Seu pior momento, hoje... |
Recomendando enfaticamente a leitura da esclarecedora notícia na íntegra, passo de imediato ao que deverá ocorrer nas sessões do STF hoje e do TRF-4 na 2ª feira:
O destino do ex-presidente Lula depende de duas decisões judiciais: a do STF nesta 5ª feira (22) e a dos três desembargadores do TRF-4, em Porto Alegre. Os três desembargadores – Leandro Paulsen, Gebran Neto e Victor Laus – julgam na 2ª feira (26) um embargo de declaração apresentado pela defesa do ex-presidente, no qual questionam possíveis omissões ou pontos obscuros da decisão na qual o petista foi condenado em segunda instância, no dia 24 de janeiro.
Se Lula obtiver um habeas corpus no STF, qualquer decisão do TRF-4 sobre sua prisão fica em suspenso – e ele não irá para a cadeia imediatamente. Ainda assim, uma eventual vitória no STF não anula a condenação de Lula que, em tese, o torna inelegível pelo que dispõe a Lei da Ficha Limpa.
...e um dos melhores, a campanha das diretas-já (1984). |
Se perder no Supremo, tudo indica Lula deverá ser preso em no máximo 10 dias.
Se houver alguma divergência entre os três desembargadores do TRF-4 na 2ª feira, o juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, deverá esperar a publicação do acórdão do julgamento do recurso.
Este acórdão costuma ser publicado em até dez dias. Só então Moro poderá expedir o mandado de prisão contra o petista.
Este acórdão costuma ser publicado em até dez dias. Só então Moro poderá expedir o mandado de prisão contra o petista.
Mas se não ocorrer nenhuma divergência entre os desembargadores – cenário mais possível, já que no julgamento do caso, em janeiro, eles concordaram em tudo – Moro poderá emitir pedido de prisão contra Lula ainda na 2ª feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário