sábado, 9 de junho de 2018

LULA MANDA O PT POUPAR CIRO GOMES. FAZ SENTIDO: JÁ O ESCOLHEU PARA SER SEU SUBSTITUTO EM OUTUBRO.

Neste sábado (9) a Folha de S. Paulo noticia que, em conversas com auxiliares, Lula "autorizou que seja costurado um pacto de não-agressão com o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, com vistas ao 2º turno".

E mais: "Segundo petistas, a orientação é que o pedetista seja tratado como alguém do mesmo campo político. Emissários do ex-presidente vão procurar Ciro já na semana que vem".

Numa coisa concordo com Ciro Gomes, que acusou Lula de "insultar a inteligência do povo brasileiro" (daquela vez, era por "insistir em sua narrativa de perseguição política"). É igualmente insultuosa a suposição de Lula de que consiga enganar todo mundo e de que a verdade por trás dos seus despistes não transpareça para os menos ingênuos

Para quem não se deixa iludir, a nova orientação equivale a um noivado. Quando Lula for obrigado a reconhecer que sua candidatura presidencial em 2018 virou cinzas há muito tempo, o casamento se consumará.

Ponto para o Demétrio Magnoli. Há duas semanas ele decifrou o enigma da esfinge de Curitiba:
"O nome do candidato de Lula é Ciro. A duplicidade não passa de uma operação tática... 
 ...Lula nunca se moveu por convicções políticas ou ideológicas: seu norte obsessivo, hoje como ontem, é conservar o poder pessoal. Nas amargas circunstâncias atuais, o poder de Lula circunscreve-se ao PT –e sofreria rápida erosão caso o partido tivesse candidato presidencial próprio. 
Daí a insistência de Lula na fantasia de sua candidatura, que funciona como um ferrolho, impedindo o surgimento de alternativas dentro do PT. O ex-presidente anunciará sua desistência apenas na hora derradeira, quando só restar aberta a trilha de adesão a Ciro. Mas, claro, Jaques Wagner, um dos seus mais fiéis escudeiros, negocia desde já o pacto de aliança".
Por último, creio que seja um bom momento para recordar o post que escrevi no final de março de 2017, sobre uma das muitas declarações ridículas de que Ciro Gomes já se utilizou para aparecer no noticiário à base do falem mal, mas falem de mim

Ele e o Jair Bolsonaro são craques nisso. É mais um motivo pelo qual eu não votaria em nenhum deles, mesmo se acreditasse que as eleições presidenciais, sob a democracia burguesa, sejam de alguma valia para os explorados.

REI DO GATILHO OU REI DOS SUCRILHOS?
Ciro Gomes, que já foi governador do Ceará e ministro da Fazenda, está indeciso quanto ao seu futuro: não sabe se concorre à presidência do Brasil ou ao cognome de rei do gatilho, que está vago desde a morte do comentarista esportivo Mário Sérgio Pontes de Paiva, uma das vítimas do voo da Chapecoense.

Para os mais jovens, esclareço: em 1981, quando ainda era jogador de futebol e atuava pelo São Paulo, o ônibus da delegação tricolor foi apedrejado após a partida contra o São José e Mário Sérgio afugentou os torcedores adversários com disparos para o chão, o que lhe valeu tal alcunha.

Foi uma insensatez, pois poderia ter feito aumentar a indignação, com péssimas consequências: torcedor(es) baleado(s), jogador(es) ferido(s) pelas pedras, ônibus incendiado, etc. Mas, pelo menos, ele realmente deu os tiros e se responsabilizou por seu ato – embora, face à reprovação unânime que sua atitude recebeu, tenha depois espalhado a lorota de que as balas eram de festim...

Já Ciro Gomes assume total responsabilidade pelos tiros que não deu nos agentes Polícia Federal, salvo em sonhos ou nos seus devaneios após tomar algumas biritas. 

Em vídeo que circula nas redes sociais, aparece afirmando o seguinte sobre o episódio do Eduardo Guimarães:
"Hoje esse Moro resolveu prender um blogueiro. Ele que mande me prender. Eu recebo a turma dele na bala".
É óbvio que o Ciro Gomes não jogará sua carreira política no lixo nem vai arriscar a vida contra atiradores treinados apenas para cometer uma bravata.

Sua frase, portanto, é de uma infantilidade constrangedora, ainda mais por ter partido de um quase sexagenário [completaria 60 anos em novembro, ou seja, agora já completou].

Lamento, Ciro, mas você não merece ser o novo rei do gatilho. Uma criancice dessas só lhe dá direito ao apelido de rei dos sucrilhos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails