PROVOCOU TODA AQUELA CONFUSÃO, PORQUE DUNGA ACABOU ENTENDENDO COMO PROVOCAÇÃO! O MOMENTO QUE O JORNALISTA VIRA NOTÍCIA É O FIM DE CARREIRA PARA O PROFISSIONAL, QUE ALIÁS JÁ ESTÁ NO CAMINHO PARA O FIM DE CARREIRA QUANDO É DESIGANADO PARA COBRIR FUTEBOL E POLÍTICA! NÃO SEI SE ME INCLUIU NO ROOL DOS ASSIM CHAMADOS POR VOCÊ DE "INCOERENTES", SE FATO, ISSO MOSTRA COMO VOCÊ É "COERENTE"! QUANTO AO BRECHT, "DEBAIXO DO CASACO DE ALGODÃO EXISTIA UMA CAMISA DE SEDA"!

celsolungaretti disse...

Alexander, qualquer cidadão de esquerda que defenda autoritários e atrabiliários para mim é incoerente.

Falei genericamente, é você quem sabe se a carapuça lhe cabe ou não. De qualquer forma, eu pensava mesmo é em certos comunicadores (aqueles que deixaram o Fernando Rodrigues indignado).

De resto, eu assisti ao vídeo e mantenho minha posição: só quem já está perturbado reage daquela maneira ao que NÃO era uma provocação, pelo menos intencional.

Não entendi o que você quis dizer sobre o Brecht. Você faria o favor de me explicar? [Se eu fosse o Dunga, te desafiaria direto: 'algum problema comigo?'. Ainda bem que não sou...]

Abs.

Related Posts with Thumbnails