quinta-feira, 22 de março de 2018

SE O SUPREMO NÃO CONCEDER UM HABEAS CORPUS PARA LULA NESTA 5ª FEIRA, ELE DEVERÁ SER PRESO JÁ NA SEMANA QUE VEM.

Seu pior momento, hoje...
Reproduzo abaixo o trecho principal do excelente resumo jornalístico que a BBC Brasil fez de como se apresenta o quadro para Lula neste momento em que está prestes a ser decidido o seu futuro. 

Recomendando enfaticamente a leitura da esclarecedora notícia na íntegra, passo de imediato ao que deverá ocorrer nas sessões do STF hoje e do TRF-4 na 2ª feira:

O destino do ex-presidente Lula depende de duas decisões judiciais: a do STF nesta 5ª feira (22) e a dos três desembargadores do TRF-4, em Porto Alegre. Os três desembargadores – Leandro Paulsen, Gebran Neto e Victor Laus – julgam na 2ª feira (26) um embargo de declaração apresentado pela defesa do ex-presidente, no qual questionam possíveis omissões ou pontos obscuros da decisão na qual o petista foi condenado em segunda instância, no dia 24 de janeiro.

Se Lula obtiver um habeas corpus no STF, qualquer decisão do TRF-4 sobre sua prisão fica em suspenso – e ele não irá para a cadeia imediatamente. Ainda assim, uma eventual vitória no STF não anula a condenação de Lula que, em tese, o torna inelegível pelo que dispõe a Lei da Ficha Limpa.
...e um dos melhores, a campanha das diretas-já (1984).

Se perder no Supremo, tudo indica Lula deverá ser preso em no máximo 10 dias.

Se houver alguma divergência entre os três desembargadores do TRF-4 na 2ª feira, o juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, deverá esperar a publicação do acórdão do julgamento do recurso. 

Este acórdão costuma ser publicado em até dez dias. Só então Moro poderá expedir o mandado de prisão contra o petista.

Mas se não ocorrer nenhuma divergência entre os desembargadores – cenário mais possível, já que no julgamento do caso, em janeiro, eles concordaram em tudo – Moro poderá emitir pedido de prisão contra Lula ainda na 2ª feira. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails