quinta-feira, 6 de setembro de 2018

POR QUE O BOLSONARO VOLTOU AO ESTILO BAD BOY? PORQUE SABE QUE O MÁXIMO QUE PODE ALMEJAR É ATINGIR O 2º TURNO!

Mantendo a postura deste blog, de dar a seus leitores o máximo de informações possíveis sobre o que rola nos bastidores da campanha presidencial (ou seja, fugindo à mesmice dos que se atêm ao tiroteio entre candidatos e partidos, não se indagando sobre as intenções de cada um ao adotar tal ou qual postura), reproduzo abaixo o interessantíssimo quadro que a editora do Painel político da Folha de S. Paulo, Daniela Lima, nos oferece sobre o momento atual da campanha.

Tomando a liberdade de acrescentar que, se Bolsonaro estiver mesmo reassumindo a postura de ferrabrás destrambelhado para se consolidar como participante do 2º turno, isto expressa, ao mesmo tempo, a desistência de lutar pela vitória final. 

Pois os mesmos excessos de estridência fascistoide que eventualmente lhe permitiriam manter a faixa de 20% a 22% das preferências seriam o motivo determinante de não conseguir depois ampliá-la, tornando inevitável uma acachapante derrota no 2º turno.

De minha parte, continuo sustentando que vai derreter ao longo de setembro e chegará ao 7 de outubro com algo entre 15% e 20%. (Celso Lungaretti)
Afinal, o que ele tem contra meninos que brincam com bonecas?!
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"Especialistas em marketing político que acompanham a eleição presidencial à distância veem motivo, razão e circunstância para a mudança de tom que Jair Bolsonaro empregou ao seu discurso nos últimos dias.

No Acre, o deputado federal falou em fuzilar a petralhada; no Distrito Federal, chutou um pixuleco; ao comentar o incêndio no Museu Nacional, fugiu do figurino emocional que os outros candidatos vestiram: Já pegou fogo. Quer que eu faça o quê?.

Bolsonaro resolveu testar os limites da fidelidade de seu eleitorado e parece ter concluído que o discurso radical, sem papas na língua, feito com o fígado, encontra ainda mais guarida entre os que, irritados com a política, enxergam nele alternativa a tudo isso que está aí

Publicitários que atuam na campanha eleitoral começam a desconfiar que o presidenciável do PSL cristalizou o voto de uma fatia significativa do eleitorado e decidiu falar apenas com esse grupo, para garantir seu ingresso no 2º turno.

É o que acha, por exemplo, a equipe que faz a campanha de Ciro Gomes. Os conselheiros do pedetista acreditam que, hoje, apenas uma vaga está em jogo na segunda etapa da disputa —e que a bola está no campo da centro-esquerda.

O único adversário que tem arsenal e interesse em fazer frente a Bolsonaro neste momento ainda tenta achar a embocadura de um ataque efetivo.

Geraldo Alckmin, que diferentemente dos outros candidatos considerados competitivos, tem tempo de televisão suficiente para se apresentar e também atacar o capitão reformado do Exército, ainda não sabe se conseguiu dar um tiro que cause avarias significativas na armadura de Bolsonaro.

Nesses seis dias de horário eleitoral, o tucano tem investido num segmento que já é refratário ao candidato do PSL: as mulheres. Estreou a campanha na TV e no rádio com comerciais fortes. Um deles mostra o deputado xingando e empurrando uma adversária política.

O outro aponta o dedo à retórica armamentista de Bolsonaro ao filmar, em câmera lenta, uma bala prestes a acertar a cabeça de uma criança.

Quem trabalha com marketing eleitoral elogia a plasticidade e a edição dos dois comerciais. Mas os tempos são tão estranhos que, ainda assim, apontam fragilidades. Ao avaliar as peças, três publicitários disseram que o fato de a campanha tucana ter colocado uma criança negra no quadro final do filme sobre armas pode ter diminuído o impacto da peça entre bolsonaristas. 

Outro porém: Maria do Rosário, a deputada que foi xingada de vagabunda por Bolsonaro, é uma das principais antagonistas que ele tem no cenário político. A cena, portanto, poderia não chocar a militância dele, que passou os últimos anos ouvindo-o despejar as mais diversas aleivosias à petista.

As peças da publicidade tucana, portanto, seriam eficazes para afastar de vez quem já não votaria em Bolsonaro, mas podem não surtir tanto efeito entre os que abraçaram a retórica dele.

Aliados de Alckmin vão esperar para ver o resultado nas pesquisas. Acham que com menos de dez dias de publicidade na TV não é possível medir a resiliência de Bolsonaro. Avisam que o arsenal apenas começou a circular e que há chumbo mais grosso a ser disparado.

Conhecido pelo comedimento, pelas declarações insossas, frias e calculadas, Alckmin também subiu o tom. Nesta 4ª feira (5), declarou: Não há ninguém tão despreparado quanto o Bolsonaro. Acho que o Brasil retrocederia, iríamos para um caos. Farei o possível para evitar que isso aconteça. Tenho responsabilidade para com meu país. É guerra".

2 comentários:

Cleyton disse...

Por acaso encontrei essa página e li esse pífio conteúdo kkkkkkkkkkk
Bolsonaro agora é o presidente, BABACAS....

celsolungaretti disse...

Jamais seria sem sem todas as ilegalidades cometidas e consentidas, como a farsa do atentado, a fuga dos debates, a enxurrada de fake news, o abuso de poder econômico, etc.

O pior estelionato eleitoral da História brasileira resultou na eleição do pior presidente de todos os tempos, como já se evidenciou claramente nos dois primeiros meses de desgoverno.

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