sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SOBRE SEXO E POLÍTICA

César Benjamin merece respeito por sua militância na resistência à ditadura de 1964/85.

Não estou suficientemente informado sobre a trajetória posterior, sua atuação no PT e no PSOL, parecendo-me, à distância, um quadro político capaz de abrir mão de situações vantajosas em nome de suas convicções, o que é raro.

No entanto, derrapou melancolicamente ao escrever o que deveria ser uma análise do filme Lula, o filho do Brasil para a Folha de S. Paulo (Os Filhos do Brasil).

Acusa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de lhe haver revelado que tentou currar um preso jovem, durante o mês que passou preso no Dops em 1980.

Primeiramente, Benjamin já deveria saber que algo tão grave não pode ser trombeteado com respaldo tão frágil.

Não procurou a suposta vítima, nem sequer trouxe o endosso dos três brasileiros que, segundo ele, teriam escutado a conversa (afora um estadunidense que não entendia nosso idioma). Ficou na base do "ele disse, eu ouvi".

Sendo, como é, adversário político do Lula, estava obrigado a apresentar testemunhos para coonestar seu relato. Unicamente com os elementos contidos no texto, qualquer tribunal o condenaria como caluniador.

Também não vi pertinência. Por que exumar algo tão longínquo, se não presenciou o episódio, não conta com o aval da (repito) suposta vítima, nem tem certeza de que realmente ocorreu e de que se passou dessa maneira?

Sempre fui avesso à promiscuidade com o poder. Procuro manter, em relação aos poderosos, o que outrora chamávamos de distanciamento crítico.

No entanto, Lula não é nenhum Berlusconi. Pode ser criticado como qualquer ator político, mas sem golpes baixos.

O fato é que essa afirmação sem comprovação será difundida exaustivamente na internet e na imprensa, produzindo um estrago na imagem de Lula que poderá ser injusto.

Ou seja, mesmo que nada se prove e ninguém corrobore, ainda assim muitos cidadãos concluirão que a verdade estará sendo acobertada.

Quem já sofreu tantas acusações levianas da extrema-direita, como Benjamin, deveria ser o primeiro a não incidir na mesma prática.

POLANSKI FORA DAS GRADES

A Justiça suíça concedeu ao cineasta franco-polonês Roman Polanski o direito de aguardar em prisão domiciliar os trâmites do processo de extradição que os Estados Unidos lhe movem por um episódio obscuro de 32 anos atrás.

Polanski foi acusado de, numa festa de notáveis de Hollywood, haver mantido relações sexuais com uma modelo de 13 anos.

O termo estupro andou sendo utilizado levianamente pela imprensa brasileira, já que, em nosso País, subentende coação. Os estadunidenses, com seu moralismo de jecas, o aplicam até a sexo consentido, desde que praticado por adulto com menor. Faltou explicar esta diferença

Polanski admitiu ter transado com a modelo, mas afirmou que a relação foi consentida e que ela não era virgem.

Em meus artigos, concedi o benefício da dúvida a Polanski, por vários motivos:
  • o caso pareceu-me semelhante à arapuca que uma vigarista armou para extorquir dinheiro de Mike Tyson, inacreditavelmente apoiada pela Justiça dos EUA;
  • Polanski estava na mira dos segmentos mais conservadores e fanatizados da sociedade estadunidense desde 1968, quando dirigiu O Bebê de Rosemary, então pode ter havido parcialidade na condução do seu caso;
  • a suposta vítima acabou retirando, quando adulta, a queixa que seus país apresentaram contra Polanski;
  • como jornalista, conheço muito bem a compulsão por holofotes de alguns burocratas que exercem atividades tediosas e medíocres, então tenho absoluta certeza de que, fosse Polanski um cidadão comum, não estaria sendo perseguido de forma tão encarniçada tanto tempo depois; e
  • sempre considerei a prescrição de crimes um componente fundamental da civilização, então avalio como uma desumanidade os dois meses de detenção a que foi submetido Polanski, aos 76 anos de idade, quando sua periculosidade para a sociedade é nenhuma e sua contribuição, das mais relevantes.
O relaxamento da prisão de Polanski foi um passo na direção certa. Parabéns ao presidente francês Nicolas Sarkozy, por suas gestões providenciais!

Como fez no caso de Marina Petrella, ultimamente Sarkozy vem colocando os sentimentos humanitários à frente das razões de estado, o que contribui para tornar o ar de nosso planeta mais respirável. Houvesse só Berlusconis e o fedor seria insuportável.

HERDEIROS DA KU KLUX KLAN

Um bom companheiro de Orkut me advertiu, indignado, de que há um tópico homofóbico impunemente no ar: Pastores gays casam no Rio de Janeiro.

A comunidade se chama Sou de Direita, e daí?.

Isto comprova, mais uma vez, que a atuação do Ministério Público Federal no combate aos crimes virtuais deixa muito a desejar.

Praticamente se restringe ao estelionato e pedofilia, nada fazendo, p. ex., para defender a imagem dos resistentes que lutamos bravamente contra a ditadura militar e hoje somos, dia após dia, alvos de injúrias, difamações e calúnias nos sites e redes de e-mails fascistas.

De resto, a baixaria da comunidade direitista comprova que os reacionários brasileiros estão aí para limitar liberdades, disseminando o ódio e a irracionalidade. São herdeiros da Ku Klux Klan.

6 comentários:

Anônimo disse...

Fez-se a profecia, que eu dizia e digo, e muitos companheiros valorozos afirmavam que não era tanto assim, que eu estava exagerando. É o seguinte: A pior fúria é dos ressentidos, principalmente, a desta extrema- esquerda do PSOL, Ex-PT, Ex Psol, e assemelhados. Venho acompanhando este senhor Benjamim e seu irmão Cid Benjamim, desde 2005, episódio do escândalo do mensalão, e digo sem vacilar: São dois caluniadores, ressentidos, rancorosos, que adoram aparecer na grande mídia para baixar o nível. Lembro que vi em 2005 este Cézar Benjamim na canal livre da Band falando do Lula e do PT, e vi ali, na crítica daquele homem, um ódio a Lula e ao PT, que confesso Celso, poucas vezes vi, no pior xenófabo de direita. Quando li hoje o texto deste cara, juro para ti, tive vontade de vomitar, é muito nojento. A que ponto um ex- quadro da resistência aos golpistas de 1964, que muito cedo, este senhor começou a mlitar na Dissidência da Guanabara, posterior MR-8, com apenas 15 anos de idade, pode chegar. O Cézar Benjamim a horas, a exatamente 4 anos, já ultrapassou a crítica política, e se foi para a vilania, para a calúnia, para agressão gratuita, que tanto a direita gosta, que diga a Folha de São Paulo, que junto com a grande mídia, vai começar a repercutir isto, só para queimar Lula e PT. O Blog dos extremistas da Veja, do Globo e assemalhados, já estão repercutindo. Celso, este cara se queimou de vez, vai ter espaço para gritar os seus "conceitos" anti- PT, somente nesta grande mídia, tipo o Gabeira, porque de escroques como estes, a militância de esquerda quer distância. Desculpe a minha indignação, ocorre que tenho 30 anos, e a minha forma de fazer política é oposta a que este senhor vem praticando a tempos. Abraço.

Dea Conti disse...

Lamentável a publicação da Folha, Celso. Mais uma vez, alguém, supostamente da Esquerda, desfere um golpe na Esquerda. "Seu" César Benjamin, a despeito de sua folha corrida, não merece qualquer respeito da minha parte. Usa, aliás, de sua folha corrida para se legitimar, todavia, perdoe-me os termos, age escrotamente.

um abraço

wilson cunha junior disse...

Otávio Frias Filho é o meliante mais perigoso a solta no país.

Anônimo disse...

como sempre a esquerda deste pais desunida...quando que alguem da DIREITA FARIA UM COMENTARIO DESTES PARA UM DESAFETO POLITICO DE DIREITA TAMBEM?a Esquerda matou seus militantes durante a ditadura em conluio com os milicos

Anônimo disse...

Cesar Benjamin é que devia se dar ao respeito.
Conseguiu mais um ótimo feito: desmoralizou a si mesmo e à oposição de esquerda a Lula.
De braços dados com Reinaldo Azevedo, Gabeira e outros ex-militantes de esquerda. Mas que coisa!
Palmas para ele!

Malú

João disse...

Já que se trata da mais abjeta vilania, aconselho ao Frias Júnior que a partir desta infâmia tome certos cuidados : exija dos seus áulicos a aprovaçao no "Teste da Farinha " E só .

Related Posts with Thumbnails